segunda-feira, 27 de maio de 2013

JOGO DE EMPURRA



Maranhenses que necessitam do uso contínuo de remédios estão enfrentando problemas sérios em São Luis.
O desabastecimento nas farmácias públicas de remédios para esquizofrenia, insuficiência renal, epilepsia, cardiopatias, dentre outros.
O jogo de empurra é grande. Os doentes responsabilizam os governos, que culpam as distribuidoras, que apontam os laboratórios.
Da falta desses remédios emerge uma suposta jogada de distribuidores e laboratórios, que para tornar as concorrências desertas, obrigam o governo a comprar as drogas emergencialmente ou por decisão judicial, com preços  que chegam às alturas.

PROBLEMAS NO PMDB
Foi no Palácio Jaburu, na semana passada, o jantar oferecido pelo vice-presidente da República, Michel Tamer, aos governadores, ministros e líderes do PMDB.
Um dos assuntos tratados: a situação do PMDB nos estados e relacionados às sucessões em 2014  de  governadores e senadores.
Pela avaliação da cúpula pemedebista, em apenas dois estados o partido de Ulisses Guimarães preocupa: Rio de Janeiro e Maranhão.
A governadora Roseana Sarney marcou presença na reunião. Ela não gostou e nem  concordou com essa avaliação. 

AS ANGELINAS JOLIE
Foi grande a repercussão do gesto da bela artista Angelina Jolie, que, nos Estados Unidos fez uma drástica cirurgia para evitar um câncer.
A esposa de Brad Pitt extirpou de seu corpo as duas mamas e um ovário, ao saber que se assim não procedesse teria 90 por cento de ser atacada por um tumor cancerígeno.
Em São Luis, a notícia só não foi alarmante para duas mulheres. Elas, em outra época, tomaram a mesma atitude de Angelina Jolie e foram bem sucedidas na cirurgia.

ASFALTO E ESPIGÃO
Até meados do século passado, São Luis não vivia sob o efeito das elevadas temperaturas. Sempre havia uma brisa a nos confortar em qualquer mês do ano.
A partir do asfaltamento da cidade, nos anos 1960, passou a ser voz corrente que a pavimentação era a causa do calor aqui reinante.
Com a construção dos espigões no Calhau e na Península da Ponta D’Areia, os cientistas tupiniquins  atribuem aos majestosos prédios de apartamento a responsabilidade pelo incessante e candente calor que se instalou nesta capital.
A soma do asfalto com os espigões deu como resultado um calor à moda piauiense: escaldante e sufocante.

SALVE JORGE
É mais quem quer viajar para o exterior em companhia de Lil Trinta e Jorge Cateb.
Explico: o casal passou recentemente por dois momentos delicados fora do Brasil e saíram ilesos.
Nos Estados Unidos, conseguiram se livrar a tempo do tsunami que assolou várias regiões do país, inclusive Nova York, onde estavam hospedados.
Recentemente estavam na Turquia, mas  deixaram o país dias antes do choque entre os  balões turísticos da Capadócia, nos quais eles também passearam.
 
SALÃO DO LIVRO
Intelectuais de São Luis que marcaram presença no Salão do Livro de Imperatriz, voltaram de lá preocupados com o futuro do evento.
Acham que o Salão do Livro, realizado anualmente vem perdendo, não o brilho, mas a participação da população.
A continuar assim, o evento tende ao fracasso. Para evitar isso, resta uma saída: em vez de anual, passar a ser bienal, como todas as feiras de livros do país.

LIVRO DE CASSAS
Como sempre ocorre, o lançamento da obra completa do poeta Luis Augusto Cassas, na semana passada, foi sucesso absoluto.
O poeta, em São Luís, possui um número significativo de leitores, que gostam imensamente de seus trabalhos poéticos  e fazem questão de prestigiá-lo em qualquer lugar onde seus livros  são lançados.
A sua mais recente obra “A poesia sou eu”  foi lançada num dos restaurantes mais novos de São Luis – O Ferreiro, que até então não havia se prestado a esse tipo de evento cultural.
    
PRESENÇA DE CASTELO
Desde que deixou o cargo de prefeito de São Luís, João Castelo tem evitado participar de eventos de qualquer natureza.
Na semana passada, o Jornal Nacional mostrou o ex-gestor da cidade sentado num lugar privilegiado e onde se realizou a convenção nacional do PSDB.
Castelo não fez nenhum pronunciamento na convenção, mas foi cortejado pelos cardeais do tucanato, que ainda o vêem como um grande puxador de votos no Maranhão.

MARRECA EM MOSCOU
O ex-prefeito de Itapecuru, Júnior Marreca, após passar o cargo de prefeito para o seu sucessor, Magno Amorim, sumiu da cidade que administrou por dois mandatos.
Enquanto aguarda e torce para que a governadora Roseana Sarney o convoque para uma secretaria no governo, foi esfriar a cabeça numa viagem internacional.
Esteve na Rússia, a convite da fábrica de cerveja Schin,  da qual a sua família é uma das distribuidoras em grande parte do Maranhão.

SARNEY EM NOVA YORK
Sempre que viaja aos Estados Unidos, o senador José Sarney  visita o famoso Museu de Arte Moderna de Nova York.
Na semana passada, ao cumprir o ritual de ver as novidades no templo mundial da modernidade artística, foi surpreendido por um grupo de brasileiros que espontaneamente correu ao seu encontro e haja tempo para as poses fotográficas.
Sarney já retornou dos Estados Unidos e compareceu ao Senado para, em discurso de improviso, enaltecer as figura de Ruy Mesquita, falecido recentemente em São Paulo, e Antônio Dino, pelo seu centenário de nascimento.

VIAGEM PARA IDOSOS
À frente do Ministério do Turismo, o deputado Gastão Vieira não deixa de se preocupar com os idosos que gostam de viajar e de lazer.
Nesse sentido, vai reativar o programa “Viaje mais na melhor idade”, para incentivar o turismo para idosos, aposentados a pensionistas.
O programa objetiva compensar os efeitos da sazonalidade no setor, oferecendo pacotes com preços reduzidos no período da baixa temporada.

HOMENAGEM A DINO
A Assembleia Legislativa, na manhã da última quinta-feira, realizou uma sessão especial em homenagem ao Dr. Antônio Jorge Dino, pelo seu centenário de nascimento na cidade de Cururupu.
Quem assistiu a solenidade, no plenário ou pela TV Assembleia, só faz elogios ao discurso pronunciado pelo ex-deputado Benedito Buzar, que teve como companheiro de bancada, na legislatura que começou em 1962, o saudoso médico e parlamentar.
Buzar abordou o lado político de Antônio Dino, que na sua trajetória de vida foi deputado federal, por dois mandatos, deputado estadual, vice-governador e governador do Maranhão.   

RELÓGIO DA PRAÇA
Há 14 anos, os ponteiros do relógio da Praça João Lisboa, em frente à igreja do Carmo, estão literalmente parados.
Ao longo desse tempo, nenhum prefeito se preocupou em restaurá-lo e fazer com que volte a funcionar e a continuar, como no passado recente, a prestar um serviço inestimável às pessoas que moram e trabalham no centro da cidade.
Quando um prefeito assume o cargo, as esperanças de que o relógio seja reativado é enorme, mas logo depois essa expectativa se transforma em frustração.
Com a chegada de Holanda Júnior na prefeitura, os freqüentadores da João Lisboa esperam que ele olhe para o abandono em que se encontra a praça principal de São Luis, sem esquecer o conserto imediato do relógio.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário