terça-feira, 30 de agosto de 2011

PREFEITOS INSENSÍVEIS

Com as presenças da presidente da República, Dilma Roussef, e do ministro da Educação, Fernando Hadad, realizou-se em Brasília uma solenidade da maior importância para o Maranhão.

Tratava-se do anúncio da instalação de mais um campus da Universidade Federal do Maranhão no interior do Estado, agora, na cidade de Balsas, voltada para os profissionais do agro-negócio, e a abertura de oito novas escolas técnicas nas cidades de Araioses, Coelho Neto, Presidente Dutra, Pedreiras, Grajaú, Viana, São José de Ribamar e Itapecuru-Mirim.

Na reunião, foi reconhecida publicamente a atuação do deputado Gastão Vieira, que vem lutando incansavelmente para o Maranhão ser beneficiado com as ações do Ministério da Educação.

A nota triste da solenidade correu por conta da maioria dos prefeitos das cidades beneficiadas pelo MEC, que insensíveis aos problemas de suas comunas e indiferentes ao significado dos projetos educacionais, ausentaram-se de um ato em que o futuro das gerações maranhenses estava em jogo.

Júnior Marreca, por ser presidente da Federação dos Municípios do Maranhão e prefeito de Itapecuru, pela ausência, pecou duplamente.

POUCAS DEMISSÕES

Segundo relatório da Controladoria Geral da União, no período de 2007 a junho deste ano, o Governo Federal demitiu 63 funcionários públicos no Maranhão.

Causa dessas demissões: envolvimento dos servidores federais em práticas ilícitas.

Levando-se em conta o tempo de cinco anos, há quem diga que foi pouco o número de exonerações.

UNIVERSITÁRIOS E LIVROS

O reitor Natalino Salgado, se por um lado, vem fazendo de tudo para melhorar as condições físicas da Universidade Federal do Maranhão, por outro, não se descura também de mobilizar meios para melhorar o nível do ensino na instituição que comanda.

Para ele, que vem realizando um trabalho tão gigantesco em prol da UFMA, não poderia ser mais constrangedor e triste a notícia divulgada pela imprensa, dando conta de que, com base em levantamento realizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, 23,24% dos estudantes da Universidade Federal do Maranhão não lêem um livro sequer durante o ano.

A UFMA, que lidera o ranking dos universitários que não lêem nada, ficou em quarto lugar entre os menos assíduos à biblioteca.

O reitor, ainda que diante de um quadro tão desolador, não desiste e não vai parar de batalhar para dar à UFMA uma nova estrutura material e de ensino, para melhorar a sua posição no cenário das universidades brasileiras.

SER OU NÃO SER

A titular da Secretaria de Educação, Olga Simão, como se sabe, está de volta, mas ainda não reassumiu o cargo.

O interino, João Bernardo Bringel, continua respondendo pela Educação, mas já avisou a governadora Roseana Sarney que não deseja ser efetivado no posto, pois não quer ficar doente e nem perder tempo com um órgão que só tem jeito se for implodido.

Enquanto a titularidade da SEDUC permanece no compasso de espera, a torcida é para a governadora não nomear ninguém do PT para o cargo, pois a recente experiência, nesse sentido, foi um desastre.

LEMBRAR O SIOGE

A governadora Roseana Sarney já anunciou a “Comissão São Luís 400 anos”, que ficará responsável pelos preparativos para as comemorações da marcante efeméride.

Ao reunir com a “Comissão”, a governadora divulgou também os projetos que serão executados em favor de São Luís, dentre os quais a restauração do Centro Histórico e de todas as casas de cultura.

Nos meios intelectuais, a torcida é para o Governo do Estado não esquecer a recuperação de um dos prédios mais importantes da cidade, que se encontra em completo abandono e em fase de destruição.

O imóvel onde funcionava o Sioge.

ACADEMIA GRAJAUENSE

O escritor Sálvio Dino foi eleito e tomou posse no cargo de presidente da Academia Grajauense de Letras.

Ele, que já pertence aos quadros da Academia Maranhense de Letras e da Imperatrizense de Letras, na condição de presidente, vem se empenhando decididamente nas comemorações do bicentenário de Grajaú, terra em que nasceu.

Sálvio quer realizar em outubro vindouro uma solenidade especial da

Academia Maranhense de Letras, em Grajaú, que contará com a presença do escritor e senador José Sarney.

ACADEMIA GAY

O proprietário de uma das mais conceituadas academias de fisioterapia de São Luís foi convencido de que a cidade precisa de uma casa voltada para o público GLS.

Os gays maranhenses, em número bem significativo, gostariam de freqüentar essas academias, mas como o preconceito ainda é acentuadamente forte, ausentam-se delas por receio de serem discriminados.

O empresário do setor acha que o investimento no público GLS será produtivo, por isso, não está pensando duas vezes: vai montar o empreendimento.

FIGURAS BISEXTAS

Todos os sábados, o Boteko da Lagoa recebe um seleto grupo de pessoas para colocar a prosa em dia.

Em meio ao animado bate papo, em que é proibido falar da vida alheia, servem-se e sorvem-se deliciosos chopes, que se fazem acompanhar de gostos petiscos.

No sábado passado, os freqüentadores do Boteko foram tomados de surpresa quando viram adentrar no ambiente duas figuras jamais vistas por ali: o secretário de Saúde, Ricardo Murad e o deputado Tatá Milhomem.

CHAPÉU DE CASTELO

O prefeito João Castelo, embora tardiamente, resolveu aderir à moda do chapéu do Panamá.

De uns tempos para cá, ele passou a ser visto nas ruas de São Luís, inspecionando as obras viárias, carregando na cabeça um autêntico chapéu panamenho, que ganhou de presente de um amigo.

Não se sabe ainda se Castelo aderiu à moda do chapéu para esconder a careca ou para fingir que não é o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário