terça-feira, 7 de maio de 2013

DÉBITOS DE CAMPANHA



Afirma o jornal O Globo que seis meses após o término das eleições municipais, 70 por cento das dívidas contraídas pelos candidatos que disputaram  o segundo turno nas capitais ainda não foram pagas.
Ao todo, 13 candidatos a prefeito saíram do pleito com as contas em vermelho e continuam sem pagar o que devem.
Assevera o jornal carioca que essa é uma conta que acabará sendo paga por todos os brasileiros, já que os recursos do Fundo de Participação  são usados pelas legendas para ajudar a quitar esses débitos.
A reportagem, com relação às eleições de prefeito, não diz se o de São Luis,  Holanda Junior já pagou ou está inadimplente com  seus apoiadores.
PROTESTO DE SÁLVIO DINO
Sálvio Dino, como advogado ou político, sempre esteve entre os que não costumam levar desaforos para casa.
Dias atrás, mostrou que ainda é o mesmo, inobstante os oitenta anos que carrega nas costas.
Vinha de Imperatriz, num avião da TAM, quando o tripulante anunciou que a aeronave estava se aproximando de “São Luis, terra de Cunhado Machado”.
A primeira vez passou, mas a segunda, repetida com a mesma sem cerimônia e ignorância, Sálvio, impetuoso como é, levantou-se  da poltrona e em alto e bom som vociferou:- Como maranhense,  protesto contra essa bobagem que acabamos de ouvir. Em São Luis, não existe aeroporto Cunhado Machado, mas Cunha Machado.
Não é preciso dizer que todos os passageiros levantaram-se e aplaudiram ruidosamente o gesto e o protesto de Sálvio Dino, que ao descer foi procurado pelo comandante da TAM, que lhe pediu desculpas pelo desatino do tripulante.
BRIGADEIRO MARANHENSE
O brigadeiro maranhense Rui Moreira Lima, de 93 anos, que reside no Rio de Janeiro, não está bem de saúde.
Mesmo assim, acaba de gravar um vídeo em que relata as perseguições sofridas pelos militares na época da ditadura.
O brigadeiro, herói na II Guerra Mundial, era o comandante da Base Aérea de Santa Cruz, quando os militares derrubaram o presidente João Goulart do poder.
EQUIPE DE GOVERNO
Por aonde a governadora Roseana Sarney anda, nessa maratona de visitas aos municípios maranhenses, tem apresentado uma novidade, que as populações interioranas gostaram e aprovaram.
Ela se faz acompanhar do primeiro escalão do governo, o qual é mostrado, em praça pública, ao povo.
Cada secretário diz o que faz e relata os projetos ou trabalhos que dizem respeito às comunidades visitadas.
Essa estratégia já é produto do trabalho do ex-deputado Clodomir Paes, que retornou ao ninho antigo com vontade de acertar e de prestar bons serviços.
DANÇA COM QUILOMBOLAS
Na visita que  a governadora Roseana Sarney fez à cidade de Itapecuru, semana passada, os itapecuruenses conheceram um aspecto dela, só visto pela televisão: o lado festeiro.
Recepcionada por um grupo de quilombolas, brincante de tambor de crioula, Roseana não pensou duas vezes: caiu no ritmo dos afro descendentes e dançou a valer com direito até a pungar.
Ao final, recebeu aplausos vibrantes de brincantes e populares.  
ADESÃO DO PREFEITO
A governadora Roseana Sarney saiu alegre e satisfeita de Itapecuru.
Ao encerrar a reunião com o prefeito do município, Magno Amorim, recebeu dele irrestrita solidariedade política, ato que não estava na agenda itinerante.
O gestor de Itapecuru anunciou perante a governadora e os circunstantes sua filiação ao partido da qual ela faz parte: o PMDB.
MÃO SANTA
Francisco de Assis de Moraes e Sousa, que os piauienses idolatram e o Brasil conhece por Mão Santa, vem a São Luis brevemente.
Recebeu convite do ex-senador Mauro Fecury para, como médico e cirurgião competente, fazer palestra aos acadêmicos de Medicina, que estudam na Universidade do Ceuma.
Mão Santa poderá realizar também em São Luis uma operação cirúrgica, para mostrar sua habilidade na área em que se profissionalizou e por conta disso exerceu cargos importantes no Piauí, dentre os quais o de senador e governador.
AMIGOS DE CALDEIRA
O saudoso intelectual José Ribamar Caldeira completará dez anos de falecimento no mês de julho próximo.
Em homenagem à sua memória, amigos, ex-alunos e professores da Universidade Federal do Maranhão,  vão realizar um ciclo de palestras.
No evento, os palestrantes irão revisitar seus escritos, relembrar a verve crítica e refletir sobre o Maranhão, a maior das paixões de Caldeira, pioneiro nos estudos da sociologia e ciência política entre nós.
COLEÇÃO PH
As letras que formam as iniciais do meu nome já começaram a extrapolar e sair das fronteiras maranhenses.
Em São Luís, já existe uma transportadora com o nome  PH.
Agora, estou sabendo que no Rio de Janeiro, também se curvou às minhas letras como símbolo comercial e de boa penetração junto à população consumidora.
Uma empresa na Cidade Maravilhosa, especialista em artigos de criança, acaba de lançar a “Coleção PH Praia”, para garotos e garotas que fazem exercícios em academias. 

PRESIDENTE DA ABL
Em Brasília e no Rio de Janeiro, os meios acadêmicos só comentam a possibilidade do escritor José Sarney  de ser o próximo presidente da Academia Brasileira de Letras.
O intelectual maranhense, sempre que se toca no assunto, procura negar que a presidência da Casa de Machado de Assis esteja em suas cogitações.
Alguns acadêmicos só esperam a decisão de Sarney, se disputa ou não as eleições de senador em 2014. Se não concorrer, seu nome será lançado a presidente da ABL.

VEREADORES OPOSICIONISTAS
Há muito tempo não se via uma Câmara de Vereadores  tão atuante como a  eleita no ano passado em São Luís.
Os novos vereadores(a minoria) estão desempenhando com altivez e desassombro o mandato que o povo lhes outorgou.
Essa minoria vem fazendo ao prefeito críticas veementes, mas respeitosas, procurando ajudá-lo a administrar a cidade sem necessidade de bajulação.
Embora minoritários no plenário, contribuem muito mais para o desenvolvimento e o progresso de São Luís do que a maioria que só sabe aplaudir e puxar saco.         

AUTOR DA PEC 33
O deputado menos votado da bancada do Maranhão, mas eleito nas eleições passadas, foi Lourival Mendes, do PT do B.
Enquanto os mais votados conquistaram acima de 100 mil votos, a votação do deputado-policial foi pouco mais de 30 mil sufrágios.
Lourival não se intimidou com a votação conquistada. Partiu para galgar um lugar de destaque no plenário do Congresso Nacional e hoje é o parlamentar mais conhecido do Maranhão em todo o país.
É de sua autoria a Emenda Constitucional 33, que retira do Ministério Público o poder de  fazer investigações criminais.

PSICANÁLISE E LITERATURA
O Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, o Corpo Freudiano Escola de Psicanálise e a Academia Maranhense de Letras promovem nesta sexta-feira, dia 10 de maio, um curso de Psicanálise e Literatura.
O evento ocorrerá ao longo do dia e sob a coordenação da professora-doutora Nadiá Paulo Ferreira, titular de Literatura Portuguesa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, com diversos livros publicados sobre a matéria objeto do curso.  
As palestras serão proferidas no auditório da Academia Maranhense de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário