segunda-feira, 25 de junho de 2012

PORTINARI EM SÃO LUIS - I


Por iniciativa do ministro do Turismo, Gastão Vieira, São Luís poderá receber o melhor presente nas comemorações de seu quarto centenário.
Trata-se do mural Guerra e Paz, obra de arte de reconhecimento mundial, produzido pelo extraordinário pintor brasileiro, Cândido Portinari.
Gastão sugeriu à presidente da República, Dilma Roussef, para,  no aniversário da cidade, o mural do excepcional artista plástico ser exposto em  São Luis, dando oportunidade ao povo do Maranhão de ver uma obra de inexcedível qualidade cultural.
A presidente da República acatou a sugestão do ministro do Turismo, autorizando-o a desenvolver ações para Guerra e Paz marcar presença na cidade no mês de setembro.
PORTINARI EM SÃO LUÍS - II        
O problema da instalação da obra de Portinari em São Luís é o tamanho do mural, que mede 14 metros de altura por 10 de largura, portanto, exige um espaço bem amplo.
Aventa-se a possibilidade de ser montado no auditório da Assembleia Legislativa, que dispõe de condições físicas adequadas, oferecendo ainda conforto e fácil acesso à população.
Se tudo der certo, o povo maranhense verá o mural de Portinari, produzido em 1952 por encomenda do governo brasileiro e doado à Organização das Nações Unidas, em Nova York.
Em dezembro de 2010, a obra retornou ao Brasil, onde passou por  restauração, após o que foi exposta no Rio de Janeiro e São Paulo.
HOMENAGEM A RENATO
O ex-deputado Renato Archer brilhou no Congresso Nacional e foi uma figura humana conceituada e respeitada no país inteiro, pelos seus conhecimentos intelectuais e científicos.
Construiu e deixou projetos importantes, que ganharam repercussão dento e fora do Brasil. Nem por isso, mereceu das autoridades estaduais alguma homenagem especial. Excetuando-se Codó, não há registro em qualquer parte do Maranhão de obra pública com o nome de Renato.
Felizmente,  o resto do país não segue o péssimo exemplo do Maranhão.  Na cidade paulista de Campinas, onde o interesse pela ciência é prioridade, foi instalado o Centro de Tecnologia de Informação, ao qual foi dado o nome de  Renato Archer.
Ali, são desenvolvidas pesquisas acadêmicas e realizados projetos de cooperação tecnológica  com empresas.
PROPOSTA DE LUCIANO
Em vida e em pleno exercício do mandato de deputado federal, o saudoso Luciano Moreira arregimentou o Congresso Nacional para cerrar fileiras em torno de uma proposta de sua autoria.
A criação da Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da Gestão Pública.
A proposta recebeu adesões maciças de deputados e senadores, mas a sua transformação em realidade foi interrompida pelo desastre rodoviário do qual Luciano foi vítima e causou a sua morte.
Um ano depois do falecimento de Luciano, os parlamentares federais não deixaram que a sua idéia fosse para os ares. Na semana passada, fundaram e instalaram a Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da Gestão Pública, que objetiva, com base em experiências de sucesso, garantir um padrão de eficiência no uso dos recursos públicos.
VICE-CAMPEÃO
O Maranhão está igual ao Clube de Regatas Vasco da Gama.
Em qualquer modalidade de ação pública, especialmente às lesivas aos interesses da sociedade, os maranhenses são imbatíveis. Quando não ganham o campeonato, não deixam escapar o vice.
Com a divulgação da relação de gestores públicos com contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União, o Maranhão ficou em segundo lugar com o maior número de fichas sujas do país.
São 537 políticos, alvos de 1.128 processos, classificados como inelegíveis para o pleito deste ano.     
CORONEL GUEDES
Por mérito e justiça, o coronel Carlos Henrique Guedes foi indicado para um cargo relevante, que enriquecerá a sua brilhante carreira de militar, toda ela exemplar e pontuada  pela honestidade, competência e dignidade.
Em São Luís, comandou o 24º Batalhão de Caçadores, à frente do qual, durante três anos,  só deu provas de liderança e de conduta retilínea, daí porque conquistou o respeito da tropa e o carinho e a amizade do povo maranhense.
O coronel Guedes, que prestava serviços no gabinete do comandante do Exército, em Brasília, foi designado pelo governo brasileiro para Delegado da Junta Interamericana de Defesa, da Organização dos Estados Americanos, em Washington, onde já se encontra com a família.
CANDIDATURA DE SÔNIA
Nas eleições de 2008 para a prefeitura de São Luís, o PMDB e o Partido Social Cristão formaram a coligação “São Luis sob nova direção”.
Naquele pleito, Sônia Batista Ferreira fez sua estréia na vida política, como companheira de chapa de Gastão Vieira.
O insucesso nas urnas não desanimou Sônia, tanto que nas eleições de outubro próximo, ela novamente submeterá seu nome ao crivo popular, candidatando-se à Câmara Municipal de São Luís.
Como líder do Movimento Carismático, receberá forte apoio de setores ligados à igreja católica.
LIVRO DE LURDINHA
Um amigo da professora Lurdinha Lauande, depois de ler os originais do livro que escreveu sobre São Luís e considerá-lo digno de publicação, submeteu-o ao crivo da Alumar.
A diretoria da empresa no Maranhão achou a obra tão importante e fundamental para a história de São Luis que tomou a decisão de editá-la.
O livro de Lurdinha será um dos presentes que a Alumar dará à cidade em setembro, quando completará 400 anos de fundação.
SHOW DE SURAMA
A atriz e cantora maranhense, Surama Castro, firma-se cada vez mais no cenário artístico de São Paulo e Rio de Janeiro.
Ela polariza as atenções da crítica carioca com o pocket-show que vem apresentando no Bar do Teatro, na cantina Fiorentina, no Leblon.
Ainda que se diga que santo não faz milagre em sua terra, Surama pretende se apresentar em São Luis brevemente.
QUINCAS APLAUDIDO
Na última terça-feira, a cidade esteve super movimentada no que diz respeito a eventos noturnos.
Nem por isso, o Café Literário, que Ceres Costa Fernandes promove no Centro de Criatividade Costa Filho, deixou de receber um numeroso público.
Quem atraiu as atenções de São Luis naquela noite foi o escritor e cineasta Joaquim Haickel, que apresentou o projeto a “Academia  da Memória-Homens e Imortais”, sob sua coordenação.
O projeto, realizado  com a Academia Maranhense de Letras, compreende 24 documentários, sendo 12 sobre os fundadores e 12 sobre seus membros, com o tempo total de 312 minutos.
Ao final da apresentação, Joaquim Haickel recebeu aplausos ao exibir um documentário sobre o escritor José Chagas.
LUZ DE CHRISTIANE
No lançamento do livro Luz, da autoria de Christiane Fontoura Beckman, no Convento das Mercês, um fato chamou a atenção dos amigos e admiradores que compareceram ao evento em homenagem à saudosa poeta.
A leitura, pelo escritor Joaquim Itapary, da mensagem do intelectual José Sarney dedicada a Christiane, na qual realçava a sua inteligência, a alegria de viver, os sentimentos que devotava às letras e o futuro que tinha pela frente na cena intelectual.
OS IRMÃOS LAUANDES
O ex-prefeito José Lauande está numa saia justa com o lançamento da candidatura do irmão, Miguel, à prefeitura de Itapecuru.
Motivo: Miguel recebeu o apoio amplo e total do prefeito Júnior Marreca, atual prefeito do município.
José Lauande, que faz oposição ferrenha a Marreca e prometia apoio ao candidato do PT, Rogério Baiano, tem até o final do mês para revelar se adere à candidatura do irmão de sangue ou se permanece lutando contra o atual gestor de Itapecuru.
Até o final deste mês,   

Nenhum comentário:

Postar um comentário