segunda-feira, 26 de novembro de 2012

DILMA RECEBE



Os prefeitos eleitos em outubro ainda comemoravam os resultados positivos do Seminário de Integração do Estado com os Municípios, promovido pela governadora Roseana Sarney, quando receberam uma notícia alvissareira.

A boa informação veio de Brasília e emitida pelo Palácio do Planalto: a presidente Dilma Roussef fará um megaevento em fevereiro de 2013 para recepcioná-los.

O encontro visa estreitar as relações entre o Governo Federal e as prefeituras. Os prefeitos vão receber melhor orientação quanto à assinatura de convênios.

A presidente da República poderá anunciar a liberação de recursos para compensar os cortes financeiros dos municípios, decorrentes das perdas do Fundo de Participação.

CHOQUE DE GESTÃO

A vida pública do prefeito eleito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, começou no exercício da atividade política, mas ele quer administrar a cidade com os pés fincados na área técnica.

Os nomes que vem selecionando para compor a sua equipe de trabalho, quase todos, são oriundos da seara técnica. Poucos virão do meio político.

Com esse grupo técnico, espera produzir um choque de gestão na cidade, com o propósito de apresentar em curto tempo resultados positivos e fecundos.

Os problemas políticos que tem pela frente serão resolvidos até antes de assumir o cargo.

APOIO MÉDICO

Da família Lago, o único que cerrou fileiras em torno da candidatura de Edivaldo Junior, foi o médico José Luis.

No curso da campanha eleitoral, esteve sempre presente nas caminhadas, carreatas, reuniões, encontros e comícios do candidato 36.

O irmão de Jackson Lago fez tudo que estava ao seu alcance para Edivaldo Junior se eleger, mas sem pensar em recompensa política ou imaginar que seria nomeado para algum cargo. Nem para a secretaria de Saúde da prefeitura.

BICUDO DEMITIDO

Por essa nem o produtor cultural Fernando Bicudo nem os seus amigos esperavam.

Sem mais nem menos foi demitido da presidência da Fundação da Orquestra Sinfônica Brasileira. Pretexto: economia de gastos.

Nas comemorações dos 400 anos de São Luís, Fernando Bicudo produziu um extraordinário espetáculo musical com cantores e compositores do Maranhão e apresentado pela Orquestra Sinfônica Brasileira.

PREFEITO DE VITORINO FREIRE

Há anos o empresário Leandro Maciel tentava viabilizar sua candidatura a prefeito de Vitorino Freire, mas, na hora H, os planos ruíam.

Nas eleições deste ano, melhor preparado, construiu com ajuda de amigos e conterrâneos, um projeto que o levou, finalmente, a ser bem-sucedido no pleito municipal.

Empresário vitorioso na área da construção civil e bem arrumado na vida privada quer fazer um bom governo na cidade onde nasceu.

O amigo e ex-prefeito Aparício Bandeira vai ajudá-lo.

SEGURANÇA Á VISTA

Pensando numa segurança mais eficiente para o prefeito eleito, Edivaldo Holanda Junior, o condomínio do Edifício Córdoba, onde ele e o pai moram, começou a tomar algumas providências.

Na agenda, a derrubada da guarita original, que pouco oferece em matéria de proteção aos moradores.

Uma nova será construída para que o prédio possa dispor de segurança mais adequada e ostensiva.

FILHO DE VITORINO

O livro que o filho do senador Vitorino Freire, Luis Fernando, organizou com base em documentos inéditos e deixados pelo pai, está pronto e será lançado ainda este ano.

Em dezembro, o livro chega às livrarias do Rio de Janeiro e de São Luís.

Antes de o livro vir a público, Luis Fernando ofereceu um exemplar ao senador José Sarney, que ficou impressionado com a farta documentação em poder de Vitorino.

CENTENÁRIO DE PAULO

Na última sexta-feira, o jornalista Paulo Nascimento Moraes completou cem anos de nascimento.

Benedito Buzar abriu a sessão da Academia Maranhense de Letras, da qual foi Paulo foi membro, evocando a figura humana do saudoso professor, jornalista, comentarista político, poeta e cronista.

Lembrou a sua militância na imprensa carioca, trabalhando nos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, e da ativa participação nas de campanhas políticas e eventos culturais de São Luís, destacando-se como orador vibrante.

Fez ainda referência à ação de Paulo na imprensa maranhense, onde assinava crônica diária no Jornal do Dia e invariavelmente o seu texto começava com a pergunta: “E o Maranhão?”

DIÁCONOS MARANHENSES

Trinta homens casados foram ordenados diáconos. A cerimônia foi realizada, ontem, à tarde, no Ginásio Georgiana Phueeger, presidida pelo arcebispo dom José Belisário.

A formação dos diáconos começou em 2009, com as aulas ministradas na Faculdade Católica. Foram três anos de preparação intensiva.

Com a ordenação, os diáconos vão atuar na própria comunidade de origem e em atividades que dizem respeito aos ofícios litúrgicos. Serão servos de Deus e como tais prestarão serviços à família e à Igreja Católica Apostólica Romana.

Um dos diáconos ordenados é o ex-deputado estadual Getúlio Silva, da cidade de Caxias.

FEDERAÇÃO DAS ACADEMIAS

Depois de alguns mandatos à frente da Federação das Academias de Letras do Maranhão, o intelectual Urubatan Melo passou o bastão para outro confrade.

Foi substituído pelo presidente da Academia Brejense de Letras, Roque Macatrão, eleito por aclamação.

Uma das ações do novo presidente: criar Academias de Letras em todos os municípios do Maranhão.

FICHA-SUJA

Mais de metade dos prefeitos do Maranhão vão encerrar os mandatos em dezembro carregando nas costas a marca da ficha-suja.

Não conseguiram pagar todas as contas pendentes. Os que vão tomar posse no dia 1º de janeiro serão sacrificados pelas irresponsabilidades dos que deixaram os cargos.

Os novos prefeitos, coitados, vão receber dos antecessores as prefeituras em estado de calamidade pública, endividadas e inadimplentes.

POSSE NA MADRUGADA

Ainda não se sabe o horário que o prefeito eleito, Edivaldo Holanda Junior, tomará posse na prefeitura de São Luís.

Uma certeza já se tem: a solenidade não se dará nas primeiras horas do dia 1º de janeiro.

Sondagem nesse sentido fez-se junto a partidos e a políticos que apoiaram o candidato do PTC. Por unanimidade, foi repudiada a posse na madrugada, pois ninguém quer perder as festas de réveillon, em clubes ou residências.

Provavelmente, Edvaldo imitará João Castelo: se empossará às 11 horas da manhã.

SOLENIDADE NA PRAÇA
Nesta quinta-feira, o Largo do Carmo será palco, como foi no passado, de uma solenidade cultural.

Às 18 horas, os membros da Academia Maranhense de Letras vão colocar na base da estátua do grande escritor João Lisboa uma placa alusiva a seu bicentenário de nascimento.

Dali, os acadêmicos e convidados rumarão para a sede da AML, onde o intelectual Sálvio Dino falará acerca da vida e da obra de João Lisboa, haverá entrega de medalhas a diversas personalidades e lançamento de dois livros sobre o autor do Jornal de Timon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário