segunda-feira, 17 de outubro de 2011

PREFEITOS CORRUPTOS

Por incrível que pareça, não é o Maranhão que ostenta o título de prefeitos mais corruptos do Brasil.

No campeonato da bandalheira municipalista, o Piauí está colocado em primeiro lugar.

A avaliação levou em conta o número de prefeitos cassados por corrupção. Nesse particular, o Piauí dispara, mas o Maranhão não fica longe.

Lá como aqui, são os municípios mais pobres que levam os prefeitos à prática da malversação do dinheiro público.

Causas da perda de mandatos: improbidade administrativa, infrações à legislação eleitoral e a não prestação de contas aos órgãos competentes.

ACADEMIA ITAPECURUENSE

Está prevista para o começo de dezembro, a solenidade de instalação da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes.

O antigo sonho do saudoso João Silveira será transformado em realidade graças aos esforços de Benedito Buzar, José Jorge, Raimundo Filho, Teotônio Fonseca, e tantos outros.

Sucessivas reuniões estão sendo realizadas com o objetivo de selecionar os intelectuais (prosadores, poetas e artistas plásticos) mais representativos da terra de Gomes de Sousa, para formarem a futura instituição, que pretende lutar pela produção e difusão da cultura itapecuruense.

ITAPECURU DE FORA

Sessenta e sete municípios do Maranhão foram selecionados para receber benefícios do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal, no período de 2011 a 2014.

Os recursos serão empregados em obras e ações voltadas para o abastecimento de água e esgotamento sanitário, realizados com a participação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Como a prefeitura de Itapecuru está inadimplente com a Funasa, no que se refere à prestação de contas, há quem diga que por isso o município ficou de fora e não receberá os recursos do PAC 2.

VEREADOR SEM MANDATO

Um vereador de Itapecuru pode perder o mandato que exerce na Câmara Municipal.

Motivo: passou por cima da decisão normativa do Tribunal Superior Eleitoral, segunda a qual “o mandato não pertence ao eleito, mas ao seu partido”.

Como é sabido, o edil itapecuruense afobou-se e resolveu intempestivamente trocar de legenda ao arrepio da legislação.

Resultado: o primeiro suplente de sua coligação vai questionar na Justiça Eleitoral a descabida transferência de partido do precipitado representante do povo.

RIBAMAR E ITAPECURU

Qual a diferença entre os municípios de São José de Ribamar e Itapecuru-Mirim?

Em São José de Ribamar, as obras públicas realizadas pela prefeitura do município, são inauguradas com freqüência e divulgadas pela mídia impressa e eletrônica.

Em Itapecuru, há anos a prefeitura não faz qualquer investimento de vulto na cidade. A última obra inaugurada, pelo tempo decorrido, já se perdeu de vista o dia em que foi entregue ao povo.

SIOGE SALVO

Uma boa notícia para os que imaginavam - eu, você e tantos outros, que o prédio onde funcionava o Sioge estaria com a morte anunciada.

Num esforço concentrado da Petrobrás, Ministério do Turismo e Universidade Federal do Maranhão será concebido um projeto de recuperação do majestoso imóvel e dar-lhe destinação importante.

Nele deverá ser instalado o Museu da Antropologia, para guardar, conservar e divulgar as peças arqueológicas, encontradas aos montes, nos trabalhos de escavação e terraplenagem das terras da futura Refinaria de Bacabeira.

200 ANOS DO JUDICIÁRIO

Em 2012, sabe-se que duas importantes efemérides vão marcar o calendário maranhense.

No dia 8 de setembro, os quatros séculos de fundação de São Luís, evento que a prefeitura e o governo do Estado vão festejar.

Em 22 de março, o bicentenário de nascimento de um dos maiores escritores do Maranhão: João Lisboa, que a Academia Maranhense de Letras vai homenagear com a reedição de sua obra completa.

O Judiciário maranhense, também, em 2012, terá motivos para comemorar o bicentenário do Regimento, aprovado por Alvará de 13 de maio de 1812, do Tribunal de Relação do Maranhão, criado pela Resolução Régia de 23 de agosto de 1811.

HISTÓRIA DO TRE

Oficialmente a Justiça Eleitoral foi criada pelo Decreto nº 21.076, de 24 de fevereiro de 1932.

A instalação oficial do Tribunal Eleitoral do Maranhão ocorreu em 21 de outubro de 1932, na sala de sessões do Superior Tribunal de Justiça, oportunidade em que o desembargador Alberto Correia Lima foi eleito o primeiro presidente do TRE e o desembargador Joaquim Teixeira Junior, vice-presidente.

Nesta sexta-feira, quando a Justiça Eleitoral do Maranhão completa 79 anos de vida, uma solenidade dar-se-á em comemoração ao evento histórico: o lançamento do livro do historiador Milson Coutinho, “Síntese Histórica do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.”

O POETA E A PSIQUIATRIA

O maranhense Ferreira Gullar não usa seu talento intelectual apenas para fazer poesias e conferências culturais.

Foi convidado e aceitou abrir o Congresso Brasileiro de Psiquiatria, em novembro, no Rio de Janeiro.

Pai de dois filhos esquizofrênicos, falará sobre a importância da internação em clínicas psiquiátricas, já que diverge da política de saúde do governo federal, que deseja o contrário.

PARTIDAS BENEFICENTES

A excelente ideia do deputado Chiquinho Escórcio, de trazer a São Luís o time de deputados federais para jogar com o dos deputados estaduais do Maranhão, em caráter beneficente, ganha adeptos e começa a ser levada a outras cidades.

As presenças de Romário, Tiririca, Popó e outros parlamentares, reconhecidamente populares, são fortes atrativos para carregar grande público aos estádios.

Por pedido do ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, o time de estrelas do Congresso Nacional estará em Imperatriz no dia 19 de novembro para uma partida de futebol contra os vereadores tocantinos.

A renda será empregada no tratamento de crianças carentes.

CABRAL NO AMAZONAS

Por iniciativa do próprio professor José Maria Cabral Marques, acaba de ser publicado o livro “Uma experiência educacional pioneira no Amazonas.”

O livro relata a atuação do educador maranhense no Amazonas, quando convidado pelo governador, João Walter Andrade, para pilotar a Secretaria de Educação, a partir de março de 1971.

Cabral, que havia realizado no governo José Sarney (1966-1970) extraordinário trabalho no setor educacional do Maranhão, criando as Faculdades estaduais, os Ginásios Bandeirantes e as Escolas João de Barros, levou para o Amazonas essa vasta e profunda experiência e ali as implantou de modo eficiente e com ótimos resultados, a ponto de receber calorosos elogios do então ministro da Educação, Jarbas Passarinho.

BANCADA FEDERAL

A bancada federal do Maranhão no Congresso Nacional vem sendo acusada de leniência com relação ao Ministério dos Transportes, que, mais uma vez, cancelou o processo licitatório para a duplicação da BR-135.

Os deputados estaduais estão ameaçando ir a Brasília, com o objetivo de pressioná-la a tomar posição firme e urgente para a solução do problema junto ao Ministério dos Transportes

Para a duplicação da BR-135 ser materializada basta a bancada federal fazer uma coisa: não votar nada de interesse do governo federal no Congresso Nacional.

TEMPORADA NATALINA

Os primeiros sinais da chegada da temporada natalina em São Luís já podem ser vistos nos supermercados.

São os famosos e tradicionais panetones.

Antes do Natal, são bastante procurados, por isso chegam aos consumidores por preços nada convidativos. Após as festas de fim de ano, a demanda vai lá pra baixo e aí são comercializados a preços de banana.

MARANHENSES NO CÍRIO

A presença de maranhenses em Belém do Pará, por ocasião dos festejos de Nazaré, sempre foi marcante.

Este ano, foi igual aos passados: hotéis lotados e muita gente pagando promessa.

Até pouco tempo, quando estavam vivos, três maranhenses não faltavam à festa do Cirio: Alexandre Collares Moreira, Bernardo Almeida e Carlos Prestes Furtado (Carroca).

HOMENAGEM A UBIRATAN

O escritor Ubiratan Teixeira foi homenageado pela Academia Maranhense de Letras, instituição à qual pertence, pelos oitenta anos completados na última sexta-feira.

O presidente da AML, Benedito Buzar, designou o acadêmico Joaquim Itapary para saudar o octogenário, que lembrou o incessante e devotado trabalho do aniversariante em favor da cultura maranhense.

Ubiratan, emocionado, agradeceu a homenagem e prometeu, mesmo com o peso dos anos, continuar lutando pelo engrandecimento das letras e das artes e voltar a ter participação ativa na Casa de Antônio Lobo.

Um comentário:

  1. parabens amigo Benedito Buzar, finalmente perdemos este titulo, graças a Deus, deixamos a coroa dos prefeitos corruptos com o PIAUI. ainda bem. sera que o mao santa nao pode reverte este titulo, afinal ele e mao santa. e é piauiense.

    Domingos LEANDRO da conceição MENDES

    ResponderExcluir