segunda-feira, 18 de junho de 2012

DESEMBARGADOR MARANHENSE


As atenções políticas e jurídicas do país estarão voltadas, nesta terça-feira, para um desembargador maranhense, que integra o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (Brasília).
Trata-se de Cândido Ribeiro que pediu vista do processo em que era julgada a anulação das gravações telefônicas da Operação Monte Carlos e a soltura de Carlinhos Cachoeira.
 O julgamento foi interrompido com o voto favorável do relator do habeas corpus, Tourinho Neto, que acatou o pedido da defesa do contraventor, o advogado Márcio Thomaz Bastos.
CAINDO AOS PEDAÇOS
A empresa binacional criada em 2007 por Brasil e Ucrânia, para lançar satélites comerciais da base de Alcântara está caindo aos pedaços.
Desde dezembro, a empresa Alcântara Cyclone Space, responsável pelo projeto, não paga as empreiteiras que executam as obras do sítio de lançamento de foguetes.
O consórcio formado pelas construtoras Camargo Corrêa e Odebrecht já cortou pela metade o número de operários na obra e ameaça parar a construção se os pagamentos não forem colocados em dia.
GOVERNADOR E ROXY
  O Roxy voltou a funcionar não mais como cinema. Recuperado pela prefeitura de São Luís, virou teatro.
Teve seus dias de glória no século passado quando pertenceu ao saudoso empresário Moisés Tajra, que fazia questão de nele exibir filmes que marcaram época e produzidos pela indústria cinematográfica dos Estados, que, nessa arte, dominava o mercado mundial.
Reza a lenda que o ex-governador Matos Carvalho, na metade da década de 1950, quando se enfadava com a burocracia ou se chateava com os políticos, interrompia o expediente vespertino, deixava o Palácio dos Leões para assistir filmes no Roxy.
NAMORADOS E MOTEIS
Este ano, em São Luís, o Dia dos Namorados não foi igual aos passados.
A revelação vem dos donos de motéis que sentiram no próprio bolso o faturamento despencar.
Poucos foram os casais que procuraram comemorar o Dia dos Namorados nas casas dedicadas à prática do sexo.
Não por falta de libido, mas escassez de dinheiro

HOMENS DO TURISMO
Dias atrás, a presidente da República, Dilma Roussef, recebeu, em audiência, no Palácio do Planalto, a dupla maranhense que cuida do turismo nacional.
Gastão Vieira, ministro do Turismo, e Flávio Dino, presidente da Embratur, receberam de Dilma cumprimentos pela maneira como conduzem os assuntos do setor e elogiou ambos pelos avanços conquistados pelo Brasil no turismo internacional.
A presidente prometeu fazer companhia a Gastão e a Flávio na abertura das Olimpíadas de Londres.
A conversa no Planalto não terminou sem Dilma fazer comentários à participação dos dois na política do Maranhão, que pertencem a grupos diferentes, mas se comportam a altura dos cargos que ocupam.
 CURSO DE ÉPICA
A professora Luiza Lobo, docente de pós-graduação na Faculdade d Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de 18 a 21 deste mês, das 17 às 20 horas, ministra o curso “Épica na Literatura Brasileira”, na Academia Maranhense de Letras, da qual é sócia correspondente.
O curso é dirigido ao público em geral, e especialmente a alunos do curso de Letras e examina os mais importantes escritores da Literatura Brasileira que escreveram epopéias.
Ao final do curso, dia 21, será lançado a reedição de O Guesa, de Sousândrade, organizada e atualizada por Luiza Lobo, com a revisão técnica de Jomar Moraes.
SOUVENIR DA DELTA
Quem trafega pela BR-135, na altura do Entroncamento, se olhar com atenção, avistará no acostamento uma placa da empresa que, atualmente, vive um inferno astral.
A placa é da construtora considerada vinculada aos negócios escusos do bicheiro Carlinhos Cachoeira.
 Nela o registro da presença da Delta no Maranhão, quando realizava os  serviços de recuperação da rodovia São Luís-Teresina.
FATURAMENTO DA ZARA
Na inauguração da loja Zara, na semana passada, 24 mil pessoas marcaram presença no Shopping da Ilha, um recorde na vida do empreendimento desde a sua inauguração, no final de dezembro passado.
A afluência desse numeroso público à Zara representou, naquele dia, o maior faturamento da loja em todo o Brasil.
Os empresários paulistas, que vieram a São Luís para a inauguração da loja, ficaram impressionados com a pujança do mercado consumidor do Maranhão.
EMOÇÃO DO PROFESSOR
O desembargador José Bernardo Rodrigues compareceu à Academia Maranhense de Letras, para assistir a posse do amigo Antônio Carlos Lima.
Ouvia o discurso do novo acadêmico com muita atenção, quando o seu nome foi citado e elogiado.
Antônio Carlos, ao vivo, homenageava José Bernardo, seu professor no ginásio de Barra do Corda.
CONTAS IRREGULARES
Aviso aos candidatos: há uma férrea vontade no Tribunal Regional Eleitoral de vetar os registros de candidaturas às eleições de outubro de políticos relacionados na lista do Tribunal de Contas do Estado.
Na visão do TRE, são inelegíveis todos os que tiveram as contas reprovadas quando ocupavam os cargos de prefeitos e vereadores.
O Tribunal Regional Eleitoral não vai entrar no mérito de rejeição do processo, porque esse tipo de procedimento não lhe diz respeito.
Para sorte dos municípios, quase três mil gestores, entre prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais, não poderão voltar aos cargos eletivos por problemas na prestação de contas.
UNIFORMES DE NINA
Em São Luis, as lojas que vendem uniformes para domésticas estão faturando alto.
Motivo: as secretárias do lar, assim chamadas, passaram a pedir às patroas os vestidos que a artista Débora Falabela, no papel de Nina, protagoniza na novela Avenida Brasil.        
LUIZ PHELIPE NA AML
Quinta-feira, em sessão especial, os membros da Academia Maranhense de Letras se reuniram para eleger o candidato à Cadeira nº 23, patroneada por Graça Aranha, cujo último ocupante foi o desembargador José Joaquim Filgueiras.
Dois candidatos disputavam a vaga. Ao final da votação, Luiz Phelipe venceu José Neres, no primeiro escrutínio. 
Concluída apuração, os acadêmicos, cumprindo o ritual, foram à residência do novo imortal, onde o presidente Benedito Buzar deu a ele informações alusivas ao resultado da eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário