segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

RESSURGIMENTO DA ARENA


Um grupo de jovens movimenta-se para fazer a Arena- Aliança Renovadora Nacional voltar ao cenário político.
A Arena foi um partido político, de âmbito nacional, de apoio ao governo, fundado em 4 de abril de 1966, dentro do sistema de bipartidarismo instaurado no país após a edição do Ato Institucional nº 2.
A Arena no Maranhão nasceu sob o comando do então governador José Sarney e do senador Clodomir Millet, agregando em suas fileiras políticos da UDN, PSD e PSP.
O prefeito de São Luís, à época, Epitácio Cafeteira, tentou por todas as maneiras ingressar na Arena, mas não conseguiu devido a uma operação tramada no Palácio dos Leões, de esconde-esconde do livro de registro de filiação.
PARTIDO DA MULHER
A maranhense Sued Haidar, que há anos reside no Rio de Janeiro, articula a fundação de um novo partido no Brasil.
Ela percorre o país em busca de assinaturas para a formação do Partido da Mulher Brasileira. Só faltam 75 assinaturas para completar as 500 mil exigidas pela legislação eleitoral.
Sued faz parte do PT do B, nasceu em São Luis Gonzaga(Ipixuna), foi lavadeira, faxineira e quebradeira de coco. Casada, trabalha como soldadora no Estaleiro Caneco.
CALADO DE VOLTA
Milton Calado, cogitado para a secretaria de Administração da Prefeitura de São Luis, faz parte da cota do vice-prefeito Roberto Rocha.
Amigo do pai de Roberto, o ex-governador Luiz Rocha, participou ativamente do governo, no mandato de 1983-1987.
Calado foi nomeado para o cargo de secretário de Administração, mas Luiz Rocha o exonerou na época da rumorosa Lei do Cão, que tanto desgaste causou ao governador.
Como prêmio de consolação, foi dado a ele a presidência do Banco de Desenvolvimento do Maranhão.
AQUILES LISBOA
O péssimo desempenho do Centro Educacional Aquiles Lisboa, que no último Exame Nacional do Ensino Médio, ficou em último lugar, mexeu com os brios dos intelectuais maranhenses.
Eles preparam um documento ao secretário de Educação, Pedro Fernandes, pedindo a retirada do nome do grande intelectual e renomado cientista da escola de São Domingos do Azeitão.
Os intelectuais também defendem uma postura mais ousada de Pedro Fernandes. Na visita ao Centro Educacional, a entrega solene da demissão da diretora e das professoras.
MAIS DERROTA
As escolas públicas do Maranhão não ganham uma de suas congêneres do Piauí.
Sejam avaliações do ensino fundamental ou do ensino médio.
O resultado final é sempre o mesmo: a supremacia absoluta do sistema educacional piauiense sobre o maranhense, que nos deixa envergonhado e pessimista quanto ao futuro.
No recente Exame do Enem, o Instituto Dom Barreto, de Teresina, mais uma vez logrou o sexto lugar. Até as universidades americanas já estão de olho nos garotos.
BEM IRREVERSÍVEL
Antes de passar o cargo de prefeito a Edivaldo Holanda Junior, João Castelo realizará a solenidade de entrega simbólica do antigo Banco do Estado do Maranhão.
Mesmo com a reforma inacabada do prédio, a cerimônia pretende torná-lo irreversível e voltado para a instalação de secretarias da prefeitura.
No momento, a obra encontra-se em ponto morto devido pendências de natureza arquitetônica e jurídica com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e o Ministério Público.
GALERIA LA RAVARDIÈRE
Uma das realizações mais importantes do prefeito João Castelo será inaugurada no final da sua administração: a Galeria La Ravardière, com fotos e informações biográficas dos que governaram São Luis.
Trata-se de um trabalho de preservação da memória da prefeitura, retratando os executivos da cidade, nomeados, eleitos e interinos, ao longo do regime republicano.
O levantamento dessa memória, com base numa pesquisa do jornalista Benedito Buzar, foi organizado pelo chefe do cerimonial da prefeitura, Erick Teixeira.
PRESENÇA DA PRESIDENTE
Na solenidade de lançamento do livro póstumo do professor Mário Meireles, realizada na Academia Maranhense de Letras, a presença de uma mulher pouco vista em atos culturais.
A futura presidente da Associação Comercial do Maranhão, Luzia Rezende, que chamava atenção pela simpatia, elegância e educação no trato com as pessoas.
No assunto: Luzia Rezende é candidata única à sucessão do presidente Haroldo Cavalcante Junior, a quem se credita a realização da eleição sem disputa, que há anos não se via na Associação Comercial do Maranhão.
NINA RODRIGUES
O Instituto Baiano de História da Medicina e Ciências e a Faculdade de Medicina da Bahia realizam esta semana eventos comemorativos aos 150 anos de nascimento de Raimundo Nina Rodrigues.
Maranhense, nascido em 4 de dezembro de 1912, na vila da Manga, no município de Vargem Grande. Começou os estudos médicos na Bahia, diplomou-se no Rio de Janeiro, veio para São Luís e depois retornou a Salvador.
Na Bahia, será alvo de homenagens, pois lá estudou e fez pesquisas no campo da Antropologia e da Medicina Legal e se projetou cientificamente.
LIVROS HISTÓRICOS
Nesta semana, eventos distintos, mas importantes do ponto de vista histórico, serão realizados em São Luís.
Hoje, às 20 horas, na Feira do Livro, lançamento de “Escripta Rudimentar”, uma polêmica entre Antônio Lobo e Barbosa de Godóis, da historiadora Caroline Castro Licar.
Na quinta-feira, no Palácio dos Leões, o livro “São Luis-Reabilitação do Centro Histórico-Patrimônio da Humanidade, do arquiteto Luiz Phelipe Andrès, publicado pelo IPHAN, com apresentação de Lino Moreira, e ilustrações do arquivo de Edgar Rocha.
ALAN KARDECK
Uma editora francesa vai lançar a biografia de Alan Kardeck, criador da chamada doutrina espírita, que no Brasil faz grande sucesso.
Impressiona como tem gente em nosso país com o nome de Alan Kardeck. De jogador de futebol a diretor da Agência Nacional do Petróleo, o nosso brilhante conterrâneo.
INTERESSE PESSOAL
No seminário “Desafios, Perspectivas e Limites da Gestão Pública Municipal”, sob os auspícios da Federação dos Municípios do Maranhão, a comprovação do nível dos prefeitos que vai tomar posse no dia 1º de janeiro de 2013.
A maioria das perguntas feitas aos técnicos do Tribunal de Contas da União e do Tribunal de Contas do Estado tinha um rumo só: como nomear parentes para os cargos da prefeitura, sem bater de frente com a legislação que proíbe a prática do nepotismo.
Como diria o Barão de Itararé: De onde menos se espera é de lá que não vem nada.
CENAS NA ACADEMIA
Além do presidente, Benedito Buzar, que organizou uma solenidade perfeita, importante e concorrida, quatro dos homenageados roubaram a cena na Academia Maranhense de Letras, na noite de quinta-feira, na celebração do bicentenário de nascimento de João Francisco Lisboa.
Nauro Machado, Haroldo Tavares, Zelinda Lima e Mundinha Araújo foram significativamente aplaudidos pelos numerosos convidados que compareceram à solenidade, legitimando-se assim a indicação dos mesmos para a premiação recebida.
Pra os membros da Academia, a noite foi de completa felicidade por conta também da presença inesperada do poeta José Chagas, que depois de um longo período de ausência da Casa, por motivo de saúde, reapareceu mostrando-se recuperado e pronto para retornar às atividades culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário