segunda-feira, 22 de abril de 2013

ÍNDIOS E SARNEY FILHO


Índios de diversas etnias invadiram o plenário da Câmara de Deputados, em protesto contra as propostas que alteram as regras de demarcação de suas terras.
O principal alvo dos indígenas foi uma Proposta de Emenda Constitucional que transfere do Executivo para o Congresso a competência de demarcar essas áreas.
O presidente da Câmara, deputado Henrique Alves, exigiu respeito ao plenário do Congresso e condicionou a negociação com os índios à saída do recinto.
A situação só não chegou ao nível de conflito, por causa da ação oportuna e pacifista do deputado Sarney Filho, que conseguiu que os indígenas deixassem o plenário e o diálogo voltasse a imperar.

ILHA DO AMOR

Foi o maranhense João Sá, no meio artístico conhecido por Claudio Fontana, que criou e chamou São Luís de Ilha do Amor.
Além de cunhar a frase, gravou uma composição musical, com letra de sua autoria, dedicada à cidade que lhe serviu de berço.
João Sá ou Claudio Fontana, porém, não foi lembrado para receber a Medalha dos 400 anos, que o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa criaram e outorgaram às pessoas que prestaram relevantes serviços à Ilha do Amor.

RECUPERAÇÃO DE NONATO

O cantor e compositor Nonato Buzar, residente no Rio de Janeiro, acaba de dar uma boa notícia aos familiares e amigos de São Luís.
Conseguiu recuperar-se de um problema de próstata e está pronto para retomar sua carreira artística.
Nonato promete vir a São Luis em maio para receber das mãos da governadora Roseana Sarney a medalha dos 400 anos a ele conferida, ano passado, que não recebeu devido ao seu precário estado de saúde.

CASAS PARA ALUGAR

Os bairros Renascença I e II, localizados no São Francisco, estão deixando de ser residenciais.
Nos últimos tempos, cresce o número de casas à venda, aquecendo assim o mercado imobiliário.
Por falta de segurança, as casas foram trocadas por apartamentos, nos quais as pessoas ficam mais protegidas e menos sujeitas aos assaltos, cada vez mais freqüentes e violentos.
As casas residenciais, antes ocupadas pela classe média alta de São Luís, estão se transformando em escritórios de advogados, médicos, dentistas e engenheiros.

FRADES CAPUCHINHOS

A Província dos Frades Capuchinhos Nossa Senhora do Carmo, em agosto, vai completar 400 anos de presença no Norte e Nordeste do Brasil.
Os carmelitas, que chegaram a São Luis ainda nos tempos coloniais, vão sair da clausura para festejar a efeméride, com a realização de uma programação solene.
Como são vizinhos da Academia Maranhense de Letras, já pediram ao presidente Benedito Buzar o auditório da instituição, onde pretendem entregar aos maranhenses medalhas comemorativas.

COMISSÃO DE ORÇAMENTO

O senador Edson Lobão Filho foi eleito presidente da disputada Comissão Mista de Orçamento.
A eleição de Edinho derrubou uma tradição vigente no Congresso Nacional, a de que suplente não pode presidir as comissões parlamentares.
Um parecer jurídico acabou com a questão, que há tempos vigia no Congresso, de que suplente pode exercer todas as funções no exercício do mandato.

POSSE NA PRESIDÊNCIA

Amanhã, é um dia muito especial para o senador José Sarney.
Há 27 anos, ele, assumia definitivamente o cargo de presidente da República, depois do país viver um terrível drama, cujo desfecho deu-se com a morte de Tancredo Neves.
No seu discurso de posse, Sarney disse uma frase poética que ficou gravada no pensamento da população brasileira: “Com os olhos de ontem, chego à presidência da República”.
No seu governo, cumpriu uma meta que só um político conciliador poderia concretizar: a transição da ditadura para a democracia sem traumas.

TOMATE MARANHENSE

Afirma revista Veja que o tomate virou grande símbolo do desconforto e da apreensão dos brasileiros com a volta da inflação.
O governo pisou na bola ao apontar o tomate como um dos responsáveis pela alta de preços nos supermercados nos três primeiros meses do ano, com o quilo do fruto vendido a dez reais.
Em São Luís, o tomate não pode ser acusado pela volta da inflação. Nos supermercados da cidade, o fruto está caro, mas ainda não passou dos quatro reais.

TENOR ITAPECURUENSE

Um jovem de Itapecuru está fazendo sucesso em São Paulo, ao apresentar-se num programa da TV Record- Got Brazil Talent, semelhante ao The Voice, da TV Globo
Seu nome: Silas Gomes. Sua voz de tenor vem encantando os que já tiveram o privilégio de ouvi-lo cantar músicas clássicas.
Já passou por duas seletivas e cada vez que solta a voz deixa os julgadores do programa de boca aberta.
O conterrâneo de Silas, Benedito Buzar, em 2012, o trouxe para abrilhantar a festa de confraternização dos servidores da Universidade Federal do Maranhão. Ele deu um show e foi aplaudido de pé.

EMOÇÕES FORTES

O intelectual Benedito Buzar, como diz a musica de Roberto Carlos, chorou, sorriu e viveu fortes emoções em Itapecuru.
Tudo aconteceu, na semana passada, quando recebeu na Câmara Municipal de sua cidade natal significativa homenagem, pelo ato da Assembleia Legislativa que devolveu simbolicamente o mandato que havia perdido em abril de 1964.
Além dos discursos laudatórios à sua pessoa, proferidos por todos os vereadores e por um representante da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes, a Câmara ainda brindou o homenageado com uma placa, em lugar de honra no plenário.

PALMAS A MARCELO

A sociedade maranhense ficou pasma ao saber de um fato político, ocorrido em 2009.
Dele foram protagonistas o ex-governador Jackson Lago e o deputado Marcelo Tavares. O primeiro solicitou ao segundo, então presidente do Poder Legislativo do Maranhão, para não dar posse à governadora Roseana Sarney, beneficiada pelo julgamento do TSE, que havia cassado o mandato de Jackson.
Imagine-se a confusão política e jurídica que teria acontecido em São Luís, caso Marcelo Tavares desse ouvido ao pedido de Jackson?
Até uma intervenção federal no Maranhão poderia vir à tona.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário