segunda-feira, 21 de novembro de 2011

UM SÉCULO DE ABDALA BUZAR

A cidade de Itapecuru ainda não havia assistido um evento tão marcante e tocante como a celebração do centenário de nascimento de Abdala Buzar Neto, ocorrida no dia 15 de novembro último.

Seus filhos organizaram uma programação especial para lembrar a trajetória do pai, um homem cuja vida privada e pública foi plenamente rica de edificantes exemplos, com destaque para ações em benefício da sociedade itapecuruense.

O evento em homenagem a Abdala Buzar, que contou com a presença de convidados de Itapecuru e de São Luís, ocorreu em dois ambientes distintos.

Na igreja de Nossa Senhora das Dores, realizou-se a cerimônia religiosa, celebrada pelo padre Jean, com a participação efetiva dos filhos, netos, bisnetos, genros e noras de Abdala.

No “Henrique Eventos”, os filhos do homenageado recepcionaram os convidados com um almoço. Em seguida, o jornalista Benedito Buzar lançou o livro “No tempo de Abdala era assim”, cuja renda foi literalmente doada pelo autor à Paróquia de Nossa Senhora das Dores.

MINISTRO NA CELEBRAÇÃO

O ministro do Turismo Gastão Vieira fez questão pessoalmente de participar do Centenário de Abdala Buzar, como amigo fraternal do jornalista Benedito Buzar.

Assistiu a celebração da missa na igreja de Nossa Senhora das Dores, compareceu ao almoço no “Henrique Evento” e lançamento do livro “No tempo de Abdala era assim”, da autoria do presidente da Academia Maranhense de Letras, não deixando de adquirir um exemplar, devidamente autografado.

PRESENÇAS ILUSTRES

Além do ministro do Turismo, Gastão Vieira, marcaram presenças, em Itapecuru, nas solenidades em homenagem ao centenário de Abdala Buzar Neto, o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, o desembargador federal Alberto Vieira da Silva, os membros da Academia Maranhense de Letras, Joaquim Itapary, José Carlos Sousa e Silva e Montalverne Frota, o chefe do gabinete do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Clovis Viana, o subchefe da Casa Civil do Governo do Estado, Antônio José Muniz, e a superintende da Fundação Sousândrade, Regina Luna.

GESTO LOUVADO

Num gesto digno e à altura de filho de Abdala Buzar, o intelectual Benedito Buzar foi ovacionado na igreja quando anunciou que o resultado da venda do livro de sua autoria “No tempo de Abdala era assim” seria totalmente doado à paróquia de Nossa Senhora das Dores e destinado à organização da festa de São Benedito.

APLAUSOS PARA HENRIQUE

Os convidados de São Luis, que compareceram ao evento comemorativo do centenário de Abdala Buzar, ficaram bem impressionados com as instalações do “Henrique Eventos”.

Todos foram unânimes em elogiar a casa, bem como os serviços gastronômicos.

O consenso era de que, no Maranhão, poucas casas de evento se igualam à existente em Itapecuru.

SUGESTÃO DO PADRE

O padre Jean, ao final do ofício religioso, celebrado em homenagem a Abdala Buzar, deixou no ar uma proposta às autoridades itapecuruenses.

Pelas ações sociais desenvolvidas pelo homenageado, por ser ele um devoto de São Benedito e prestado tantos e relevantes serviços à paróquia de Nossa Senhora das Dores, deveria merecer um busto de bronze, para que a sua memória fosse perpetuada e reverenciada pelo povo.

O prefeito Júnior Marreca, presente ao ato, assumiu o compromisso de transformar em realidade a sugestão do padre Jean.

ELEITORES DE GASTÃO

O ministro do Turismo Gastão Vieira, sempre que a sua agenda permite, vem nos finais de semana a São Luís.

Pelo fato de estar licenciado da Câmara de Deputados, poderia deitar na glória do cargo federal e esquecer o eleitorado que o elegeu para o Congresso Nacional.

Mas esse não é o procedimento de Gastão, que invariavelmente se desloca para uma cidade do interior onde foi votado.

Nessas visitas, percebe e se emociona com a alegria do eleitorado que nele votou e contribuiu para ocupar um cargo tão importante no primeiro escalão do governo federal.

EMPRESÁRIO ITAPECURUENSE

A sociedade de Itapecuru vibrou com a indicação do empresário Benedito Bezerra Mendes para compor a lista da Associação Comercial do Maranhão, da qual sairá o Empresário do Ano.

Conhecido por Garimpeiro, Benedito Mendes, além de empresário bem-sucedido e competente, é um cidadão bem quisto pelo seu comportamento e atuação na cidade.

Dono e líder de um grupo empresarial que atua no ramo ceramista, os produtos que fabrica - tijolos e telhas - são disputados no mercado nordestino pela qualidade e preço.

LUZ PARA TODOS

O ministro Edson Lobão comemora o sucesso do programa Luz para todos, do governo federal, que aniversariou no dia 11.

Em 8 anos, o programa alcançou 14.314 milhões de brasileiros, em 2.862 milhões de famílias.

O Ministério de Minas e Energia estima que 682 mil pessoas ou 136 mil famílias migraram das cidades para o campo, por causa da chegada da energia elétrica.

CEM ANOS DE PRISÃO

O Chefe do Ministério Público de Alagoas, Edmundo Tavares Mendes, apresentou ao Tribunal de Justiça pedido de prisão contra o prefeito de Traipu e mais 17 funcionários da prefeitura.

Para o prefeito, o Ministério Público pediu mais de 100 anos de prisão, pelos atos lesivos e desvios de recursos públicos praticados no seu município.

No Maranhão, o Ministério Público poderia tomar medida semelhante, onde há muito prefeito irresponsável que, além de se apropriar do dinheiro público, ainda debocha das autoridades por conta da impunidade.

PRÉDIO DO SIOGE

Começaram os procedimentos burocráticos para a restauração do prédio do extinto Sioge.

Na semana passada, o representante da Petrobras reuniu-se com o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, e a superintendente regional do Iphan, Kátia Bogéa.

Na pauta, a cessão, pelo governo do Estado, do imóvel a ser recuperado e onde ficarão o museu de arqueologia e o curso de mestrado de História, sob os auspícios da Ufma.

No museu serão colocadas milhares de peças históricas recolhidas das escavações das terras onde se localizará a refinaria de Bacabeira.

BOLSAS DE TERESA CRISTINA

Os vendedores ambulantes e camelôs estão vendendo aos montes no maior shopping popular da cidade e a céu aberto (Rua Osvaldo Cruz e adjacências), as bolsas semelhantes à de Teresa Cristina, que a atriz Cristiane Torloni, interpreta na novela Fina Estampa.

São oferecidas aos consumidores com este apelo: comprem as bolsas de Teresa Cristina, recomendadas por Griselda, sua pior inimiga.

DINHEIRO DO PDT

Os pedetistas históricos do Maranhão preferem ver o diabo ao aliado Weverton Rocha, ora no exercício do mandato de deputado federal.

A ira tem dois motivos. Primeiro: inventou que o frete do avião em que o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, fez o périplo no interior do Maranhão teve por fonte o PDT regional, que não dispõe de recursos nem para pagar suas despesas correntes.

Segundo: incluiu Jackson Lago na maracutaia, sem respeitar a memória de um dos mais autênticos membros do pedetismo nacional.

ARTE E EDUCAÇÃO

Na pauta do XXI Congresso Nacional de Arte-Educadores do Brasil, realizado em São Luís, uma homenagem especial aos pioneiros da arte-educação no Maranhão.

Entre os homenageados, Aldo Leite, Camélia Viveiros, Ely Caracas, Maria Eunice Santos, Francisco de Jesus Pinheiro, Imair Batista Pedrosa, Nerine Lobão, Rosa Mochel e Zezé Cassas Gomes.

Na lista dos homenageados faltaram os maestros João Carlos Nazaré e Nonato Araújo.

LIVRO DE MILSON

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e a Academia Maranhense de Letras patrocinam o lançamento do livro “Síntese histórica do TRE-Ma”, da autoria do historiador Milson Coutinho.

O evento será no auditório Ernani Santos, sede do TRE, às 16 horas, nesta quinta-feira.

O lançamento do livro faz parte da comemoração dos 79 anos da Corte Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário