terça-feira, 25 de junho de 2013

ESTATUTO DO MAGISTÉRIO

Há quem diga que no Estatuto do Magistério, ora em processo de votação na Assembleia Legislativa, trouxe no seu bojo um dos dispositivos mais atrasados em matéria de educação.
Trata-se da materialização de antiga reivindicação da associação da categoria, que pedia a extinção das nomeações de diretores de escolas. Agora, com o Estatuto do Magistério, em vez de nomeações, os gestores das escolas serão eleitos pelos corpos docente, discente e administrativo.
Os estados da federação brasileira que adotaram esse modelo, não se cansam de vocalizar o erro cometido e chegam a apontá-lo  como uma das causas do baixo nível de ensino hoje praticado nas escolas públicas do país.
Na época em que o deputado Gastão Vieira esteve à frente da Secretaria de Educação, esse modelo chegou a ser adotado como experiência. O resultado foi catastrófico, sendo imediatamente afastado do cenário educacional maranhense.
PRIMEIRA VISITA
Ao chegar a Brasília, onde foi tratar dos preparativos de sua posse para desembargador federal da 1ª Região, o magistrado Ney Bello Filho tomou uma decisão.
Visitou o senador José Sarney, um dos mais abnegados lutadores da sua nomeação de desembargador federal.
 Sarney jogou todo seu prestígio político na nomeação de Ney Filho, por se tratar de um jovem competente, correto e qualificado para honrar o cargo e a toga.
JORNALISTAS E TURISMO
A Embratur tomou uma providência muito importante na divulgação de uma das festas mais populares do Brasil na Europa.
Jornalistas da França e da Alemanha estão chegando para visitar as cidades do Nordeste, onde as festas juninas são comemoradas ruidosamente e se transformaram em grandes atrações turísticas.
São Luis faz parte do roteiro dos jornalistas visitantes, pois a Embratur aposta nos festejos de São João, São Pedro e São Marçal,  que são apontados como os mais bonitos, alegres e diferenciados do Brasil.
MARRECA NO GOVERNO
O grupo político que apóia Júnior Marreca em Itapecuru, não gostou de sua nomeação para o cargo de adjunto da Secretária de Articulação Política.
Os  marrequistas itapecuruenses pensavam que ele fosse nomeado para um cargo mais elevado e para um órgão de maior relevância.
A festa que estava sendo programada em Itapecuru, se Marreca fosse nomeado para um cargo de maior projeção, foi sustada e adiada para outra oportunidade.    
 VANDALISMO E SAQUE
A Polícia Militar precisa tratar os vandalos e saqueadores como criminosos que são.
Nas manifestações de rua, as autoridades não podem recuar na proteção do patrimônio público e privado de São Luis.
Essas turbas nada têm a ver com o saudável ressurgimento da mobilização política nas ruas.
VOTAÇÃO DA PEC 37
O deputado Lourival Mendes, da bancada maranhense no Congresso Nacional, não gostou da decisão da Mesa da Câmara Federal, de transferir a votação da PEC 37,  que seria realizada nesta quarta-feira para o final do mês de julho.
O parlamentar, autor da Emenda Constitucional que limita o poder de investigação do Ministério Público, acha que se a proposta fosse votada na data marcada, certamente seria aprovada.
A Mesa da Câmara Federal achou por bem retirá-la da pauta por considerar que a PEC 37 é uma das reivindicações dos manifestantes que estão nas ruas das cidades brasileiras.
FESTA DE ALCIONE
O tradicional arraial junino que a cantora Alcione promoveu  este mês, em sua bela residência, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, não alcançou os resultados das festas passadas.
As manifestações nas ruas, na Cidade Maravilhosa, contribuiram para esvaziar a festa da Marron.
Ainda assim, diversos artistas compareceram ao arraial, a exemplo de Luana Piovani, Paulo Gustavo, Ingrid Guimarães, Suely Franco, Nando Cunha e Diego Nogueira.
Como sempre, os produtos maranhenses não faltaram no cardápio junino de Alcione.
FESTA DO PSDB
O ex-deputado Jaime Tavares recebeu convite para comparecer ao evento realizado em Brasília, em comemoração aos 25 anos de fundação do PSDB.
Jaime, um dos fundadores do partido, ao lado de Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas, José Serra, Aécio Cunha e tantos outros, justificou sua ausência no evento.
A assistência que vem dando à sua mãe, Dona Eney Santana, foi a causa principal de seu não comparecimento à celebração dos 25 anos do PSDB.
 AUDIÊNCIA COM O DENIT
 No recente encontro dos vereadores da região de Itapecuru com deputados da Assembleia Legislativa, o deputado Arnaldo Melo ficou sensivelmente preocupado com os serviços de restauração da ponte sobre o rio que banha a cidade.
Ele prometeu realizar uma audiência pública, para a qual será convidado o Denit, para explicar as razões que levaram a empresa contratada  a paralizar os serviços de recuperação da ponte sobre o rio Itapecuru.  
À audiência pública, além da direção do Denit no Maranhão, deverão comparecer, deputados estaduais, prefeito e vereadores de Itapecuru Mirim.
CINEASTA MARANHENSE
Faleceu, na semana passada, na cidade mineira de Uberlândia, onde morava, o cineasta maranhense-piauiense Miguel Borges.
O pai de Miguel foi um dos destacados comerciantes da Rua Grande, no ramo de tecidos, nos anos de 1950. Estudou no Colégio dos Irmãos Maristas e depois mudou-se para o Rio de Janeiro, onde militou na imprensa carioca como profissional do Jornal do Brasil, Última Hora e Tribuna de Imprensa.
Participou ativamente do movimento chamado “Cinema Novo”, ao lado de Glauber Rocha, Cacá Diegues, Nelson Pereira dos Santos, Ruy Guerra e outros. Como cineasta, Miguel fez mais de dez longa metragens, destacando-se “O caso Claúdia” e “Maria Bonita, rainha do Cangaço”.
ANIVERSÁRIO DE GASTÃO
O ministro Gastão Vieira teve seu aniversário, ocorrrido no sábado passado, comemorado de maneira diferente.
A celebração deu-se na Arena Mané Garrincha, em Brasília. Ele estava, na condição de autoridade, assistindo ao jogo entre o Brasil e Japão, quando o seu aniversário foi descoberto.
Em plena tribuna especial, Gastão teve direito ao “parabéns a você” e de  cumprimentos  da presidente Dilma Roussef, do presidente da Fifa, Joseph Blatter, e dos ministros do governo federal.     
SECRETÁRIO DE SAÚDE
Não é a primeira vez que um técnico de fora do Maranhão vem comandar os destinos da Secretaria Municipal de Saúde.
Nos anos de 1980, quando o prefeito de São Luis ainda era nomeado pelo governador do Estado, a Secretaria Municipal de Saúde foi ocupada por um forasteiro.

Era o médico Elídio Delboni, que o prefeito Mauro Fecury trouxe de Brasília.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário