segunda-feira, 19 de novembro de 2012

HEBE E SARNEY



Para desanuviar o clima pesado na reunião, no Palácio da Alvorada, entre a presidente Dilma Roussef e os cardeais do PMDB, o senador José Sarney resolveu contar esta piada.
Quando a artista Hebe Camargo chegou ao céu, São Pedro que a recebeu, perguntou: Cadê o Sarney?
Daí por diante, a descontração tomou conta da reunião.
PAPEL DE QUADROS
A cidade inteira sentiu a morte do estimado médico José Ribeiro Quadros.
Ao longo de sua intensa e brilhante vida profissional, só uma vez ocupou um cargo público: no governo do Dr. Newton Bello, como secretário de Saúde.
Em 1965, na fase de desentendimento do governador Newton Bello com o senador Victorino Freire, que resultou na cisão do PSD maranhense e viabilizou a eleição de José Sarney ao governo estadual, ao secretário José Quadros  coube uma missão espinhosa.
Ele e o professor Cândido Mendes de Almeida, numa audiência com o então presidente da República, Castelo Branco,  solicitaram a sua  intervenção para evitar o rompimento político e pessoal do governador com o senador.
Castelo Branco tirou o corpo fora.
VICE-PREFEITA
Nas eleições de prefeito de São Luís, o ex-governador José Reinaldo Tavares e o sobrinho-deputado Marcelo Tavares, apoiaram candidatos diferentes.
José Reinaldo ficou com João Castelo, que não se reelegeu. Marcelo apoiou Edivaldo Júnior, vencedor do pleito.
Nas eleições de São Luis, distanciaram-se. Mas, no pleito municipal de Cajapió,  eles apoiaram a chapa que teve Ana Sílvia Tavares, irmã de Zé Reinaldo e mãe de Marcelo, candidata a vice-prefeita. Foi eleita.
PREFEITO DE CAXIAS
Um grupo político de Caxias arregimenta-se para vir a São Luís e visitar o prefeito João Castelo.
Além da solidariedade política, os caxienses vão pedir que Castelo reconsidere a promessa de abandonar a cena política e partidária.
Mais ainda: transferir o domicílio eleitoral para Caxias, para, nas próximas eleições, se candidatar a prefeito de sua terra natal.       
JOGOS AMIGOS
Quase tudo já foi providenciado para que os Jogos Amigos, na sua vigésima primeira edição, alcance retumbante sucesso.
Da organização dos times, à contratação do buffet e da banda musical, passando pela preparação das camisas e dos bonés e  distribuição dos convites.
Faltava apenas um item para Mauro Fecury, como precavido e eficiente anfitrião, fechar a programação: as atrações artísticas da festa.
Bateu o martelo em torno dos cantores Jerry Adriani e Almir, ex-vocalista do The Fevers.
CONCENTRAÇÃO DE POLÍTICOS
Nestes dias que antecedem à posse dos eleitos a 1º de janeiro vindouro,  todas as atenções voltam-se para a Cabana do Sol.
 É, naquele restaurante, que prefeitos e vereadores, eleitos e derrotados, deputados estaduais e federais e ocupantes de cargos públicos, reúnem-se em busca da boa comida e do bom papo político.   
Para ali também convergem jornalistas e blogueiros, atrás de notícias, troca de informações e atos e fatos da cena pública.
CAVALGADA HISTÓRICA
Será realizada em Alagoas, incentivada pelo governador Teotônio Vilela e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a Primeira Cavalgada pela Liberdade.
Eles e as autoridades convidadas vão cumprir um roteiro de 12 horas no lombo de cavalos por várias cidades alagoanas.
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, nunca montou em cavalo, mas recebeu convite para a cavalgada. Ainda não confirmou presença.
DEPUTADOS CASSADOS
Em sessão solene especial, programada para o dia 5 de dezembro, a Câmara vai devolver simbolicamente os mandatos de 173 ex-deputados federais cassados pelo regime militar a partir de 1964.
Do Maranhão, três deputados federais tiveram os mandatos cassados: Neiva Moreira, Renato Archer e Cid Carvalho.
Nenhum está vivo. 
AMPLIAÇÃO DA UDI
A direção da UDI Hospital, no desejo de ampliar o atendimento médico e atender à crescente demanda de pacientes, negociava a compra do Hotel San Francisco.
As negociações, que pareciam concluídas com sucesso, de repente, estancaram por conta de desentendimentos financeiros.
Mas as ampliações do hospital da UDI, na Avenida Carlos Cunha,  continuam em ritmo acelerado, tanto que já está funcionando a nova UTI, com dez leitos, equipamentos e instalações de primeiro mundo.
DOIS LIVROS
Quem gosta de bons livros, não pode perder, esta semana, dois excelentes lançamentos.
Amanhã, segunda-feira, às 19 horas, no Centro de Criatividade Odilo Costa, filho, a escritora Arlete Nogueira Machado autografa o livro O Rio, inspirado numa viagem que fez de canoa, de Cantanhede a Itapecuru, há 50 anos.
Na quinta-feira, na Academia Maranhense de Letras, será lançado Histórias de São Luís, publicação póstuma do professor Mário Meireles, organizada pelo acadêmico Carlos Gaspar e pela professora Caroline Castro.
SEMANA DE PERDAS
A semana que passou foi dura em termos de perdas humanas.
Cinco personalidades conceituadas e bem relacionadas na cidade nos deixaram.
Maria Tribuzi, Maria Micol, Paula Bello Parga, José Ribeiro Quadros e José de Ribamar Ferreira Filho.
Sem elas, a cidade fica mais triste e com menos sentimentos nobres.
Em tempo: momento de emoção no velório de Maria Micol, quando a artista plástica, Marlene Matos, fez a máscara mortuária da pesquisadora.
FICHAS SUJAS
Em dois municípios do Maranhão, as eleições de prefeitos foram atípicas.
Em Guimarães e Bom Jardim.
Quarenta e oito horas antes do pleito, candidatos registrados e portadores de fichas sujas, desistiram de concorrer aos cargos majoritários.
 Foram substituídos por parentes e saíram vencedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário