terça-feira, 1 de novembro de 2011

TRICENTENÁRIO DE SÃO LUÍS

Em 1912, quando das comemorações dos trezentos anos de fundação da cidade, a Arquidiocese de São Luís, fez uma campanha para arrecadar recursos, com a finalidade de erguer um monumento no centro da capital maranhense.

Dois anos depois do lançamento da campanha, em 1914, a comissão encarregada pelo bispo dom Francisco de Paula e Silva de arrecadar o dinheiro, chegou à conclusão de que a obra não poderia ser concretizada.

Motivo: os recursos conseguidos junto à população católica foram insuficiente para o cumprimento da obra em homenagem à cidade, orçada em onze contos de réis.

Resultado: o bispo comunicou aos doadores que os recursos seriam transferidos para o Asilo Santa Teresa, que se encontrava em construção.

FESTA DA CRUZ

Sobremodo louvável o trabalho das irmãs Maria Hilda, Maria do Socorro e Maria José Nogueira na realização do festejo da Santa Cruz.

Trata-se de um festejo religioso e tradicional de Itapecuru, que, em tempos passados, dividia com os festejos de São Benedito e de Nossa Senhora das Dores o calendário da cidade.

As irmãs Nogueira não deixaram que, após a morte do pai, Francisco Garcia Nogueira, o festejo desaparecesse ou caísse no esquecimento.

Na verdade, sofreu modificações e atualmente não é mais comemorado como antigamente. Afinal de contas, os tempos são outros e a sociedade mudou.

O importante é que foi preservado e a comunidade religiosa continua cantando o “Triunfar, Senhor Jesus/ que vem reinar pelas nossas almas.”

BUZAR EM ITAPECURU

O presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, esteve sábado passado em Itapecuru, onde cumpriu uma agenda de três compromissos.

Compareceu ao lançamento do livro da poetisa Assenção Pessoa, intitulado Recordações.

Marcou presença no festejo de Santa Cruz, onde usou a palavra para falar sobre aquele evento religioso, quando a população da cidade participava ativamente do mesmo.

Também participou da reunião com membros da futura Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes, que ultima as providências para a solenidade de fundação da instituição, que ocorrerá a 7 de dezembro vindouro.

LIVRO DE ASSENÇÃO

Foi bastante concorrido e agradável o lançamento do livro de poesia da autoria da professora Assenção Pessoa, ocorrido na Biblioteca Municipal Benedito Buzar.

O evento brilhou não apenas pela marcante presença de intelectuais e de figuras da sociedade local, mas pela variada programação, que lembrava os saraus do passado, quando as pessoas da comunidade se reuniam para ouvir declamações, recitais de poesia, cantos e apresentações teatrais.

O evento, pela sua singularidade, representa a provável influência que terá a Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes na promoção de atos daquela natureza, que poderão se repetir amiúde na cidade e criar um clima cultural bastante diferente do que é hoje.

TEOTÔNIO E A ACADEMIA

Foi uma bomba a decisão do poeta Teotônio Fonseca de desligar-se dos quadros da futura Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes.

Ele, que era uma das figuras intelectuais mais animadas para a fundação da instituição, de modo surpreendente deixou, em estado de perplexidade, os futuros confrades, que não esperavam ato tão impensado.

Benedito Buzar, amigo do renunciante, vai tentar fazer com que ele reverta a posição tomada de modo impulsivo e intempestivo, a fim de que a AICLA não nasça sob os eflúvios da discórdia e das futricas pessoais.

PARQUES AMBIENTAIS

O governo federal resolveu abrir a gestão de parques nacionais e áreas de preservação ambiental para a iniciativa privada.

Os Ministérios do Meio Ambiente e do Planejamento assinaram um acordo que permite a entrada de Parcerias Público-Privadas nas unidades de conservação federais.

Com a proximidade de eventos de grande porte como a Rio+20, em 2012, a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016, o governo quer preparar melhor os parques e atrair mais turistas estrangeiros e brasileiros.

Os Lençóis Maranhenses foram beneficiados com essa decisão do governo federal.

MERCADO TURÍSTICO

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, no Rio de Janeiro, reuniu-se com as diretorias da TAM, Gol, Azul e Avianca.

Pediu apoio para o projeto que pretende estimular o turismo interno, dando condições à classe C de viajar pelo Brasil inteiro.

Gastão quer que as empresas aéreas ofereçam bilhetes com descontos em meses e horários de baixo rendimento.

SHOPPING DA ILHA

Os lojistas do Shopping da Ilha querem promover uma reunião com os diretores da empresa.

Objetivo: convencê-los da inviabilidade do empreendimento ser inaugurado no dia 29 de novembro deste ano, em face do atraso no cronograma da obra.

O atraso, segundo os lojistas, está dificultando a construção dos espaços onde vão comercializar seus produtos.

Para que o shopping não seja aberto de maneira capenga, que poderá comprometer a imagem da empresa construtora, o bom senso seria a transferência da data da inauguração.

HOMENAGEM DA FIEMA

Pela segunda vez, a Federação das Indústrias do Maranhão, homenageará a figura política do senador José Sarney.

O presidente da Fiema, Edilson Baldez, a 27 de novembro, entregará ao presidente do Senado o Grande Colar do Mérito Industrial.

A primeira homenagem prestada pela entidade dos industriais a Sarney ocorreu após a transferência do cargo de presidente da República ao sucessor Fernando Collor de Melo, nos idos de 1990.

Quem presidia a Fiema era o saudoso empresário Alberto Abdala.

PROTESTO VERDE

O povo itapecuruense é efetivamente inteligente e perspicaz.

Em vez de protestos de rua, que quase sempre não levam a nada, resolveram inovar nessa matéria.

Para tapar os numerosos buracos que se acumulam e abundam na cidade, decidiram plantar neles mudas de bananeiras.

A cidade, em vez de ser um canteiro de obras, virou um quintal de bananeiras.

MARANHENSE EM MIAMI

A revista Veja trouxe, na semana passada, reportagem sobre um assunto que esta coluna já havia abordado.

A invasão dos brasileiros na Flórida, especialmente em Miami, onde, mercê dos baixos preços dos imóveis, estes, passaram a ser comprados no atacado e no varejo.

Afirmei que alguns empresários do Maranhão estavam também aproveitando essa onda no mercado imobiliário americano para aquisição de apartamentos, alguns com objetivos especulativos, outros para o prazer das temporadas numa cidade bela e sem sobressaltos quanto à segurança.

A revista mostra alguns brasileiros que investiram em Miami, dentre os quais os maranhenses Guga e José Ribamar Castro Pires, que compraram um imóvel de 308 metros quadrados numa das áreas mais valorizadas da cidade, por 960.000 dólares.

ACADEMIA NA FEIRA

Em novembro, a Fundação Municipal de Cultura promoverá mais uma Feira de Livros em São Luís.

Será a quinta edição e nesta, pela primeira vez, a Academia Maranhense de Letras, participará de maneira efetiva.

Num stand, devidamente preparado, estarão à disposição dos leitores numerosos e preciosos títulos, editados sob o selo da Casa de Antônio Lobo.

AMPLIAÇÃO DO JARACATI

O empresário João Abreu tem fortes razões para promover uma ampliação bem significativa do Jaracati Shopping.

Comenta-se que o grupo Gentil, que conquistou a franquia do Habibs, a maior casa de produtos árabes do país, na área gastronômica, deverá ser instalado no Jaracati.

Além do Habibs, o Banco do Brasil e o grupo Novo Mundo também estão interessados em ocupar os espaços daquele shopping.

PEC DA BENGALA

A chamada PEC da Bengala, aprovada pela Assembleia Legislativa do Maranhão, aumentou de 70 para 75 o limite para aposentadoria dos servidores estaduais e membros do Poder Judiciário.

Sem entrar no mérito da polêmica que envolve a Proposta de Emenda Constitucional, até onde a vista alcança pode-se analisá-la sob dois enfoques.

Quanto ao aspecto legal, se fere ou viola a Constituição Federal, já que é competência privativa da União.

Quanto à legitimidade, os deputados deram um passo importante para se rever a norma constitucional que estabelece 70 anos para aposentadoria, norma que se apresenta anacrônica em face da qualidade de vida vigente no Brasil, que modificou os parâmetros relacionados à idade média do brasileiro, atualmente em torno de 80 anos.

HOMENAGEM A CHAGAS

No começo do ano, os membros da Academia Maranhense de Letras realizaram uma sessão na casa do poeta José Chagas, ele, que, por motivo de doença, deixou de comparecer à Casa de Antônio Lobo.

Ontem, o presidente da AML, Benedito Buzar, convidou os confrades para um café da manhã, na residência de Chagas, em homenagem à sua mudança de idade.

O poeta completou 87 anos, mas continua firme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário