segunda-feira, 16 de julho de 2012

PROJETO DE LOURIVAL


Um projeto de Emenda Constitucional, apresentado pelo deputado Lourival Mendes, da bancada maranhense na Câmara Federal, está gerando polêmica e despertando apreensão nos meios jurídicos e políticos.
Pela proposta do parlamentar, que é delegado de Polícia Civil, o Ministério Público deixará de fazer investigações.
A medida é ardorosamente defendida pelas associações policiais e repelida veementemente pelos procuradores e promotores. Estes, já começaram a se movimentar para o Congresso Nacional não aprová-la.
PRIMEIRO GAY
O professor Luis Mott, militante e ativista do movimento LGTB, antropólogo da Universidade Federal da Bahia, esteve recentemente em São Luís, onde fez uma afirmação bombástica a respeito da homossexualidade no Maranhão.
 Segundo ele, o primeiro registro de homossexual maranhense remonta a 1613, um ano após a fundação de São Luis.
Para perplexidade geral disse ainda ser o homossexual um índio, que vivia em São Luís, usava cabelos compridos e não tinha medo de dizer  que gostava de pessoas do mesmo sexo.
VICES DESCONHECIDOS
Com o registro dos candidatos à prefeitura de São Luís, o eleitorado tomou conhecimento dos nomes dos candidatos a prefeito e a vice nas eleições de 2012.
Dos oito postulantes a prefeito, sete são conhecidos, pois são acostumados a participar de disputas eleitorais. O único desconhecido é o candidato do PRTB, Edinaldo Neves.
Na relação dos vices, apenas três são do domínio público: Afonso Manoel, Roberto Rocha e Evangelista Neto. Cinco são ilustres desconhecidos.
PROGRAMAÇÃO DOS 400 ANOS
Começou a programação dos 400 anos de São Luís.
O primeiro evento não foi iniciativa do Governo do Estado e nem da Prefeitura, mas patrocinado por São Pedro.
 O ato aconteceu na Rua da Giz: o desabamento de um casarão de três andares, no cruzamento da Rua da Estrela com a Travessa Boa Ventura.
LISTA DA FLIP
A 10ª Feira de Literatura Internacional de Paraty foi um sucesso de público e de repercussão cultural.
Ao final da Flip foi divulgada a lista das promessas literárias do Brasil para os próximos anos.
São 20 escritores: 14 homens e 6 mulheres.
Não há nome do Nordeste e muito menos do Maranhão.
MUDANÇA DE NOME
A cantora maranhense Rita Ribeiro, com mais de duas décadas de carreira e de sucesso, com cinco CDs lançados, decidiu trocar o nome artístico.
Agora é Rita Benneditto.
A mudança proveio da sinalização dos astros.
AS GARDÊNIAS
Pesquisa recentemente feita em São Luis, para avaliação dos candidatos melhor cotados à prefeitura, mostrou que os  nomes de João e Tadeu estão na reta de largada.
As  esposas dos favoritos  têm o mesmo nome e de flor: Gardênia.
Uma está no Castelo, outra no Palácio.
TUFÃO MARANHENSE
O fato é verdadeiro, há testemunhas e aconteceu quando se realizavam as convenções para homologação de candidaturas de prefeitos e vereadores.
Numa cidade do interior, o candidato a prefeito, querendo elogiar o gestor do município, que o apoiava, bradou em alto e bom som: - Tenho certeza de que serei eleito, pois o prefeito(disse o nome) está comigo e é igual ao Tufão da novela.
A animação que reinava na convenção imediatamente cedeu lugar ao silêncio e ao constrangimento.
A MÁQUINA HAICKEL
O novo filme do acadêmico-cineasta Joaquim Haickel, “A Ponte”, uma animação poética em homenagem aos 400 anos de São Luis, acaba de ganhar o primeiro lugar no Festival de Cinema da Amazônia 2012, de melhor montagem.
O filme, baseado num conto do próprio Haickel, teve a colaboração de Beto Nicácio e Iramir Araújo, da Dupla Criação. Foi selecionado para este ano participar de cinco festivais no Brasil e em Avanca, Portugal.
Em setembro, a Fundação Nagib Haickel, em parceira com a Dupla Criação,  apresentará o documentário “Upaon-açu Saint Louis, São Luís”, que conta a história a fundação da cidade. O projeto tem apoio da Lei Rouanet e financiamento da Emap, Prefeitura de São Luís, Governo do Estado, Alumar, Raizen, Ambev e Clara Comunicação.
Como se não bastasse, Joaquim Haickel,  em nome da Academia Maranhense de Letras, também realiza 24 documentários sobre os fundadores e membros da instituição, e prepara o filme(longa metragem) “Padre Antônio Vieira, o Imperador da Língua Portuguesa” e produz um documentário sobre o compositor maranhense Antônio Vieira.
ACADEMIA NA SBPC
A Academia Maranhense de Letras se fará presente na 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a ser realizada de 22 a 27 deste mês, na Cidade Universitária.
A participação acadêmica, conta com o empenho pessoal do reitor Natalino Salgado, será por meio de um estande onde ficarão expostos e vendidos os livros editados pela Casa de Antônio Lobo e de autores maranhenses.
OFICIO DE MATAR
Acaba de ser acertado pelo escritor José Ewerton Neto a terceira edição do livro “O ofício de matar”, a ser lançada no segundo semestre em São Paulo.
A nova edição, sem custo para o autor, terá a chancela de um conglomerado editorial, formado pela Escritura, Girafa e Pau Brasil, que apostou no sucesso da trama tragicômica e cheia de suspense da novela.
A primeira edição de “Ofício de Matar” foi feita em São Luís; a segunda, no Rio, pela editora Revan, e que mereceu comentários elogiosos do suplemento Prosa e Verso do jornal O Globo e da revista Bravo.
REPRESENTOU A CÂMARA
O deputado Hugo Napoleão, da bancada piauiense, esteve em  SãoLuis, em companhia da esposa Lêda.
O casal veio especialmente participar do evento comemorativo dos sessenta anos de casamento do senador José Sarney e Dona Marly.
O parlamentar representou o presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia.

Um comentário:

  1. INVESTIGAÇÃO TEM QUE SE ATER A PROCURA INCESSANTE DA VERDADE , TRABALHO EM CASO QUE PASSARAM PROMOTORES E DELEGADOS DE POLICIA , NO ENMTANTO EU JORNALISTA REVIRI OS CASOS , NAO IMPORTA QUEM VENHA INVESTIGAR O QUE IMPORTA É SERIEDADE !

    ResponderExcluir