segunda-feira, 9 de setembro de 2013

ALCÂNTARA E LENÇÓIS



Atento aos problemas que Alcântara vem atravessando nos últimos anos, especialmente com respeito ao seu esvaziamento como cidade turística, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, entrou em ação.
O esvaziamento veio depois que os Lençóis Maranhenses passaram, pela sua beleza natural, a atrair as atenções do turismo nacional.
Hoje, enquanto Alcântara recebe turistas em proporção aritmética, os que chegam aos Lençóis Maranhenses são em proporção geométrica.
Para Alcântara voltar novamente a ser o que era o ministro Gastão, que tem aquela cidade como uma de suas bases eleitorais, prepara um projeto para transformá-la numa espécie de “Cabo Canaveral” do Brasil.
Ele também espera que com as obras do Centro de Lançamento de Alcântara, a cidade possa alcançar novamente aos índices de visitação de outrora.
DEDICAÇÃO EXCLUSIVA
A presidente Dilma Roussef estipulou o início de janeiro como prazo para que os ministros que se candidatarão as eleições de outubro de 2014 deixem o governo.
A determinação presidencial vai alcançar um dos ministros que o Maranhão tem no primeiro escalão do governo central.
Trata-se do deputado Gastão Vieira, que no cargo de ministro do Turismo, mostra competência, honestidade e criatividade.
IRONIA DA HISTÓRIA
O município com a menor renda média do país está presente no mapa do Maranhão.
Trata-se de Marajá do Sena, que apresenta R$ 96,25 por habitante e o 4º pior Índice de Desenvolvimento Humano.
Por ironia da história, com toda essa explícita situação de pobreza, o município tem o nome de Marajá.
CRÔNICAS DE GULLAR
O poeta Ferreira Gullar passou a dispor de mais uma atividade profissional, que proporcionou um aumento na sua renda mensal.
Foi contratado para participar do programa “Na Vertigem do Dia”, veiculado pela Rádio Cultura, de São Paulo.
Todas às sextas-feiras, Gullar fará a leitura de crônicas de sua autoria.
ELEIÇÕES LIMPAS
Para se dedicar mais intensamente ao movimento “Eleições Limpas”, que busca 1,6 milhão de assinatura para aprovação de um programa de reforma política, o juiz maranhense Marlon Reis entrou em campo de novo.
Ele que, anos atrás, foi um dos maiores lutadores pela adoção do projeto “Ficha Limpa”, que, nas últimas eleições, retirou da disputa eleitoral centenas de candidatos, pela prática de corrupção, quer agora fazer o Congresso Nacional aprovar o quanto antes uma reforma para renovar o processo político do país.
Marlon, titular da comarca do município de João Lisboa, está usando antiga licença-prêmio, fazendo palestras e conferências, em diversas cidades brasileiras, gastando recursos próprios.
LIVRO DE BRUNO
No dia 23 de setembro, às 19 horas, os amigos de Bruno Duailibe deverão marcar presença no Pestana Hotel.
Nessa noite, o jovem advogado lançará o seu primeiro livro de crônicas. Algumas publicadas em O Estado do Maranhão, outras inéditas.
Nome do livro: Essência Fragmentada.        
RESTAURANTE MULUNDUS
Quem pensa que Chico Mesquita, atual vice-prefeito do município de Vargem Grande, abandonou definitivamente o ramo gastronômico, equivocou-se redondamente.
Morando atualmente na cidade que o elegeu, acaba de inaugurar ali um restaurante que tem a sua marca de excelente chef de cuisine.
Para dar um tom local ao restaurante, deu-lhe o nome de Mulundus.
Chico quer dar tempo ao tempo para novamente montar outro restaurante em São Luis. Para isso, corre atrás de um bom local.
CUBA LIBRE
Nos anos de 1960 e de 1970, uma das bebidas mais consumidas em São Luis era o Cuba Libre.
A mistura de coca-cola com rum atraía as atenções principalmente da juventude sanluizense, que, à época, freqüentava os salões dos clubes Jaguarema, Lítero e Cassino.
Com o anúncio da chegada de médicos cubanos a São Luis, os donos de bares e restaurantes já perceberam que o drinque Cuba Libre poderá  voltar e com toda a força.
POETAS IN MEMORIAN
A Secretaria de Turismo de São Luis, em parceria com o Governo do Estado, a Academia Maranhense de Letras e a Fundação da Memória Republicana, inauguraram uma exposição de real significação cultural.
Trata-se de mostrar aos apreciadores da cultura maranhense livros e textos de grandes poetas de nossa terra, que ficaram imortalizados pela magnífica produção literária produzida em séculos passados.
A iniciativa, voltada especialmente para professores e alunos da rede escolar pública e privada de São Luis, merece aplausos e ser incentivada para que outras exposições dessa natureza possam ser revisitadas pelas novas gerações de maranhenses.  
A exposição Poetas in Memorian pode ser vista e contemplada no Convento das Mercês.
PALMAS PARA CHIQUINHO
O deputado federal Chiquinho Escórcio nem sempre visto com bons olhos pelos colegas de bancada, fato atribuído ao trabalhado incansável que realiza pelas causas do povo maranhense.
Por sua obra e graça, mobilizou mais cinqüenta prefeitos do Maranhão e convocou-os para uma reunião nos dias 18 e 19 em Brasília, com os ministros da Educação e Saúde.
Dessa reunião só participarão os gestores dos municípios com os menores resultados no Índice de Desenvolvimento Humano.
Palmas para Chiquinho pelas boas ações que vem prestando ao Maranhão.
EVENTO CULTURAL
Está programado para o dia 26 deste mês, às 19 horas, um evento cultural bombástico em São Luis.
A Academia Maranhense de Letras e a Alumar vão lançar nessa noite a reedição de obras importantes para o estudo da história do Maranhão.
São as obras completas de João Lisboa (quatro volumes), Poranduba Maranhense, de Frei Francisco de Nossa Senhora dos Prazeres e Relação Sumária das Cousas do Maranhão, de Simão Estácio da Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário