sábado, 6 de agosto de 2011

ADESÃO DO MARANHÃO

O jornalista Benedito Buzar não desiste. Continua defendendo a tese, louvado no renomado historiador Mário Meireles, segundo o qual o verdadeiro dia da Adesão do Maranhão à Independência não foi 28 de julho.

No livro “Dez Estudos Históricos”, o professor Mário Meireles, prova que foi no dia 20 de julho de 1823, na vila de Itapecuru Mirim, que as forças maranhenses, comandadas pelo coronel Burgos, abateram inapelavelmente as tropas portuguesas, formando uma Junta Provisória, composta de sete membros, que proclamou fidelidade a Dom Pedro.

A Junta Provisória, integrada por quatro representantes da vila de Itapecuru e três de São Luís, no dia 28 de julho se reuniu na capital do Estado para substituir a Junta Governativa, que havia jurado compromisso à Corte portuguesa.

GUERRA NA CAEMA

A diretoria da Caema não aceitou e nem vai assistir passivamente o ato de agentes da Polícia Civil do Maranhão, comandada por um delegado, contra um trabalhador da empresa, que em plena atividade de trabalho, foi violentamente agredido.

Amanhã, às 9 horas, atendendo convocação da diretoria, o Conselho de Administração da Caema reúne para apreciar o caso, tomar providências, inclusive com medidas judiciais, para que o lamentável episódio não se repita e os agressores sejam punidos.

PREFEITO DE CHAPADINHA

Nesse contexto de mediocridade em que a vive a vida pública maranhense, merece destaque o gesto do advogado Raimundo Marques de ingressar na atividade partidária e se apresentar candidato às próximas eleições municipais.

O ex-secretário de Segurança do Estado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão quer se candidatar à prefeitura de Chapadinha.

O nome de Marques já circula nos meios políticos daquela cidade e vem obtendo larga aceitação popular, que quer se livrar de candidatos que rotineiramente chegam à prefeitura do município apenas para desviar recursos públicos.

AGOSTINHO E WALDEMIRO

O professor Agostinho Marques, eleito na semana passada para a Academia Maranhense de Letras, para ocupar a cadeira de Clóvis Sena, quer tomar posse ainda este ano.

O desejo já foi comunicado ao presidente da AML, Benedito Buzar, que deverá marcar a data para dezembro, antes do recesso acadêmico.

Agostinho também já escolheu o acadêmico que irá recepcioná-lo na solenidade de posse: Waldemiro Viana, seu amigo de infância.

POLE POSITION

Quando o vereador Lourival Mendes se candidatou à Câmara Federal, poucos acreditavam que teria sucesso nas eleições de 2010.

Aberta as urnas, o candidato do PT do B saiu com votação suficiente para garantir o mandato de deputado em Brasília.

Assumiu o cargo eletivo e após seis meses de atuação na Câmara de Deputados, eis que Lourival Mendes novamente surpreende os que não o conheciam.

Foi o parlamentar da bancada maranhense que teve melhor desempenho. Não faltou a nenhuma sessão deliberativa, apresentou o maior número de projetos e um dos que menos gastou recursos dos congressistas.

PROFESSORES DA UEMA

A Associação dos Professores da Universidade Estadual do Maranhão está se preparando para uma batalha.

Alvo da luta: o exagerado desconto nos salários dos docentes.

A APRUEMA já esgotou as negociações administrativas. Agora, parte para o ingresso de ações judiciais, com as quais espera corrigir as distorções registradas nos contra cheques dos professores.

ANJO OU DEMÔNIO

Nos anos de 1990, o delegado Luis Moura foi satanizado pela sociedade, que o via, por informações dos órgãos policiais, como autor de atos de violência e crimes praticados no Maranhão.

Passaram-se os anos, ao longo dos quais foi penalizado, eis que, por decisão do Tribunal de Justiça do Estado, proferida pela 1ª Câmara Cível, foi anulada a sua exoneração do cargo que ocupava e o Estado terá de pagar, retroativamente, os salários de quase 11 anos em que ficou afastado das funções de delegado.

Luis Moura é um dos poucos maranhenses que passou por dois momentos cruciais: o de demônio e o de anjo.

REDE HOTELEIRA

O reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, não tem nenhuma dúvida quanto ao êxito do Encontro da Sociedade Brasileira do Progresso da Ciência, a ser realizado em São Luís no ano vindouro.

Para isso, a UFMA, anfitriã do evento, vai fazer o que for possível para suplantar o simpósio já realizado e que o próximo seja um marco na vida da cidade, quando ela completará 400 anos de fundação.

O reitor só está preocupado com uma coisa: a rede hoteleira de São Luís, ainda relativamente pequena, para abrigar cerca de vinte mil participantes da SBPC.

FICÇÃO E REALIDADE

As novelas, vez por outra, mostram como são capazes de retratar fatos e criar personagens fictícios, que se aproximam bastante da realidade e do cotidiano.

Veja-se, por exemplo, a personagem Eunice, da novela “Coração Insensato”, veiculada pela TV Globo, interpretada pela atriz Débora Evelyn, que, no papel de uma pretendente a socialite, faz de tudo para ser convidada a marcar presença em todos os eventos festivos.

Há quem diga que São Luís é uma Ilha cercada de Eunice por todos os lados.

TESTEMUNHA, NUNCA

Acusado de participar de atos de tortura no regime militar, o coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ultra, responde a diversos processos.

O militar arrolou o senador José Sarney como testemunha de defesa.

O presidente do Senado, revoltado com o fato, informou que não vai comparecer ao julgamento e nem depor, pois não conhece o coronel e nunca teve como ele qualquer aproximação que o leve a defendê-lo.

SARAU DE CERES

A escritora Ceres Costa Fernandes, que fez do Café Literário, realizado no Centro de Criatividade Odilo Costa Filho, um retumbante sucesso cultural, parte para um novo evento.

Saraus: eventos culturais onde as pessoas se encontram para se expressar ou se manifestar artisticamente.

Em São Luís, no século XIX, os saraus marcavam a vida cultural da cidade, geralmente promovidos em casas particulares.

O primeiro, sob o comando de Ceres, acontecerá no dia 18 de agosto, no Centro de Criatividade Odilo Costa Filho, na Praia Grande.

PIANO E FOGÃO

Neste mês de agosto, será lançado o livro da autoria de Zezé Cassas Gomes, intitulado “Do Piano ao Fogão”.

Zezé, que conhecemos e admiramos pelo seu extraordinário talento musical, que se manifesta por meio do piano, agora, através de receitas culinárias variadas e saborosas, demonstrará como sabe lidar magistralmente com as ferramentas do fogão e do tempero, a ela transmitidas pela avó, Linda Duailibe, pela mãe, Vitória, e pela sogra, Jandira.

Com prefácio de Zelinda Lima, o livro terá seu lançamento no Ceuma, que patrocinou a edição.

INSCRIÇÕES REABERTAS

A Academia Maranhense de Letras reabriu as inscrições para preenchimento da cadeira nº 7, vaga com o falecimento do historiador Carlos de Lima.

Até o dia 30 de agosto do corrente ano, os candidatos poderão se inscrever.

Potenciais candidatos à vaga: Antônio Carlos Lima, José Neres e Sérgio Brito.

CLASSE C

Há muito tempo não se via os shoppings de São Luís tão cheio de gente como neste mês de julho.

O interessante é que não eram pessoas que costumavam freqüentá-los.

Pertenciam a uma classe social- a C, que até recentemente não consumia os produtos vendidos em lojas de shoppings.

Nenhum comentário:

Postar um comentário