segunda-feira, 19 de setembro de 2011

RALO DA CORRUPÇÃO

Levantamento de órgãos do governo federal revelou que, nos últimos anos, a maioria de recursos liberados pelo Ministério da Saúde, escorregou pelo ralo da corrupção.

Os números mostram as variadas irregularidades identificadas pela Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União e Ministério Público Federal, em sua grande totalidade praticada por prefeitos, secretários de saúde e hospitais que prestam serviços ao SUS.

Volumosos desvios de recursos do SUS foram registrados no Maranhão. A prefeitura do município de Paço Lumiar, por exemplo, foi apontada pelo Departamento Nacional de Auditoria do Ministério da Saúde, “como um mar de saques milionários da conta da saúde, que jamais se reverteram em benefício da população”.

DELEGACIA DE POLÍCIA

A atual delegacia de polícia de Itapecuru, dado o aumento da criminalidade no município, está pequena e precisa de um novo prédio para o atendimento dos serviços que presta a comunidade.

Pensando nisso, o Governo do Estado quer construir uma nova delegacia na cidade, mais ampla e mais funcional.

A Secretaria de Segurança do Estado já requereu da prefeitura um terreno que possa comportar os serviços e as demandas policiais.

Até agora, contudo, a prefeitura não respondeu sobre o pedido da Secretaria de Segurança.

Acorda prefeito.

ZEZINHO MACHADO

O empresário Zezinho Machado, agora filiado ao PMDB, pretende submeter o seu nome à sucessão do prefeito Júnior Marreca.

Mais maduro e com experiência redobrada, não vai fazer desse objetivo uma causa inarredável.

Sabe que no seu partido existem outras candidaturas, por isso, como no passado, não quer dar murro em ponta de faca.

Se os convencionais acharem que pode disputar o cargo em condições normais de temperatura, topa a parada e parte para a luta.

Caso contrário, apoiará aquele que o PMDB escolher.

A EXPANSÃO DA CIDADE

A cidade de Itapecuru cresce a olhos vistos.

A cada dia, novas ruas surgem, novas casas são construídas, em função do acelerado incremento da população e da expansão das atividades empresariais e dos prestadores de serviços.

Enquanto o setor empresarial vem se transformando no motor da economia do município, o setor público mostra-se apático e indiferente às mudanças que estão acontecendo na comunidade, aliás, em ritmo galopante.

A gestão pública precisa urgentemente se movimentar e dar sinal de vida, sob pena de ser engolida pelos ventos do progresso.

VISITA DE ITAPECURUENSE

Mais um itapecuruense visita a cidade onde nasceu.

Trata-se de Epitácio Lucena, comerciante na cidade de Silva Jardim, no Estado do Rio de Janeiro.

Há anos deixou Itapecuru, mudando-se para a Cidade Maravilhosa, onde construiu família e ingressou na atividade empresarial.

Depois de rever a cidade natal e os amigos de infância,Júlio Araújo, Benedito Buzar e Nonatinho Lima, retornou ao Rio de Janeiro.

CIRURGIA EM BRASÍLIA

O ex-governador José Reinaldo há anos resistia a uma intervenção cirúrgica, com vistas a corrigir um problema nos joelhos, que o impedia de locomover-se à vontade.

Chegou a marcar, no ano passado, a cirurgia em São Paulo, mas desistiu.

Na última segunda-feira, contudo, decidiu enfrentar o que o atormentava há anos. Num hospital de Brasília, submeteu-se à cirurgia e, segundo informações seguras, a intervenção médica foi bem-sucedida.

PROTESTO DOS IDOSOS

O deputado Marcelo Castro, do PMDB da Paraíba, cotado para ministro do Turismo, que concorria com o deputado Gastão Vieira, perdeu o cargo por possuir ficha suja.

Defendendo-se da acusação, tomando por base as denúncias da imprensa contra o deputado Pedro Novais, disse: - Falaram que o Pedro Novais estava num motel. O que um velho de oitenta anos vai fazer num motel? Só se for para rezar.

A Associação da Terceira Idade não gostou e vai protestar.

NAURO DE VOLTA

O poeta Nauro Machado, depois de uma temporada no Rio de Janeiro, retornou às origens.

Na Cidade Maravilhosa, cuidou da saúde, sendo submetido a uma delicada cirurgia.

Em completa recuperação, e com menos peso, vem recebendo dos amigos cumprimentos pela sua presença na cidade.

CANTORA EQUIVOCADA

A cantora Nana Caymi esteve recentemente em São Luís, onde, no Teatro Artur Azevedo cantou e recebeu aplausos dos maranhenses pela sua voz e seu magnífico repertório.

Ao regressar ao Rio de Janeiro, declarou à imprensa que ficou impressionada com a miséria de São Luís.

A cantora baiana, a esse respeito, decepcionou os maranhenses, pois aqui, se ela chegou a ver, não foi miséria, mas pobreza.

SAFRA DE ABACAXI

O abacaxi, cientificamente conhecido por ananas comosus, da família das bromeliáceas, é uma fruta tropical, extremamente saborosa e rica em nutrientes.

O abacaxi maranhense, especialmente o produzido em Turiaçu, é inigualável e, pode-se dizer, sem qualquer ranço de regionalismo, o mais delicioso do país.

Durante boa parte do ano é vendido em São Luís a preço astronômico. Em setembro, mês da safra da fruta, podemos degustá-la facilmente, pois chega aqui em abundância, fazendo o preço cair no mercado. De R$ 8,00 passa para R$ 3,00.

NAS RUAS DE NOVA YORK

O secretário de Esportes, Joaquim Haickel, aproveitou o feriadão da Semana da Pátria, para revisitar Nova York.

Ele, que se fazia acompanhar da bela esposa Jacira, aproveitou para assistir os grandiosos espetáculos teatrais da Broadway, conhecer os novos restaurantes da cidade e fazer uma coisa que sempre teve vontade de realizar, mas por falta de oportunidade, só agora transformou em realidade: circular pelos principais pontos turísticos de Nova York de bicicleta.

ESCÓRCIO E ROMÁRIO

O deputado Chiquinho Escórcio, que já provou ser grande amigo de Romário, tanto que o trouxe a São Luís, para um jogo beneficente, quer mostrar ao jogador e parlamentar que merece ser homenageado na Copa do Mundo, que acontece no Brasil, em 2014.

O deputado maranhense desencadeou um movimento na Câmara federal para fazer de Romário o representante do Congresso Nacional no Campeonato Mundial de Futebol.

O presidente do Senado, José Sarney, apóia a idéia.

CAMARO AMARELO

O jogador maranhense Kleber Pereira, vindo jogar no Moto Clube de São Luís, perdeu o status de estrela de primeira grandeza, mas não deixou o estilo de vida conquistado nos principais times do sudeste brasileiro.

Em São Luís, é visto circulando no comando de um Camaro importado.

O carro chama a atenção, não apenas pelo motorista que o conduz, mas também pela berrante cor amarelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário