terça-feira, 15 de janeiro de 2013

NOMEAÇÕES DE PARENTES

Ao assumiram o comando dos municípios para os quais foram eleitos, alguns prefeitos tomaram uma decisão com cheiro de nepotismo.
Nomearam para cargos comissionados a parentela que o cerca.
As prefeituras municipais, salvo poucas e honrosas exceções, estão lotadas de esposas, filhos, pais, irmãos dos novos gestores, os quais, na campanha eleitoral recente, prometeram nomear para os cargos de primeiro e segundo escalão, gente qualificada e dotada de competência técnica.
Justiça seja feita ao prefeito Edvaldo Holanda Júnior: não nomeou para qualquer cargo da máquina municipal de São Luís, até agora, nenhum parente.

SARNEY ESCOLHIDO
Ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, um repórter de uma revista de circulação nacional, perguntou quem ele gostaria entre Lula, Collor e Sarney, de ter como parceiro numa ilha por dez anos.
Sem pestanejar, respondeu FHC: - Sarney,  por ser um homem de letras,   e com ele teria sempre assunto para conversar.

PRESIDENTA OU PRESIDENTE
Já assumiu a presidência da Associação Comercial do Maranhão, a empresária Luzia Rezende, a primeira mulher a comandar os destinos da secular instituição.
Admiradora de  Dilma Roussef, mas  não quer imitar o estilo de governar da primeira mulher a dirigir a nação brasileira.
Ao contrário de Dilma, prefere ser tratada por presidente da Associação Comercial, em vez de presidenta. 

DINO E MILLET
Se o Maranhão tivesse memória política e procurasse homenagear as personalidades que marcaram a sua vida pública, certamente, comemoraria, este ano, o centenário de dois ilustres representantes do povo: Antônio Jorge Dino e Clodomir Teixeira Millet.
Nasceram em 1913. O primeiro no dia 23 de maio; o segundo, a 17 de agosto.
Dona Enide, esposa, e as filhas de Dino, pretendem festejar um século de um homem que prestou relevantes serviços ao Maranhão, como médico e político, desempenhando cargos de deputado estadual e federal, vice-governador e governador do Estado.
Millet, também médico, teve atuação marcante  no Congresso Nacional, como deputado federal e senador da República.

PREFEITURA E FIEMA
Que seja louvada em verso e prosa a parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de São Luís e a Federação das Indústrias do Maranhão.
A Fiema, por iniciativa lúcida e oportuna do presidente Edilson Baldez, assumiu o compromisso de custear um plano municipal de gestão, produzido por uma empresa de reconhecida competência nacional, para  a prefeitura executá-lo em favor do desenvolvimento de São Luís.
A cidade torce para que este plano não tenha o mesmo fim daquele que a Associação Comercial do Maranhão, na gestão de Zeca Belo, mandou fazer e entregou nas mãos do então prefeito João Castelo.
O plano dizia respeito à mudança e alterações no trânsito de São Luís e a prefeitura dele não tomou conhecimento. Mandou-o para o lixo.

MESMO PATROCINADOR
Dezenove dos 27 campeonatos estaduais do Brasil terão o mesmo patrocinador nos próximos dois anos.
Esse aporte financeiro vem da montadora automobilística Chevrolet.
Além de dar nome aos campeonatos, a Chevrolet terá placas estáticas nos estádios e carros expostos nas principais partidas.
O campeonato maranhense será bancado pela empresa automobilística e dela a Federação Maranhense receberá o montante de R$ 150 mil a 300 mil por temporada. 

DOENÇA CONTROLADA
O médico do ex-deputado Roberto Jefferson, que denunciou o esquema do mensalão, implantado pelo PT, para corromper parlamentares, é o competente gastroenterologista  maranhense, José de Ribamar Saboia Aazevedo.
Conhecido em São Luís por Zequinha, integra o time das celebridades médicas do Rio de Janeiro, onde reside desde que se formou e possuiu uma clientela numerosa e famosa.
O médico maranhense  conseguiu um milagre: recuperou Roberto Jefferson, controlou a doença e o tumor de pâncreas não evidencia sinal de volta.

CORONEL GUEDES
O coronel Carlos Henrique Guedes, que comandou o 24 º Batalhão de Caçadores, entre 2008 e 2011,  pela sua maneira simples e generosa integrou-se à comunidade como poucos.
No  final de 2012, por ocasião das festas natalinas, não esqueceu a legião de amigos deixados em São Luís. De Washington, onde está com a família e prestando serviços ao Exército brasileiro, disparou telefonemas ou mandou mensagens de felicitações.
No dia 8 deste mês, o coronel Guedes mudou de idade e sentiu como seu prestígio em São Luís continua em alta: o telefone de sua residência não parou.       

MARANHENSES NOS STATES
Tempos atrás, os maranhenses, em época de férias, procuravam dois destinos.
A princípio, o Rio de Janeiro, quando a Cidade Maravilhosa era pacata e não vivia sob a ameaça de assaltos e crimes.
Depois, São Paulo virou moda, mercê dos atrativos de sua gastronomia, da vida noturna e, especialmente, dos meios e recursos médicos disponíveis.
Mais recentemente, com as facilidades oferecidas pelas companhias aéreas, os Estados Unidos da América do Norte passaram a ser o alvo preferido dos maranhenses.
Com destaque para as cidades de Nova York, Miami e Orlando.

GUARDA MUNICIPAL
O objetivo principal da criação da Guarda Municipal de São Luís foi para cuidar da preservação, conservação e fiscalização do patrimônio público da cidade.
Ao longo do tempo vimos que a Guarda Municipal não cumpriu e nem cumprirá a finalidade para a qual instituída, até por que não dispõe de equipamentos e o pessoal, além de limitado, não recebe preparação e treinamento adequados.
Esses guardas municipais só sabem fazer uma coisa: multar, multar e multar motoristas.
Cafeteira, quando foi prefeito de São Luís, tentou criar uma Guarda Municipal, mas foi convencido a não fazê-lo pelo seu assessor de imprensa, jornalista Amaral Raposo, alegando que ela seria uma inutilidade organizada. E é mesmo.

SESSENTA ANOS
Na manhã de quinta-feira, 10 de janeiro, os turistas que se encontravam na Basílica de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, assistiram uma bela cerimônia religiosa.
A missa de ação de graças pelo aniversário de casamento de Marinice e José Maria Cabral Marques, que completava sessenta anos de feliz união.
Filhos, netos, genros e noras do casal viajaram de São Luis com o objetivo especial de participar daquela singela homenagem.

PROJETO DE DUTRA
A revista Veja, não perdoa o deputado Domingos Dutra por apresentar na Câmara Federal um projeto impensado, fora da realidade e de execução complicada.
Na condição de presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, o parlamentar maranhense é autor de um projeto de lei que propõe a criação de um Estatuto Penitenciário Nacional.
Entre os absurdos contidos na proposta, a revista destaca o que prevê “que todo preso tenha direito a uma cela individual, receba do estado xampu, condicionador e creme hidratante e  atendido, em grupo de 400, por doze professores, três enfermeiros e cinco médicos, entre eles um psiquiatra e um oftalmologista”.

MARQUES NA PREFEITURA
Dois membros do primeiro escalão da prefeitura de São Luis, por carregarem os sobrenomes Marques, estão criando ligeira confusão à administração municipal.
Um é Rodrigo dos Santos Marques, secretário de Governo. Outro é Gustavo Martins Marques, secretário de Projetos Especiais.
Não são parentes, escolhidos a dedo pelo prefeito Edvaldo Holanda Junior e não vinculados a partidos políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário