segunda-feira, 24 de outubro de 2011

CARTA BRANCA

Certa feita, o secretário de Educação do Maranhão, João Bernardo Bringel, teria feito um diagnóstico sobre o órgão que comanda, deixando muita gente preocupada.

Segundo a imprensa, ele afirmara que a situação da Secretaria de Educação era tão caótica que para arrumá-la só havia um jeito: tocar fogo e criar uma nova.

Sabe-se agora que não será preciso o secretario tomar essa medida extrema para as coisas mudarem na Secretaria de Educação.

A governadora Roseana Sarney deu carta branca a João Bernardo, no sentido de promover alterações e reformas necessárias para o melhor desempenho da secretaria, sem se preocupar com as repercussões políticas.

AUMENTO DE VEREADORES

Levantamento feito em todas as câmaras municipais do país apontou a que terá o maior incremento de vereadores.

Adivinhou quem pensou na Câmara de São Luís, que, por conta do aumento populacional da cidade, passará de 21 para 31 vereadores.

Esse significativo crescimento da representação popular da cidade não trará qualquer benefício à população.

Com 21 ou 31 vereadores, a Câmara fará a mesma coisa: aprovará as propostas do prefeito, concederá títulos de cidadania, mudará nome de rua e apresentará moções de congratulações às autoridades.

Sem falar, no aumento de despesas, com gabinetes, assessores, material de expediente e veículos.

FESTA DA JUÇARA

Não se pode falar em Festa da Juçara sem retroagir aos anos de 1970.

Naquele período, a ilustre professora maranhense, Rosa Mochel, no exercício do cargo de secretária de Educação e Ação Comunitária da Prefeitura de São Luís, tomou iniciativa de criar o evento, no povoado do Maracanã, com o objetivo de valorizar e divulgar a juçara.

O prefeito Haroldo Tavares, além de apoiar a idéia de Rosa, deu à festa a projeção merecida, a ponto de até os dias de hoje permanecer viva e atraente.

COMUNAS DE ONTEM E DE HOJE

O escândalo envolvendo o ministro do Esporte, Orlando Silva, vinculado aos quadros do PC do B, que domina atualmente a cena política nacional, leva à seguinte reflexão: não se faz mais comunista como antigamente.

Se figuras emblemáticas do tradicional comunismo brasileiro, do nível intelectual e moral de Luis Carlos Prestes e Maria Aragão, estivessem vivas, estariam constrangidos, envergonhados e revoltados.

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

De Olga Simão, estabelecendo a diferença entre a Secretaria de Educação e a de Ciência e Tecnologia.

Na Educação, o secretário só dorme depois da meia-noite e quase sempre à base de remédio relaxante.

Na Ciência e Tecnologia, o secretário dorme cedo e sem necessidade de tranquilizante.

ELEITOR DE BALSAS

O principal articulador da criação do PDS é o ex-deputado federal Saulo Queiroz, que exerceu o mandato, duas vezes, pelo estado de Mato Grosso do Sul.

Saulo pertenceu ao PFL e foi fundador do PSDB, em companhia do amigo inseparável Jaime Santana.

Recentemente, transferiu o título eleitoral para Balsas, onde atua no agro-negócio, como plantador de soja e fazendo reflorestamento.

Deve ser candidato à Câmara dos Deputados nas eleições de 2014. Se não transferir o título, será pelo PDS do Maranhão.

APROVEITOU A VIDA

O empresário Vitor Trovão militou durante boa parte de sua vida na atividade política, fazendo de Coroatá seu principal reduto eleitoral.

Ele não fazia política com raiva, razão pela qual não deixou inimigos, apenas eventuais adversários.

Soube viver a vida como poucos. Empresário bem-sucedido, sua marca registrada era o prazer da diversão e do passar bem em companhia de familiares e amigos.

O sucesso de sua longevidade resume-se na sua incontida alegria e no tratamento dispensado a quem o procurasse.

HINO DE SÃO LUÍS

A Comissão criada pela Assembléia Legislativa para programar sua participação no quarto centenário de São Luís, corre atrás de um mistério.

Encontrar a partitura do mais antigo hino de São Luís, cantado nas solenidades, nos eventos e nos colégios da rede pública, durante bom tempo do século passado.

A única informação que se tem é de que era contemporâneo ao consagrado hino do Maranhão, da autoria de Barbosa de Godóis.

CANDIDATOS DO PC do B

As denúncias contra o ministro do Esporte, Orlando Silva, estão preocupando a direção do PC do B.

Os comunistas acham que elas poderão representar potenciais prejuízos eleitorais nas eleições municipais do ano que vem.

Se comprovadas, as denúncias certamente se refletirão nas candidaturas das deputadas Manuela D’Avila, em Porto Alegre, Perpétua Almeida, em Rio Branco, e do presidente da Embratur,Flávio Dino, em São Luís.

FANS DE JÚLIO IGLEZIAS

As irmãs Maria Célia e Amélia Buzar são fans de carteirinha do cantor Júlio Iglezias.

Desde que ele começou a se apresentar no Brasil, elas sempre marcaram presença nos shows do artista espanhol.

Na última segunda-feira, Célia e Amélia foram ao Rio de Janeiro assistir o ídolo cantar no Viva Rio, no bairro do Flamengo.

EM TORNO DE REMY

O presidente do diretório regional do PMDB, Remy Ribeiro, aniversariou na última quinta-feira.

Os amigos Aparício Bandeira, Benedito Buzar, Fabiano Vieira da Silva e Francisco Leda o homenagearam com almoço na Cabana do Sol.

FESTA DE MAURO

Começaram os preparativos para a Festa dos Amigos que Mauro Fecury promove anualmente em São Luís.

Como o evento acontece no segundo sábado de dezembro, este ano, será no dia 10.

Nessa data, o anfitrião reunirá os familiares e amigos em torno de uma festa de confraternização, na área de lazer do Ceuma, ocasião em que os convidados serão recepcionados com um almoço, tendo como atração um cover do cantor Roberto Carlos.

GASTÃO EM PARIS

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, fará amanhã, em Paris, seu debut em reuniões internacionais.

Representará o Brasil na reunião do G-20, que congrega os países emergentes, que vão debater políticas de turismo para fomentar o desenvolvimento.

Na abertura da reunião, apenas três países terão direito a discurso: Gastão, em nome do Brasil, será um deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário