domingo, 15 de setembro de 2013

DESFILE Á NOITE



O novo prefeito de Itapecuru, Magno Amorim, ainda não conseguiu mostrar ao povo que o elegeu, nas eleições de 2012, as mudanças prometidas nos comícios. 
Mas no dia 7 de setembro, comemorativo à Independência do Brasil, o gestor realizou uma novidade em matéria de desfile.
Um ato de Magno, salvo melhor juízo, inédito no país, alterou o desfile estudantil, ao longo dos anos realizados pela manhã, foi transferido para a noite.
Resultado: as crianças ficaram felizes com a mudança, pois não desfilaram sob o intenso e forte calor dominante na cidade, e o povo itapecuruense compareceu em massa ao evento.
MUSEU DA INDÚSTRIA
O presidente da Federação das Indústrias do Maranhão, Edilson Baldez, está empenhado em realizar, na sua gestão, um projeto para preservar a memória industrial do Estado.
Em conversa com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, e a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico, Kátia Bogeá, mostrou o interesse para transformar em realidade um projeto que tem na cabeça, mas precisa da ajuda de ambos.
Para materializá-lo, Edilson Baldez espera também conseguir recursos do Sesi.
GASTÃO E FLÁVIO
O secretário de Turismo do Maranhão, Jura Filho, voltou de São Paulo empolgado com a participação do Estado no recente evento onde o que há de mais representativo no setor turístico nacional e internacional compareceu.
Fazendo parte do Conselho de Secretários Estaduais de Turismo, revela um fato que tem observando nas últimas reuniões com os colegas de gestão.
Gastão Vieira desfruta hoje de mais prestígio e admiração dos secretários de Turismo do que o presidente da Embratur, Flávio Dino.
PADRE HEITOR
Até recentemente a igreja de São João não era um templo bem freqüentado pela elite maranhense.
Mas a coisa mudou, com a presença do padre maranhense, Heitor Costa à frente da paróquia de São João.
Pelo bom relacionamento na sociedade de São Luis e pela maneira como conduz os ofícios religiosos, o jovem sacerdote está atraindo numerosos fieis para as cerimônias litúrgicas realizadas na igreja da Rua do Paz.
 A INFELIZ PERPETINHA
O chamado Massacre de Alto Alegre, povoado localizado no município de Barra do Corda, ganhou as atenções do país inteiro, em março de 1901.
Foi uma rebelião dos índios Guajajaras contra o processo de catequese imposto pelos frades Capuchinhos, vindos da Itália.
Os indígenas, em plena missa de domingo, invadiram a igreja e mataram frades, freiras e um bom número de católicos.
O episódio já foi contado em livro por vários autores, mas agora terá uma nova versão, com base na história da jovem Perpetinha que teve participação ativa no evento.     
 O autor do livro é o jornalista Elbio Carvalho, repórter da TV Mirante, que vai lançá-lo brevemente.
MÉDICOS ESTRANGEIROS
No Maranhão, como em todo o Brasil, os médicos perderam a batalha para o Ministério da Saúde, que lançou a política de trazer profissionais do estrangeiro para atender as populações mais pobres dos municípios.
Uma pesquisa realizada em São Luis, para saber como a população via a decisão tomada pelo Governo Federal, apresentou um indiscutível resultado.
A grande maioria dos entrevistados é a favor da vinda de médicos estrangeiros e aceitam ser tranquilamente tratados por eles.
PÉ QUENTE
O jornalista Benedito Buzar perdeu a conta dos anos que não assistia a um jogo de futebol em São Luis.
No domingo passado, decidiu ir ao Estádio Nhozinho Santos para ver o time de sua terra natal jogar contra o Moto Clube.
Era o último do jogo da Série B, do campeonato maranhense, e o time de Itapecuru perdera todas as partidas disputadas anteriormente.
Como pé quente, a presença de Buzar no estádio quase derrota o Moto Clube, que só no último minuto do jogo conseguiu empatar.
 UEMA AVANÇA
Foi divulgada a última avaliação do desempenho das universidades brasileiras.
A Universidade Estadual do Maranhão ficou em 119ª no ranking.
À primeira vista, a posição da Uema parece estar distante da ideal. Mas não é bem assim, quando se verifica o salto significativo da instituição na área de pesquisa e pós-graduação.
Ao se cotejar a colocação da Uema com outras universidades estaduais, mais antigas e estruturadas, a exemplo da Uepa, Unisul, Unoeste, Uemat, Uespi, Uemig, Ucam e Uffes, ver-se-á que o avanço foi extraordinário, razão pela qual o reitor e o vice-reitor, respectivamente, José Augusto Oliveira e Gustavo Pereira Costa estão vibrando de felicidade.
VOTO CONTRA
O Senado aprovou a Proposta de Emenda Constitucional que torna automática a perda de mandato de parlamentar na hipótese de condenado transitado em julgado por improbidade contra a Administração Pública.
A votação são não foi unânime por causa do senador João Alberto que votou contra a aprovação da PEC.
A imprensa não tem perdoado o senador maranhense por conta desse voto. Mas que conhece João Alberto de perto sabe que assim votou porque é radicalmente contra qualquer tipo de cassação de mandato parlamentar.
 FÁBIO EM ALTA
Se há um deputado estadual com o prestígio em alta no Palácio dos Leões é Fábio Braga.
O parlamentar do PMDB esteve ao lado da governadora Roseana Sarney e marcou presença em todas as cidades maranhenses recentemente visitadas por ela.
Além da solidariedade prestada à governadora, aproveitou a o roteiro de viagem para ver de perto o que o governo vem fazendo no interior do Estado e auscultar o povo com relação às eleições de 2014.
SONHO PORTENHO
Um dos grandes sonhos do escritor Jomar Moraes era conhecer Buenos Ayres.
Tempos atrás havia programado uma viagem à Argentina, mas foi obrigado a sustá-la devido ao seu estado de saúde.
Recuperado e bem disposto, na semana passada, arrumou as malas e, em companhia da filha Júlia, viajou para a capital portenha, onde visitou quase todas as livrarias da cidade.
Por falar em viagem, quem parte amanhã para o exterior é Ana Lúcia e Mauro Fecury. Vão cumprir um roteiro turístico no qual figuram as principais cidades da Europa.   
REFORMA DO SECRETARIADO
O governador do Ceará, Cid Gomes, acaba de fazer uma reforma completa no secretariado.
Para a secretaria da Saúde, nomeou o polêmico irmão Ciro Gomes.
O novo secretário cearense já anunciou que vem a São Luis para ver o que Ricardo Murad está fazendo para melhorar o atendimento hospitalar no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário