terça-feira, 13 de setembro de 2011

ANIVERSÁRIO DE MALUF

Na década de 1980, o governador paulista, Paulo Maluf, desfrutava de grande prestígio político no Brasil.

Em função dessa privilegiada posição no plano nacional, tentou algumas vezes ser presidente da República. Disputou as últimas eleições indiretas, mas perdeu para Tancredo Neves, que não assumiu o cargo, fato que conduziu o vice, José Sarney, ao comando do país.

À época, Paulo Maluf vivia cercado de políticos maranhenses, que chegaram a fazer um movimento na Assembleia Legislativa para eleger os delegados estaduais às eleições presidenciais. Não conseguiram.

Na semana passada, Paulo Maluf, ora deputado federal, completou oitenta anos e promoveu um mega evento em São Paulo.

Na festa, a presença apenas de um político do Maranhão: o deputado Waldir Maranhão, por ser do partido de Maluf.

O BOM ITAPECURUENSE

O itapecuruense Ubiratan Índio do Brasil, filho dos saudosos Zezé e Mundiquinho Mendes, este, conceituado comerciante da cidade, nos anos 40, 50 e 60, retornou às origens.

Depois de longo tempo morando em São Paulo, onde na condição de militar da Aeronáutica exerceu as funções de controlador de vôo, aposentou-se e voltou a residir em Itapecuru.

Comprou uma pequena, mas confortável casa na rua do Fio, onde vem desfrutando de momentos de prazer que a sua terra natal oferece.

CENTRO DE ENSINO NEWTON NEVES

O último resultado do Exame Nacional do Ensino Médio revelou que oito em dez escolas públicas do país ficaram abaixo da média.

O Maranhão, por sua vez, ficou abaixo da média nacional, que é de 537 pontos, obtendo apenas 512 pontos.

O Centro de Ensino Médio Professor Newton Neves, de Itapecuru, ficou abaixo dos 512 pontos, o que significa dizer que ficou entre os piores do Maranhão.

BANCO DA PREFEITURA

Anos atrás, Costa Rodrigues, prefeito de São Luis, tentou criar um Banco do Município.

Na gestão de João Castelo, a proposta da criação de um Banco do Município será levada a cabo.

O estabelecimento bancário deverá nascer no ano vindouro, como parte da programação do quarto centenário de São Luís.

A instituição será batizada com o nome de “Banco 400”, para executar políticas de microcrédito e concessão de recursos para pequenos empreendedores.

COMISSÃO DE NOTÁVEIS

A Assembleia Legislativa, em solenidade especial presidida pelo presidente, deputado Arnaldo Melo, criou e empossou a Comissão Consultiva para programar os 400 anos de São Luís.

Integra a Comissão o escritor itapecuruense Benedito Buzar, presidente da Academia Maranhense de Letras, o qual, pelo seu talento intelectual, dará significativa contribuição ao evento histórico.

MAX E LUIS FERNANDO

Na reunião do Palácio dos Leões, a governadora Roseana Sarney juntou boeiros e membros da cultura popular, para assistirem ao vivo a transmissão do ato, no Rio de Janeiro, em que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional deu o título de Patrimônio Cultural do Brasil ao bumba meu boi do Maranhão.

No ato, as atenções estavam voltadas para a presença de dois secretários de governo: Max Barros, da Infra estrutura, e Luis Fernando Silva, da Casa Civil.

A governadora fez questão de colocá-los a seu lado e mostrar que os dois são seus candidatos aos cargos de prefeito de São Luís, em 2012, e de governador do Maranhão, em 2014.

JOAQUIM NO IHGM

No ano passado, o intelectual Joaquim Haickel elegeu-se e tomou posse na Cadeira 37 da Academia Maranhense de Letras.

Este ano, foi eleito para o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, para o qual será empossado na Cadeira 47, nesta terça-feira, às 19 horas.

A solenidade acontecerá no Auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa do Maranhão.

CONSULTÓRIO Á MARANHENSE

Um maranhense, consultado por um dos mais conceituados neurologistas de São Paulo, Dr. Eduardo Mutarelli, viu que o seu consultório é ornamentado à base de réplicas de barcos.

Ele veio ao Maranhão só para conhecer os Lençóis Maranhenses, que o impressionaram pela fulgurante beleza natural.

Um dos mais bonitos barcos da coleção do neurologista foi presente do engenheiro Mauro Fecury.

MARRECA E MARRECÃO

O prefeito de Itapecuru, Júnior Marreca, há que fazer um esforço concentrado nas eleições do ano que vem.

Vai ter de lutar em duas frentes: em Itapecuru e Cantanhede.

Na terra de Benedito Buzar, para eleger o sucessor; na terra de Hildo Rocha, para fazer do pai, Antônio Filgueira, o Marrecão, o substituto do prefeito José Martinho.

Além do esforço, haja grana.

FRASE DE GASTÃO

A categorizada opinião do deputado Gastão Vieira, pronunciada no programa CQC, veiculado pela Band, elogiada pelo jornalista Marcelo Tass, foi registrada pela revista Veja.

Ei-la: “No PMDB todo mundo manda, ninguém obedece e cada um faz o que quer”.

Em Brasília, os cardeais do PMDB torcem o nariz quando avistam Gastão.

JOMAR NA BIENAL

Tempos atrás, o escritor Jomar Moraes era assíduo freqüentador das Bienais do Livro de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Ao retornar a São Luís, sua bagagem era só livro.

Passou alguns anos sem participar do evento por causa do seu estado de saúde.

Em plena fase de recuperação física, Jomar decidiu este ano viajar ao Rio de Janeiro com a finalidade exclusiva de participar da 15ª Bienal do Livro.

O EXEMPLO DE CANTANHEDE

Neste final de mês, uma comissão de parlamentares da Câmara de Vereadores de Cantanhede de Portugal visitará o vizinho município de Cantanhede, que até os meados do século passado era distrito de Itapecuru.

O prefeito de Cantanhede, José Martinho, prepara uma programação especial para homenageá-los. Na oportunidade, será inaugurado a estátua do Marquês de Marialva e os vereadores lusitanos receberão a Medalha Henriques Leal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário