terça-feira, 8 de janeiro de 2013

PROBLEMAS A ENFRENTAR



A maioria dos prefeitos que tomou posse no dia 1º de janeiro tem em comum, além de pôr em prática as promessas assumidas em campanhas, problemas graves  a enfrentar.
São as dificuldades financeiras que atingem a totalidade dos municípios brasileiros, com dívidas que rolam há anos, novos gastos e contratações feitas pelos antecessores.
Não devem ser também menosprezados os problemas da ausência de serviços públicos básicos e atraso de salário.
No Maranhão, em alguns municípios, o Ministério Público foi obrigado a agir para garantir que as prefeituras mantivessem pagamentos em dia, repassassem as contas em ordem e não faltassem serviços essenciais à população.

REDUÇÃO DE DESPESAS
O novo prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, melhoraria significativamente as finanças da prefeitura se tivesse anunciado a redução de boa parte dos órgãos que integram o primeiro escalão do município.
Não é crível nem plausível que uma prefeitura como a de São Luis, repleta de problemas financeiros e de dificuldades administrativas, possa sustentar uma máquina municipal com 32 nomes.
A redução dessa máquina para a metade, além de ser bom tamanho, propiciaria uma gestão com  mais agilidade e eficiência e menos desperdício de gastos.
 Secretarias, por exemplo, como a de Juventude, Trabalho e Gestão de Renda, Segurança Alimentar, Segurança com Cidadania, Orçamento Participativo, Assuntos Políticos e outras, são perfeitamente dispensáveis e não fazem qualquer falta à cidade, que precisa de recursos para a promoção de serviços básicos a população.

SEGURANÇA NO CÓRDOBA
Desde o dia 1º de janeiro, quando Edivaldo Holanda Junior assumiu o comando da Prefeitura de São Luís, que o Edifício Córdoba, na Avenida dos Holandeses, mudou de fisionomia e de movimentação.
Um prédio de classe média, idêntico a muitos construídos no Calhau, de repente, virou atração e alvo de curiosos.
Nele mora o novo gestor da cidade. Por conta disso, a presença ostensiva de seguranças, carros oficiais e de populares, estes, atrás de emprego.

ALARME FALSO
Dia de natal, às 3 horas da madrugada, toca um alarme de incêndio num hotel de Nova York.
Do lado de fora, com a temperatura abaixo de zero, os hóspedes entram em pânico. Depois de alguns minutos, tudo volta à normalidade, pois o alarme era falso.
Pelo menos dez pessoas que saíram apressados e apavorados de seus quartos eram do Brasil.
Dentre eles, dois maranhenses.

LOBÃO E MINISTÉRIO
Na última semana de 2012, a boataria em Brasília correu solta, em torno da saída do ministro Edson Lobão do Ministério de Minas e Energia.
Com a tranqüilidade de sempre, sobre o assunto, Lobão assim se manifestou: - A Dilma não quer me demitir. Nem eu quero sair.

VAGA NA ABL
Com a morte do escritor Lêdo Ivo abre-se vaga na Academia Brasileira de Letras.
Cogitam-se participar do processo eleitoral, ainda sem data marcada, cinco intelectuais.
O filósofo Antônio Cícero, os escritores Marcos Acioly e Rosiska Darcy de Oliveira e os sociólogos Roberto Da Matta e Francisco Weffort.
De São Paulo, a senadora Marta Suplicy telefona para São Luís à procura do intelectual José Sarney, ao qual pede o voto para Rosiska Darcy de Oliveira.
Sarney vai tentar, mais uma vez, convencer o poeta Ferreira Gullar a se candidatar à Casa de Machado de Assis.

CATÓLICO E EVANGÉLICA
Dois cantores expressivos do mundo religioso e cristão apresentaram-se em São Luis, neste final de ano, no Show da Virada.
Representando a igreja católica, o padre Fábio de Melo. Do templo evangélico, a cantora gospel Aline Barros.
No duelo entre o cantor católico e a cantora evangélica, quanto à presença do público, Aline Barros ficou muitos pontos na frente de Fábio de Melo.      

SEDE PRÓPRIA
Até o final deste ano, a Câmara Municipal de São Luís ganhará sede nova e própria.
Quem garante isso é a superintendente do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional no Maranhão, Kátia Bogéa.
Ela já conseguiu e tem assegurado recursos do PAC para recuperar, adaptar e equipar a antiga fábrica São Luís, vizinha à Cânhamo, destinada às instalações do Poder Legislativo de São Luís.

PUNIÇÕES DO CNJ
O Conselho Nacional de Justiça em 2012 puniu seis magistrados com a aposentadoria compulsória, a mais alta punição para um juiz.
Neste ano, também, foram abertos onze processos administrativos e disciplinares contra magistrados.
Desses procedimentos em curso, dois são de juízes do Maranhão.

ALUÍSIO E CATULO
Este ano, duas efemérides importantes serão lembradas pela Academia Maranhense de Letras.            
No dia 21 de janeiro, o centenário de falecimento do escritor Aluísio de Azevedo, cujo óbito ocorreu em Buenos Ayres. É patrono da Cadeira nº 2, fundada por Domingos Barbosa, atualmente ocupada por Waldemiro Viana.
No dia 8 de outubro, o sesquicentenário de nascimento de Catulo da Paixão Cearense. Eleito para a Cadeira nº 9, mas sem tomar posse, sucedendo a Inácio Xavier de Carvalho e patroneada por Gonçalves Dias.

MARANHENSES NO RIO
Todo final de ano, e 2012 não foi diferente, a presença de maranhenses no Rio de Janeiro é incontável.
O objetivo é um só: passar as festas de réveillon e ver o espetáculo pirotécnico, em Copacabana.
 Este ano, contudo, muita gente arrependeu-se de trocar São Luís pela Cidade Maravilhosa. Motivo: o calor abrasador que assola a terra carioca está torrando incautos e turistas.

CONSUMO DE CERVEJA
Os templos da boemia tradicional de São Luís atestam que, neste final de ano, o consumo de cerveja foi dos mais altos.
Os motivos e as razões que levaram o sanluizense a beber tanta cerveja, no fechar de 2012, são desconhecidos.
Os bares e restaurantes da cidade, das áreas nobres e periféricas, redobraram os esforços para dar conta da demanda que ultrapassou as expectativas.

PASSAGENS  PELA PREFEITURA
Dos 32 componentes do secretariado do prefeito Edvaldo Holanda Junior, nem todos são neófitos no trato com os negócios da prefeitura de São Luís.
Alguns, já ocuparam cargos de relevo em administrações passadas.
Márcio Jerry, secretário de Comunicação, Gustavo Marques, secretário de Projetos Especiais, e Cybelle Lauande, chefe do Cerimonial, prestaram serviços ao prefeito Jackson Lago.
Maria Sueli Bidê, secretária da Fazenda, José Cursino Raposo, secretário de Planejamento, e Tati Lima, secretária de Informação e Tecnologia, foram da gestão do prefeito Tadeu Palácio.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário