quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

GOVERNADORES E PREFEITOS



A redução no repasse da União para estados e municípios em 2012, em função da queda de arrecadação federal e das políticas de incentivos fiscais do Governo Central, trouxe de volta ao debate o chamado Pacto Federativo brasileiro.
Governadores e prefeitos vêm reclamando intensamente da redução das receitas, levando estados e cidades a ficarem em situação dramática para honrar os compromissos assumidos.
No caso dos municípios a grita ficou ainda maior por este ano ser o último dos atuais mandatos dos prefeitos. No Maranhão, muitos derrotados atribuíram o resultado  eleitoral à redução dos recursos federais.
Os prefeitos que vão assumir os mandatos no dia 1º de janeiro de 2013 que se previnam e cuidem de segurar as despesas municipais, pois não há a menor possibilidade, a curto e médio prazo, de os repasses federais aumentarem.
PREFEITOS DERROTADOS
Além da falta de empenho para incrementar a receitas de seus municípios - há cidades onde a prefeitura não recolhe um centavo sequer de IPTU - prefeitos não reeleitos ou em final de segundo mandato estão demonstrando total descaso em relação a direitos e deveres que caracterizam a cidadania.
A lista é extensa: suspensão de serviços essenciais, como saúde e transporte escolar, demissões irregulares, calote na folha de pagamento dos servidores, contratados e fornecedores, nomeações ilegais e desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal, são exemplos do que vem ocorrendo no Maranhão.
Prefeitos que assim procedem se encontram na mira do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado, que formaram parceria para puni-los e evitar que a população sofra tantos prejuízos.
MEGA EXPOSIÇÃO
Antes de deixar a presidência do Senado Federal, o senador José Sarney vai instalar uma mega exposição sobre os oito anos de gestão como presidente do Congresso Nacional.
A exposição mostra a evolução da história política de Sarney através de vídeos, painéis, fotografias e textos.
De 18 de dezembro a 25 de janeiro, a exposição ficará aberta ao público.
ROUBOU A CENA
Na sessão da Câmara Federal em homenagem aos deputados cassados há 40 anos,  não se registrou a presença de nenhum maranhense.
Motivo: os que perderam os mandatos nos idos de 1960, Neiva Moreira, Renato Archer e Cid Carvalho, anos depois, perderam as vidas.
Na reunião, um parlamentar maranhense roubou a cena: Domingos Dutra, que entrou no plenário da Câmara, gritando em altos brados: “Ditadura, nunca mais e viva a democracia”.
ATOS DE IMPROBIDADE
O Ministério Público Federal abriu de janeiro a outubro deste ano mais de dez mil inquéritos policiais e civis contra irregularidades na gestão pública.
Foram instaurados mais de cinco mil inquéritos envolvendo corrupção, peculato, tráfico de influência e nepotismo.
Para atos de improbidade, mais de cinco inquéritos. Nesse quesito, o Maranhão ocupou o terceiro lugar com 110 inquéritos abertos.
CATETERISMO
Um político do Maranhão passou este mês pelo Hospital do Coração, em São Paulo.
O ex-governador José Reinaldo Tavares.
Foi submetido a uma intervenção de cateterismo.
CURSOS SUPERIORES
Todos os cursos de nível superior, ministrados pelas faculdades privadas do Maranhão,  não tiveram bom desempenho na avaliação do Ministério da Educação.
Se nenhuma faculdade  ficou entre as dez melhores do país, resta o consolo de também não ser classificada entre as dez piores.
CUMPRE-SE A PROFECIA
Quando, anos atrás, o empresário Moacyr Neves profetizou que o político José Sarney seria presidente da República duas vezes, muita gente não levou a sério o vaticínio, no pressuposto de ser mais uma brincadeira do hoteleiro maranhense.
Passaram-se os tempos e o que a história do Brasil nos mostra?  A  realidade sem disfarces daquela  previsão.   
A subida de José Sarney novamente ao poder mais alto da República, em cumprimento, como presidente do Senado, da hierarquia constitucional, revela que o político maranhense, além de competente e habilidoso, tem a seu favor o bafejo do destino.
Em assumindo, novamente a chefia da Nação, ainda que interinamente, Sarney contraria a máxima de que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar.              
LEMBRANDO MOACYR
Por falar em Moacyr Neves, o ministro Gastão Vieira conta que participava de um almoço, no Palácio das Princesas, em Recife, a convite do governador Eduardo Campos, quando um garçom aproximou-se dele e perguntou: -  Ministro, quero saber notícias de Moacyr Neves.
Gastão disse que o hoteleiro estava morto. Em seguida, quis saber de onde ele o conhecia. O garçom respondeu: - Trabalhei com ele no Hotel San Francisco.
CONVITE A PHELIPE
Os jornalistas e blogueiros comentam e especulam diariamente sobre nomes e convidados da equipe do futuro prefeito Edivaldo Holanda Junior.
Um nome escapou da mira da imprensa: Luis Phelipe Andrès.
Foi um dos primeiros técnicos convidados a fazer parte do grupo que assumirá a prefeitura de São Luís. O arquiteto diplomaticamente não aceitou a missão a ele reservada.
ÁGUA TODO DIA
Até antes de assumir o cargo de prefeito, o deputado Edivaldo Holanda Junior, deseja ter um encontro com o ex-prefeito Tadeu Palácio.
Não se trata de convidá-lo para ocupar um cargo na sua administração.
O objetivo da conversa é bem diferente, mas de interesse da cidade:  saber detalhes do plano que Tadeu anunciou na recente campanha eleitoral, chamado “Água todo dia”, para acabar com agonia da população, que sofre há anos com a falta do precioso líquido nas torneiras.
CARA DO NOIVO
A novidade surgiu em São Paulo, mas já chegou a São Luís.
Os noivos estão se casando ao som da música “Esse cara sou eu”, tema do ator Rodrigo Lombardi, na novela “Salve o Jorge”.
Boa parte dos casamentos agendados neste mês, os noivos pediram para entrar na cerimônia sob os acordes da canção de Roberto Carlos. 
MEIO SÉCULO DO CONSELHO
A Academia Maranhense de Letras, quinta-feira à noite, serviu de palco para a solenidade comemorativa de meio século de criação do Conselho Estadual de Educação.
Ao ato compareceu o secretário de Educação, Pedro Fernandes, que fez um diagnóstico da situação do órgão e apontando as metas que pretende alcançar, com prioridade para o combate ao analfabetismo.
O ponto alto da solenidade foi a outorga da Medalha do Mérito Educacional Professora Ana Maria Saldanha aos professores Antônio Carlos Beckman (in memorian), Diomar Motta, Isméria Marques, Maria Núbia Bonfim e Virgínia Almeida Albuquerque.  
 Também foi lançada uma edição especial da Revista de Educação, coordenada pela conselheira Beatriz Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário