segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PAU D’ARCO EM FLOR

Pau D’Arco, também chamada de Ipê, é uma frondosa árvore que, em determinadas estações do ano, se cobre de flores amarela, branca e roxa.

Da flora brasileira, poucas são as flores que se igualam às do Pau D’Arco em beleza e perfume.

Na nossa região, a floração da árvore acontece nesta época do ano.

O grande poeta maranhense Sousândrade, nascido em Guimarães, foi o primeiro intendente de São Luís após a proclamação da República e sonhou com a instalação, nesta cidade, da primeira universidade brasileira, que se chamaria Atlântida.

Ele, Sousândrade, tinha um encantamento tão grande pela árvore que quando o marechal Deodoro derrubou a monarquia, proclamou uma frase que virou símbolo do novo regime: “Proclamada República, Pau D’arco em flor”.

PREFEITURA E FAMEM

Não foi um bom negócio a eleição de Júnior Marreca a presidente da Famem, especialmente para os funcionários, fornecedores e vereadores.

Quando se procura por ele na Famem, é dito que se encontra na prefeitura de Itapecuru. Ao se procurá-lo na prefeitura, a informação é de que está em São Luís, na Famem.

Por telefone, é impossível encontrá-lo. É mais fácil falar com o Papa, em Roma, do que o nosso gestor.

IFMA EM ITAPECURU

O prefeito de Itapecuru, Junior Marreca, assinou, em Brasília, termo de compromisso com o Ministério da Educação, pelo qual o Governo Federal e o Município assumem a responsabilidade de construir em Itapecuru um campi do Instituto Federal Tecnológico do Maranhão (IFMA).

A unidade do IFMA de Itapecuru, além de ofertar ensino médio, também oferecerá ensino superior e capacitação de professores voltados para a promoção do desenvolvimento da região.

Para a instalação campi do Instituto Federal Tecnológico do Maranhão, o Ministério exige que a prefeitura, entre outras coisas, faça a doação de um terreno em área de boa visibilidade e de fácil acesso.

O prefeito, com autorização da Câmara Municipal, deverá doar uma área à margem da estrada que liga a cidade ao Entrocamento.

EMANCIPAÇÃO DE CANTANHEDE

Até os meados de 1952, Cantanhede era distrito do município de Itapecuru-Mirim. Deixou de sê-lo mediante um projeto de lei apresentado à Assembleia Legislativa pelo deputado Líster Caldas.

Com o desmembramento, Cantanhede, pela Lei 757, de 24 de agosto de 1952, ganhou autonomia político-administrativa, passando a ter prefeito eleito.

Na época, a Câmara Municipal de Itapecuru, após exaustivos debates, pronunciou-se contra o desmembramento, achando que o novo município não tinha número suficiente de habitantes e nem condições financeiras para gerir-se de maneira autônoma.

ITAPECURUENSE ILUSTRE

Em 22 de setembro de 1807, portanto, há 124 anos, nascia no povoado Juçara, em Itapecuru-Mirim, um dos maiores jornalistas maranhenses.

Trata-se de José Cândido de Moraes e Silva, que, pela sua luta em favor da libertação do Maranhão do jugo português, pagou um preço alto, sendo preso e perseguido pelos poderosos da época.

José Cândido fundou o jornal O Farol, através do qual combatia os opressores do povo maranhense.

CUSTO-BENEFÍCIO

Levantamento realizado por uma revista nacional, em que foram cruzados os resultados das eleições de 2010 com os dados de financiamento de campanha dos candidatos a deputado federal, revelou informações curiosas.

Uma delas: em todos os Estados houve uma correlação entre arrecadação de dinheiro e sucesso eleitoral.

Na eleição do Maranhão, o deputado federal apontado com melhor custo-benefício, em 2010, foi Edivaldo Holanda Junior.

Gastou R$ 101.575,00 e obteve 104.015 votos.

BLOGUEIROS DO MAL

É triste e lamentável ver, no momento em que o Maranhão emplaca um ministro no governo da República, alguns blogueiros botarem as unhas de fora e agirem contra os interesses do estado.

Bastou que a presidente Dilma convidasse o deputado Gastão Vieira para assumir o Ministério do Turismo para que essas almas penadas desencadeassem sórdida campanha contra o parlamentar do PMDB, como se fosse um corrupto, incompetente e não tivesse amplas e positivas condições de gerir um órgão de tamanha importância.

O pior de tudo é que passam a alimentar a grande imprensa do sudeste brasileiro com informações descabidas e nada relevantes, desservindo o Maranhão e instrumentalizando os lobistas do Rio de Janeiro e São Paulo, inconformados de perder o Ministério do Turismo para um estado do Nordeste.

Como tem ficha limpa, Gastão vai em frente e fará grande administração no MT.

DUQUE DE CAXIAS E ITAPECURU

O coronel Pelegrino quer que o 24º Batalhão de Caçadores, sob seu comando, também participe das comemorações do quarto centenário de São Luís.

Ele organiza um projeto para mobilizar não apenas São Luís, mas várias cidades do Maranhão.

O projeto pretende repetir o feito de Duque de Caxias, quando veio ao Maranhão, em 1840, lutar como comandante das armas e presidente da província, contra os insurretos da Balaiada.

Em agosto de 2012, um voluntariado de militares e civis deverá fazer o percurso de São Luís a Caxias, passando também por cidades onde houve refregas entre os balaios e as forças comandadas pelo coronel Luiz Alves de Lima.

Itapecuru, onde Duque de Caxias montou um quartel-general, para lutar contra os comandados do Nego Cosme, e também lançou a pedra fundamental da igreja de Nossa Senhora das Dores, fará parte do roteiro.

MUSEU DOS AZULEJOS

A Comissão criada pela prefeitura de São Luís poderia incluir na programação comemorativa dos 400 anos da cidade, a retomada dos trabalhos da fundação do Museu dos Azulejos.

A obra, começada na administração do ex-prefeito Tadeu Palácio, que, para tal fim, recebeu vultosos recursos para executar o projeto, foi inexplicavelmente paralisada e até hoje permanece desativada.

As peças da azulejaria maranhense, talvez, a mais rica e numerosa do mundo, foram doadas ao Museu pelo intelectual Joaquim Campelo, que não se conforma com o abandono da obra.

ARQUIVO PÚBLICO

Funcionários e pesquisadores do Arquivo Público do Maranhão tocaram foguetes e rezaram, na semana passada, por causa de uma decisão da governadora Roseana Sarney.

Cumprindo a promessa de reformar os prédios onde estão instalados os órgãos da cultura maranhense, assinou a ordem de serviço para as obras de restauração do Arquivo Público.

Ainda este mês, a Secretaria de Infraestrutura deve iniciar os trabalhos e terá 60 dias para realizar as reformas do telhado, rede elétrica e hidráulica, serviço de alvenaria e pintura do prédio da Rua de Nazaré, onde está concentrada toda a memória da documentação do Maranhão.

APARELHOS DE TELEVISÃO

Um estudo do Banco Mundial, recentemente divulgado, revelou que o grande número de aparelhos conectados no Brasil e o especial apreço dos brasileiros pelas novelas estão por trás de mudanças importantes no comportamento da sociedade, destacando-se a diminuição da taxa de natalidade.

No Maranhão, quando o Brasil começou a produzir em larga escala, nos anos de 1960, os aparelhos de rádio a pilha, que passaram a invadir as comunidades mais distantes do nosso espaço territorial, pesquisadores detectaram que os radinhos, como eram chamados, estavam efetivamente contribuindo para diminuir o crescimento demográfico entre nós.

CANDIDATURA DE GILBERTO

Nos últimos anos, a politicalha no município de Paço do Lumiar chegou ao limite da desfaçatez.

Raro é o dia que a mídia impressa e eletrônica não divulga fatos repugnantes e intoleráveis dos políticos dali.

Há possibilidade, nas próximas eleições, basta o eleitorado de Paço do Lumiar se mobilizar, para essa constrangedora situação mudar.

O ex-prefeito Gilberto Aroso decidiu ser candidato à prefeitura do município, nas eleições de 2012, disputando o cargo pelo PMDB, partido ao qual se filiará.

DILMA E SARNEY

Na abertura do Debate da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, a presidente Dilma Roussef, emocionou-se ao dizer que era a primeira mulher no mundo a fazer o discurso de inauguração do evento.

José Sarney, no exercício do cargo de presidente da República, também se emocionou ao fazer seu primeiro discurso na ONU, evocando um poeta.

Era o maranhense Bandeira Tribuzi, seu amigo fraternal e companheiro de geração, do qual recitou um poema, que se tornou, na época, objeto de muita curiosidade da imprensa e dos meios culturais do país.

ELEIÇÃO NA ACADEMIA

Foi lida na última reunião da Academia Maranhense de Letras o Parecer da Comissão, designada pelo presidente Benedito Buzar, formada dos acadêmicos, José Ewerton, Sebastião Duarte (relator) e Ceres Costa Fernandes, sobre os candidatos pretendentes à Cadeira nº 7, vaga com o falecimento do historiador Carlos de Lima.

A Comissão considerou os inscritos Antônio Carlos Lima e Ana Luiza Ferro qualificados para o sufrágio acadêmico, ato que deverá acontecer no dia 27 de outubro, conforme decisão da diretoria da Casa de Antônio Lobo.

DOCUMENTOS MARANHENSES

A diretoria da Alumar, capitaneada por Nilson Ferraz, recebeu terça-feira, os acadêmicos Benedito Buzar, Jomar Moraes e Sebastião Duarte, para uma reunião de trabalho.

Assunto em pauta: continuidade da publicação da coleção Documentos Maranhenses, que a Alumar, em parceria com a Academia Maranhense de Letras, realiza desde 1984, lançando 22 obras de relevante importância histórica e cultural.

A diretoria da empresa, tendo em vista as comemorações dos 400 anos de São Luís, patrocinará, por sugestão da AML, a publicação das Obras Completas de João Lisboa, Poranduba Maranhense de Frei Francisco de N.S. dos Prazeres do Maranhão, Relação Sumária das Coisas do Maranhão de Simão Estácio da Silveira e Perfis Acadêmicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário