segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

UM MARANHÃO MELHOR

Depois de amanhã, os novos prefeitos assumem os cargos para o cumprimento de um mandato de quatro anos, com direito à reeleição.
Com o advento da Lei da Ficha Limpa, há esperança de que esses gestores trilhem pelo caminho da honestidade e da responsabilidade.
É preciso administrar o município sob a  luz da lei e considerando sempre que os recursos públicos devem ser tratados como sagrado e aplicados  em benefício da coletividade, visando ao bem-estar social.
Que seja lembrado também que obras importantes são aquelas que vêm da consulta popular e não de pedidos de amigos.
PROMOTORES EM ALERTA
Para coibir abusos na fixação de salários de prefeitos e vereadores, no próximo mandato, promotores de Justiça estão em alerta: querem verificar se os reajustes não ferem os dispositivos constitucionais.
O teto dos subsídios dos vereadores é definido segundo o tamanho da cidade, variando de 20 a 75 por cento do que ganham os deputados estaduais.
Mas esse não é o único parâmetro. A despesa com salário de vereadores não pode ser superior a 70 por cento do total da folha de funcionários da Câmara Municipal, nem ultrapassar a 5 por cento da receita orçamentária.
CULTURA NO RIO
Sílvia e Kilmer Freitas, chegados do Rio de Janeiro, onde assistiram a colação de grau em Direito, do filho Cristiano, trouxeram uma boa nova.
A inauguração da Livraria Cultura, localizada na Rua Senador Dantas, na Cinelândia, ocupando quatro andares do antigo Cine Vitória.
O prédio, amplamente restaurado, depois de anos de abandono, ganhará um teatro para 200 pessoas no subsolo, e contribuirá para a revitalização do centro da Cidade Maravilhosa.
LEITURA NO SHOPPING
A instalação de uma mega livraria no Shopping da Ilha acabou com uma falácia reinante há anos em São Luís.
A de que esse ramo de negócio não era bom e nem convidativo, haja vista os sucessivos e repetitivos abres e fechas de lojas de livros.
Bastou uma livraria do porte da Leitura vir para São Luís e colocar à disposição dos leitores obras de autores nacionais e estrangeiros, de todos os gostos, para a situação reverter.
Nunca, em tempo algum, vendeu-se tanto livro em São Luis como neste fim de ano, tudo por causa da presença de uma excelente livraria, que oferece ao leitor mais exigente o que procura e deseja.
LIVROS MARANHENSES
Em função das festividades realizadas em São Luis, comemorativas de seus quatro séculos de fundação, uma notícia auspiciosa.
Há muitos anos não se publicava tanto livro de autor maranhense como em 2012.
Além da publicação de obras com respeito aos assuntos e à história da cidade,  outra constatação, também, alvissareira: os livros lançados foram bem procurados e vendidos.
CONJUNTO HABITAÇÃO
O jornalista Benedito Buzar não se cansa de receber homenagens de seus conterrâneos de Itapecuru-Mirim.
Na semana passada, o prefeito Junior Marreca inaugurou um conjunto habitação, com mais de quinhentas casas, ao qual deu nome do atual presidente da Academia Maranhense de Letras.
Os itapecuruenses homenageiam Buzar porque sabem que ele, além de honrar as tradições da cidade, luta incessantemente, mesmo sem ocupar cargo político, pelo engrandecimento e progresso do chão onde nasceu.
CURSINO NO PLANEJAMENTO
O conceituado economista Cursino Raposo aceitou o convite do futuro prefeito Edivaldo Holanda Junior para comandar a Secretaria de Planejamento da Prefeitura de São Luís.
Trata-se de competente técnico, com passagem por cargos públicos e privados, nos quais se houve bem e com dignidade.
Cursino aceitou o cargo numa condição: ele próprio escolher a equipe de trabalho. O prefeito concordou e deu-lhe livre arbítrio.
VEJA OS MELHORES
O último número da revista Veja traz um balanço dos melhores parlamentares do ano, tomando por base critérios de participação deles em proposições relevantes, projetos de leis ordinárias e complementares, medidas provisórias e propostas de emendas à Constituição, que tramitaram no Congresso em 2012.
Desse processo não fizeram parte o senador José Sarney, por ser presidente do Senado, o senador Edson Lobão e o deputado Gastão Vieira por ocuparem cargos de ministros de Estado, e o deputado Pedro Fernandes, por prestar serviços ao governo estadual, à frente da Secretaria de Educação.
 De acordo com o crivo da revista, nenhum deputado federal do Maranhão cumpriu os critérios estabelecidos por Veja.
No Senado, contudo, dois representantes do povo maranhense se destacaram: Epitácio Cafeteira e Lobão Filho.
DATA MARCANTE
Em tempo de balanço, há um consenso no país inteiro com respeito ao dia mais marcante do ano.
A unanimidade indica 2 de agosto de 2012. Nesta data, o Supremo Tribunal Federal começou o julgamento dos 38 implicados no processo do mensalão.
Julgamento esse que resultou na condenação de 25 mensaleiros.
EFEITO DÉCIO SÁ
Por recomendação expressa da presidenta Dilma Roussef, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, discute e prepara um programa de proteção a jornalistas, em meio ao crescimento da violência contra os profissionais da imprensa no país.
Um grupo de trabalho analisa propostas para frear os casos de intimidação, ameaça, e assassinato de jornalistas e radialistas.
A morte do jornalista maranhense Décio Sá, que  chocou o país,  preocupa as autoridades federais, que tratam de dar ao país uma legislação mais rigorosa no combate aos crimes contra os profissionais da imprensa.
ANO DE PERDAS
Este ano ficará marcado por muitas alegrias e tristezas. Mais estas do que aquelas, sobretudo pela perca de tanta gente querida e estimada.
O Maranhão perdeu muita gente boa e de qualidade em 2012.
Na semana passada, partiu do nosso meio o engenheiro Murilo Martins.
Agora, quem nos deixa é a professora Maria da Conceição Ferreira, ícone da educação maranhense.
POSSE DE ANA KARIN
A população da cidade paulista de Cruzeiro se prepara para recepcionar a prefeita Ana Karin, reeleita para cumprir mais um mandato.
De São Luís, onde moram os familiares de Ana Karin, viajaram para Cruzeiro, para a solenidade de posse, a mãe, Edite, os irmãos, Fernanda e Euller, os cunhados, Kenard Filho e Cristiane, os sobrinhos, Euller Filho, Gabriel, Isadora, Maria Eduarda e Kenard Neto, e os amigos, Beatriz, Kenard Andrade e Sandra Junqueira.
CERES PREMIADA
A escritora Ceres Costa Fernandes ganhou um maravilhoso presente neste final de ano.
O livro de sua autoria, O Narrador Plural na Obra de José Saramago, publicado em 1990, pela Ufma, foi incluído pela Faculdade de Letras, da Universidade do Porto, na relação de obras para o estudo do grande escritor português.
A qualidade e o conteúdo do livro de Ceres foram considerados fundamentais para o aprofundamento do estudo da literatura portuguesa no século XX.
PASSAGEM DE COMANDO
O ano de 2013 começa com uma solenidade especial e de caráter militar:
 a passagem de comando do 24º Batalhão de Caçadores.
Depois de dois anos à frente do Batalhão Barão de Caxias, o tenente-coronel Flávio Botelho Peregrino transfere a titularidade para o tenente-coronel Heber Costa.
A solenidade, presidida pelo comandante da 10ª Região Militar, general Geraldo Gomes de Matos Filho, ocorrerá no dia 9 vindouro, às 20 horas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário