segunda-feira, 5 de novembro de 2012

NOVAS FRAUDES


Não é à toa que o Maranhão carrega a fama de ser o estado onde a fraude eleitoral campeia e prospera.
Até pouco tempo, as fraudes distorciam de modo escandaloso a vontade do eleitorado maranhense e são lembradas como fatos do nosso folclore político.
Mesmo com as urnas eletrônicas, cada vez mais aprimoradas pela modernidade tecnológica, os fraudadores ainda procuram fabricar artimanhas para burlar a lei.
Nas últimas eleições, em algumas cidades do interior, a criatividade fraudadora  veio à tona com esta novidade: o eleitor é comprado para não comparecer à urna de votação, mediante a retenção de seus documentos pessoais, só restituídos após o processo eleitoral.
HABILIDADE DE EDIVALDO
O candidato Edivaldo Holanda Junior mostrou habilidade e perspicácia política para vencer as eleições de prefeito de São Luís.
Jornalistas e blogueiros que o acompanharam no correr da campanha eleitoral viram que ele soube, a despeito da juventude, contornar problemas e impor-se.
Sua competência será testada nos dias que antecedem à posse na prefeitura, em que enfrentará obstáculos de monta para compor a equipe que o ajudará a administrar a nossa cidade.
 EXEMPLO DE MACAPÁ
O prefeito eleito de Macapá, Clécio Muniz, do PSOL, não pertence à corrente política do senador José Sarney.
Depois da eleição, anunciou que vai procurar o presidente do Senado, pois não pode prescindir do apoio institucional de tão importante político.
Sua conversa com o senador José Sarney não será como militante partidário, mas como gestor e cioso da responsabilidade de  fazer de  Macapá uma nova cidade.
DESCRÉDITO POLÍTICO
Nunca em tempo algum se viu uma abstenção tão forte em São Luís como nestas eleições do segundo turno de prefeito.
Quase 150 mil eleitores deixaram de votar, lembrando ainda que 15. 864 eleitores anularam o voto e 11. 873 votaram em branco.
Diante desse quadro assustador, uma pergunta não quer calar: por que esse comportamento do eleitorado?
A resposta é óbvia: descrédito no sistema partidário e protesto contra os militantes políticos.       
FUTUROLOGIA POLÍTICA
Nenhum exercício de futurologia poderia imaginar o visto no segundo turno das eleições de prefeito de São Luís.
Pensava-se um pleito sem grandes radicalismos, de poucos embates pessoais e com as costumeiras baixarias postas à margem.
Quem assim pensou, equivocou-se literalmente. Em vez da disputa civilizada, afloraram  insultos em todas as direções e agressões verbais vocalizados entre candidatos, apoiadores e simpatizantes.
Se as eleições demorassem, certamente a cidade seria palco de imprevisíveis fatos e de atos de selvageria política.
PRÓTESE DE CASTELO
Eleições não servem apenas para o povo escolher os candidatos aos cargos majoritários e proporcionais.
Prestam-se também ao conhecimento de intimidades pessoais dos candidatos.
Nestas eleições, por exemplo, ficou-se sabendo, pela televisão,  que o prefeito João Castelo usa prótese na região auricular.
O fato foi comunicado ao eleitorado pelo próprio candidato.
 PRÉDIO DOS HOLANDA
Os Edivaldo Holanda, pai e filho, moram em apartamentos separados na Avenida dos Holandeses.
Habitam um edifício nobre desde sua inauguração. São bem quistos e tratam os vizinhos com urbanidade.
Passaram-se as eleições, mas o imóvel onde mora o prefeito eleito de São Luís continua  decorado com bandeiras vermelhas e ao centro o número 36.
Até agora não houve romaria ao prédio dos Holanda. Tudo continua em paz, para alegria dos moradores. 
DERROTA INEXPLICÁVEL
A derrota de Albérico Ferreira Filho à reeleição à prefeitura de Barreirinhas continua dando o que falar.
Todas as pesquisas o apontavam como favorito, mas não foi esse o resultado do pleito. O pior de tudo é que Alberiquinho perdeu para um ex-prefeito cuja gestão muito deixou a desejar.
Em Barreirinhas o comentário é um só: a eleição foi perdida por acomodação e excesso de otimismo.
GENRO E SOGRA
O deputado Neto Evangelista, candidato a vice-prefeito na chapa de Castelo, perdeu as eleições em São Luís.
Em compensação, a sogra, Maura Jorge, se reelegeu prefeita de Lago da Pedra.
A família Jorge, desde 1969, não perde eleição naquele município. Com a de 2012, contabilizaram-se oito vitórias seguidas.
NATALINO EM ALTA
Amigo do prefeito eleito de São Paulo, Fernando Hadad, o reitor Natalino Salgado consolidou essa amizade na recente campanha eleitoral.
Por iniciativa do reitor da UFMA, um manifesto de apoio à candidatura de Hadad foi  assinado pelos reitores das universidades federais do país.   
Ao ser proclamada a vitória no pleito de São Paulo, Hadad telefonou a Natalino para agradecer o positivo e fraternal gesto.
VIDIGAL NÃO VOTA
Ficou explícita e pública a manifestação do ex-ministro Edson Vidigal, do Superior Tribunal de Justiça, contra o ministro Joaquim Barbosa, caso este seja candidato à Presidente da República.                
Para Vidiga, o ministro do Supremo Tribunal Federal, no processo do mensalão,  vem votando mais politicamente do que juridicamente.
Mas não é assim que pensa a grande maioria do povo brasileiro, que considera Joaquim Barbosa o maior defensor das leis e da Constituição do país.
LIVRO DE MARIA THEREZA
Maria Thereza de Azevedo Neves, nos últimos anos, vem brindando os familiares amigos com excelentes livros.
“Pena Vadia” é a sua mais recente produção literária, na qual sua veia de  poeta e contista aflora em total plenitude.
Quem leu o livro de Maria Thereza, como o jornalista Benedito Buzar, chega ao final da leitura sem saber quem é melhor: a contista ou a poeta.
HISTÓRIA DE SÃO LUÍS
O saudoso professor Mário Meireles deixou um livro inédito sobre São Luís.
As filhas do ilustre historiador deram ao acadêmico Carlos Gaspar a incumbência de publicá-lo em homenagem aos quatrocentos anos de São Luis.
Pronto o livro, que sairá com o selo da Academia Maranhense de Letras, Gaspar reservou a data de 22 deste mês para lançá-lo com o título de Histórias de São Luís.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário