segunda-feira, 7 de novembro de 2011

GOVERNADORES NO PODER - I

Na última semana, o povo maranhense assistiu bestializado o Poder Executivo ser ocupado por quatro autoridades diferentes.

A governadora Roseana Sarney passou o cargo ao vice, Washington Oliveira, que transmitiu ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo, e este entregou ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jamil Gedeon.

Os quem pensa que essa sucessão de governadores é novidade no Maranhão, equivocaram-se.

Em janeiro de 1956, porque a eleição de Matos Carvalho foi questionada na Justiça Eleitoral, o governo ficou com Ivar Saldanha, então presidente do Poder Legislativo. Por injunções políticas, Ivar teve de entregá-lo ao vice-presidente, deputado Alderico Machado, que, por sua vez, foi substituído pelo vice-governador Alexandre Costa, o qual, por ordem judicial, passou o cargo ao deputado Eurico Ribeiro, novo presidente da Assembleia.

GOVERNADORES NO PODER - II

Em 1990, João Alberto, na condição de vice, investiu-se no cargo de governador por conta da renúncia do titular Epitácio Cafeteira, para concorrer às eleições de senador.

Quando da visita do então presidente da República, Fernando Collor, à cidade de Imperatriz, para não recepcioná-lo, João Alberto ausentou-se do Maranhão e passou o cargo ao presidente da Assembleia, deputado Antônio Braide.

Cumprida a missão, Braide transferiu o governo ao presidente do Poder Judiciário, desembargador Emésio Dario de Araújo, que, em seguida, devolveu-o a João Alberto.

RIZALVA NA CÂMARA

Quando a ex-prefeita Rizalva Rodrigues filiou-se ao partido do vereador Ribamar da Honda, a imaginação popular gritou mais alto.

Filiou-se para ser candidata a vice-prefeita.

Ledo engano. Rizalva quer voltar à política, não para disputar cargo majoritário, mas proporcional.

Por isso, será uma das candidatas do seu novo partido à Câmara Municipal de Itapecuru.

CAMPANHA DE PREFEITO

Será que os potenciais candidatos à sucessão do prefeito Junior Marreca já pensaram na quantidade de recursos que vão ter de desembolsar na campanha política do ano vindouro.

Se não pensaram, é de bom alvitre que o façam, pois quem não conseguir mobilizar recursos da ordem de um milhão de reais pra cima, convém não concorrer, pois vai perder tempo.

Há candidato em Itapecuru que imagina que voto se conquista pelos olhos ou pela conversa.

Lamentavelmente, o dinheiro é a peça fundamental, nos dias correntes, em qualquer processo eleitoral.

MARRECA GOSTOU

O presidente da FAMEM, Junior Marreca, aplaudiu o gesto da governadora Roseana Sarney, que transmitiu o governo para o vice, Washington Oliveira, que transferiu ao presidente da Assembléia Legislativa, Arnaldo Melo, que entregou o cargo ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jamil Gedeon.

Se Marreca, que aplaudiu a governadora, aplicasse essa fórmula em Itapecuru, a prefeitura poderia chegar ao comando da vice, Maria Lúcia Cavalcante, que, em seguida, transferia o cargo para a presidente da Câmara Municipal, Sebastiana Cardoso.

JAMIL, O SÉTIMO

De 1936, quando Paulo Ramos elegeu-se indiretamente pela Assembleia Legislativa e assumiu o Executivo estadual aos dias correntes, foi Caxias a cidade que deu o maior número de governadores ao Maranhão.

Depois de Paulo Ramos, por ordem cronológica, os caxienses Alcindo Guimarães, presidente da Assembleia, substituiu interinamente o governador Archer da Silva; Eugênio Barros,no mandato de 1951 a 1955; Alexandre Costa, como vice, em 1956,ocupou o cargo na marra; Aldenir Silva, presidente do Poder Legislativo, em 1965, investiu-se no cargo, em face de viagem do governador e do vice, Newton Belo e Alfredo Duailibe; João Castelo, eleito indiretamente para o mandato de 1979 a 1982; Jamil Gedeon, por circunstâncias conhecidas.

SEM FAIXA

O deputado Arnaldo Melo, presidente da Assembleia Legislativa, e o desembargador Jamil Gedeon, presidente do Tribunal de Justiça, não deixaram por menos.

Assumiram o Poder Executivo por poucos dias, mas fizeram questão de visitar as cidades em que nasceram: Passagem Franca e Caxias, onde receberam as homenagens dos conterrâneos.

Ambos, contudo, não imitaram o gesto do ex-deputado Aldenir Silva, que na condição de presidente do Poder Legislativo, exerceu o cargo de governador, visitou a cidade natal, Caxias, com a faixa governamental no corpo.

SEM VOTO

Ao ex-governador José Reinado Tavares foi perguntado o motivo pelo qual não apóia a candidatura do ex-deputado Roberto Rocha à prefeitura de São Luís.

A resposta foi fulminante: - Porque ele não tem voto em São Luís e as pesquisas estão aí para provar.

Mais direto impossível.

INCOERÊNCIA E BURRICE

Enquanto o Convento das Mercês esteve sob o comando da Fundação José Sarney, o que mais desejavam e pediam os opositores do presidente do Senado?

Que a instituição fosse extinta e o imóvel que abriga a Fundação voltasse para o domínio do Estado do Maranhão.

Pois bem, como reclamavam desesperadamente os adversários e inimigos de Sarney, a Fundação extingui-se e o Poder Executivo enviou mensagem à Assembleia, fazendo retornar ao Estado o Convento das Mercês.

O fundador da instituição, José Sarney, foi ainda mais longe: doou todo o acervo que construiu ao longo do tempo, constituído de peças de arte, livros, documentos e registros importantes da história do Brasil à nova entidade, que vai nascer sob a égide do Estado.

POSSE DE AGOSTINHO

Concluída a eleição para o novo ocupante da cadeira nº 7, vaga com o falecimento de Carlos Lima, para a qual foi eleito o jornalista Antônio Carlos Lima, a Academia Maranhense de Letras volta suas vistas para outro evento.

A posse do intelectual Agostinho Marques, eleito para a cadeira nº 5, vaga com o desaparecimento do escritor Clóves Sena.

A solenidade está marcada para o dia 13 de dezembro vindouro e o novo imortal será saudado pelo romancista Waldemiro Viana.

PREFEITOS 31

Os magistrados que comparecem às comarcas do interior do Estado às terças, quartas e quintas-feiras são conhecido por Juízes TQQ.

Os prefeitos que irresponsavelmente marcam presença apenas um dia do mês nos municípios para os quais foram eleitos também ganharam uma identificação de cunho pejorativa.

São chamados de Prefeitos 31.

ALMOÇO CONCORRIDO

O deputado Arnaldo Melo, após ser investido no cargo de governador do Maranhão, em substituição ao vice, Washington Oliveira, fez questão de recepcionar os amigos que marcaram presença na solenidade.

Mandou preparar um almoço no Palácio dos Leões para 150 pessoas.

Ao regabofe compareceram 400 amigos do novo governador. O corre-corre foi grande, mas ninguém saiu dos Leões com fome.

SAMBA ENREDO

A insatisfação é grande em torno do samba enredo que a Beija-Flor homenageará São Luís no desfile carnavalesco do ano vindouro.

Ainda não ouvi de ninguém uma palavra de louvor à música e à letra do samba feito por uma congregação de compositores cariocas.

Há quem diga, sem qualquer ranço de bairrismo, que os sambas preparados pelos compositores maranhenses estavam bem acima do escolhido.

Além da mediocridade musical, a letra pouco diz respeito à glorificação de São Luis como centro irradiador de cultura e arte.

DESEJO DE FILGUEIRAS

Como manda a tradição, o presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, ofereceu o salão nobre da instituição para o velório do saudoso José Joaquim Filgueiras.

A família agradeceu o gesto, mas resolveu atender um pedido de Filgueiras antes de adoecer.

Ele desejava ser enterrado imediatamente após o seu último suspiro.

E assim foi feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário