terça-feira, 13 de novembro de 2012

VENTOS DA MUDANÇA



Os ventos de mudança na política do Maranhão,  não sopraram apenas em São Luís, com a vitória do candidato Edvaldo Holanda Junior.
No interior do Estado, também, houve significativa alteração nos quadros municipais. Elegeram-se numerosos candidatos jovens, que jamais administraram uma cidade.
A inexperiência dos eleitos, no trato com os negócios públicos,  é proporcional às  dificuldades  que vão encontrar nas prefeituras, sobretudo quando se leva em conta a pouca disponibilidade de recursos federais e os rombos financeiros deixados pelos ex-ocupantes dos cargos.
UM PÉ NO GOVERNO
Faltam poucos ajustes para o empresário João Abreu voltar a prestar serviços ao governo do Estado.
Ele já está com um pé dentro da administração de Roseana Sarney.  O outro pé ainda não entrou por causa de detalhes.     
Depois de dispensar a Secretaria de Educação, João Abreu curvou-se aos apelos de Roseana Sarney, que lhe deu carta branca para assumir a Secretaria de Articulação Política, onde as eleições de 2014 estão na ordem do dia.
FEIRA DO LIVRO
Quando a poeira das eleições de prefeito de São Luis assentou-se, as atenções da Fundação Municipal de Cultura voltaram para a Feira de Livros, promoção bancada pela prefeitura.     
Motivo: a derrota do prefeito João Castelo poderia comprometer a realização do evento.
Afinal,  depois de idas e vindas, o prefeito João Castelo bateu o martelo e autorizou a FUNC a promover a Feira do Livro, no período de 23 de novembro a 2 de dezembro, mas em proporção reduzida e com menos custo.
Por isso, o evento, este ano, não será na Praça Maria Aragão, mas no Ceprama.
DEFENSOR DE PRESOS
A Ordem dos Advogados do Brasil realiza nesta terça-feira, dia 13, em Brasília uma solenidade emblemática e especial.
A finalidade é homenagear todos os advogados brasileiros que defenderam presos e perseguidos políticos na ditadura militar.
Um dos homenageados é o advogado Sálvio Dino, este, aliás, deveria receber dupla homenagem: como defensor  e perseguido.   
SOBRINHO E TIO
Há décadas o agrônomo Chico Coelho se mantém no comando da política de Balsas, como prefeito ou por meio de prepostos.
Ao longo desse tempo, travaram-se naquele município intensas batalhas políticas visando destroná-lo do poder.
Em 2012, o grupo de Chico Coelho encontrou um algoz dentro da própria família: o sobrinho,  Rochinha, filho do ex-governador Luis Rocha, irmão do vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha, expurgou sem dó e piedade da prefeitura de Balsas o candidato que o tio apoiou.
PERIGO Á VISTA
As mulheres de São Luís ficaram agitadas com o anúncio veiculado, dias atrás, num jornal da cidade.
A elas, foi endereçado o seguinte comunicado: “Empresário, posição social elevada, separado, procura moça para relacionamento sério, de ótima aparência, entre 30 e 40 anos”. 
O solteirão está impressionado com a quantidade de cartas recebidas, pois não sabia que a quantidade de mulheres disponíveis em São Luís é alta.
FAMÍLIA UNIDA
O ex-prefeito de Altamira, José Miranda, mostrou, nas últimas eleições, que é um político preocupado com o bem-estar da família.
Reelegeu a esposa em Brejo de Areia e o filho em Altamira.
NOMEADO E ELEITO
Depois de 24 anos de influência política no município de Santa Inês, os ex-prefeitos Cabral e Bringel foram inapelavelmente derrotado  pelo deputado Ribamar Alves.
O prefeito eleito é filho do primeiro mandatário local, conhecido por tenente Alves, gestor de Santa Inês e nomeado pelo então governador José Sarney, em 1968, quando o município foi criado.
BICENTENÁRIO DE JOÃO LISBOA
A Academia Maranhense de Letras realiza a 29 deste mês um evento em comemoração ao bicentenário de nascimento de João Francisco Lisboa.
A programação começa às 18 horas, no Largo do Carmo, com a colocação de placa na base da estátua do grande jornalista maranhense.
Às 19 horas, na sede da AML, o acadêmico Sálvio Dino profere palestra acerca da vida e obra de João Lisboa, após o que serão entregues medalhas a diversas personalidades e o lançamento de dois livros sobre o consagrado historiador.
ENCONTRO DE HISTÓRIA
De 27 a 30 de novembro, o Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão realiza em São Luís o III Encontro de História do Império Brasileiro.  
Os dois primeiros encontros ocorreram na Universidade Federal da Paraíba. O deste ano será em homenagem aos quatrocentos anos de nossa cidade.
O evento reúne professores e pesquisadores de todo o país, que trocarão experiências e divulgarão suas produções em conferências, mesas redondas, sessões de comunicação e apresentação de mais de 80 trabalhos  agrupados em eixos temáticos.
PROMESSA PARA OBAMA
Chamou a atenção dos fiéis que assistiram a missa, na manhã de quarta-feira, celebrada na igreja de São José de Ribamar, a presença de um cidadão bem trajado.
Em pé na primeira fila, ele participava contritamente do ofício religioso e segurava nas mãos algo especial.
Ao término da missa, dirigiu-se ao altar-mor e ali colocou a réplica do rosto em cera do presidente americano Barack Obama.
Ele pagava promessa a São José de Ribamar, que atendeu as preces de reeleger Obama para mais um mandato na Casa Branca.
BISNETO DE EX-GOVERNADOR
Um bisneto do ex-governador Newton Bello ingressou, este ano, na cena política maranhense.
Trata-se de Leandro Bello Rosas, eleito vereador em Timon.
 Começou bem: foi o mais votado à Câmara Municipal e quer seguir os passos do bisavô.   
DOIS MARANHENSES
Na reunião dos políticos do PMDB com a presidente Dilma Roussef, no Palácio da Alvorada, a apenas dois maranhenses.
O senador José Sarney e o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário