terça-feira, 29 de novembro de 2011

SARNEY FAZ HISTÓRIA

Na homenagem prestada pela Federação das Indústrias do Maranhão, na noite de segunda-feira, ao senador José Sarney, ele não deixou por menos.

Para retribuir a homenagem, usou uma de suas maiores qualidades de político e intelectual: em vez de discurso, preparou uma extraordinária conferência a respeito do Maranhão, do período colonial aos dias correntes.

Ao longo da palestra, Sarney, com ajuda de recursos audiovisuais, mostrou como ao longo do tempo as mudanças ocorreram na economia maranhense, que de primitiva e escravagista, transformou-se, desenvolveu-se e modernizou-se.

Para uma platéia constituída de jovens empresários, que não viram e não participaram do seu governo do Estado, as ações, os procedimentos e as estratégias promovidas por Sarney, soaram como uma aula de história.

TÉCNICOS CITADOS

Na sua conferência, o senador José Sarney fez referência a alguns técnicos que o ajudaram, no mandato de 1966 a 1970, a realizar um governo de mudanças e de envergadura no Maranhão.

Não citou todos por causa do fator tempo. Ainda assim, lembrou de Bandeira Tribuzi, Nivaldo Macieira, Emiliano Macieira, Haroldo Tavares, Vicente Fialho, Joaquim Itapary e Benedito Buzar.

Buzar, o único presente à solenidade, ficou emocionado e recebeu cumprimentos dos convidados.

PRESTIGIAR SARNEY

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, participou no fim de semana, no Uruguai, da 10ª Reunião Especializada em Turismo do Mercosul.

Acabou o evento, retornou a Brasília e do aeroporto tomou um avião com destino a São Luís.

Toda essa maratona tinha um objetivo: prestigiar o senador José Sarney na solenidade em que a Federação das Indústrias do Maranhão o homenageou com a Medalha do Mérito Industrial.

PESQUISA EM ITAPECURU

Aguarda-se com desusado interesse a realização de nova pesquisa com vistas aos candidatos às eleições municipais.

Com vários nomes já lançados, alguns em plena campanha eleitoral, a próxima sondagem de opinião pública deverá mostrar uma realidade mais precisa a respeito dos que pretendem suceder a Júnior Marreca no comando da prefeitura de Itapecuru.

Por falar em Marreca, ele, até agora, ainda não manifestou nenhuma inclinação sobre o agraciado com o seu voto.

Ainda que se mantenha calado e arredio, os candidatos não deixam de paparicá-lo.

NOVO CEMITÉRIO

Os que foram visitar, no Dia de Finados, os entes queridos sepultados no velho cemitério de Itapecuru, se arrependeram.

O nosso campo santo está sujo, maltratado e abandonado à própria sorte.

Não há mais lugar para colocar defuntos e os que lá se encontram estão precisando de guias para ser encontrados.

O jornalista Benedito Buzar foi homenagear o seu saudoso pai, Abdala Buzar, no cemitério, no dia em que completaria cem anos, saiu dali triste e penalizado com os vivos e os mortos.

O prefeito Marreca prometeu a Buzar que antes de acabar o seu mandato, entregará ao povo itapecuruense um novo cemitério público.

SÃO RAIMUNDO DOS MULUNDUS

HÁ poucos dias, a TV Globo esteve no Maranhão para fazer uma reportagem em Vargem Grande e comparar os índices econômicos e sociais daquela cidade com os de Vinhedo, localizado no município de São Paulo.

Ao final da reportagem, deu o que já se sabia: as duas cidades, com a mesma população, estão diametralmente distantes uma da outra quanto à qualidade de vida.

O deputado Fábio Braga, não contesta os índices, mas afirma que Vargem Grande, cidade em que nasceu, leva uma vantagem gritante sobre Vinhedo: a cidade paulista não tem e jamais terá um santo milagroso, querido e popular como São Raimundo dos Mulundus.

ILUSTRE DESCONHECIDO

A imprensa divulgou que além do King Air, o ministro Carlos Lupi, usou na viagem ao Maranhão, em dezembro de 2009, outro avião, cedido por um empresário.

O assessor do ministro, Weverton Rocha, garante que o avião era um Sêneca, de propriedade do fazendeiro maranhense de nome Pedro.

Este Pedro, até agora, permanece escondido e ninguém sabe onde ele atua como empresário rural. Trata-se, portanto, de um ilustre desconhecido.

FESTA DOS AMIGOS

O empresário Mauro Fecury, este ano, tem um motivo a mais para fazer com que a Festa dos Amigos, no dia 10 de dezembro, seja retumbante e inolvidável.

A aprovação pelo Conselho Federal de Educação, por unanimidade, do credenciamento do Centro Universitário do Maranhão como universidade.

Como Mauro é fã de carteirinha de Roberto Carlos, em não podendo trazê-lo, por compromissos já assumidos, contratou um cover do cantor mais querido do Brasil, para se apresentar no evento do Ceuma.

FACULDADES PUNIDAS

O Ministério da Educação divulgou o nome de 70 instituições do ensino superior punidas com o congelamento do número de vagas por causa do baixo desempenho no último Índice Geral de Cursos.

As instituições punidas só poderão matricular em 2012 o número de alunos registrados este ano.

Duas instituições universitárias do Maranhão estão entre as penalizadas: a Faculdade do Vale do Itapecuru e o Instituto de Ensino Superior Múltiplo.

ALCIONE DE MAMÃE NOEL

A cantora maranhense Alcione adiantou o calendário e fez do Natal o tema de seu aniversário.

A festa, realizada em sua bela residência na Barra da Tijuca, foi decorada por Chico Coimbra e contou com a presença dos artistas Elymar Santos, Luis Fernando Guimarães, Neguinho da Beija-Flor, Ailton Graça, entre outros.

A Marron, caracterizada de Mamãe Noel, ofereceu aos convidados, como prato de resistência, tortas de caranguejos, preparadas em São Luís.

Na porta do banheiro da casa de Alcione, uma placa avisava: Beco da Bosta; no corredor que dava para o jardim, outra placa: Rua dos Veados.

ACADEMIA NA FEIRA

Os livros publicados sob a chancela da Academia Maranhense de Letras, este ano, estarão à disposição dos leitores na V Feira de Livro de São Luis.

Pela primeira vez, a Casa de Antônio Lobo terá um stand no evento, graças à iniciativa do presidente Benedito Buzar.

Por falar na Feira do Livro, que se registre uma falha gritante da Assessoria de Comunicação da prefeitura de São Luís: novamente o evento, de grande repercussão na cidade, se realiza sem a participação da mídia.

MARANHENSES SOB O FRIO

A temperatura nos Estados Unidos, neste final de ano, não está fazendo graça para ninguém.

Nos últimos dias, chegou a zero grau, mas um grupo maranhense está em Nova York enfrentando, com galhardia e felicidade, o frio ali reinante.

O grupo, do qual fazem parte Antônio José Ferreira, Carmem Lúcia Freire, Rosário Almeida, Amélia Buzar, Fátima Frota e Ribamar Mendonça, comemorou o aniversário de Antônio, ocorrido na última sexta-feira, num dos restaurantes mais badalados do Big Apple.

PRÊMIO FAPEMA 2011

Luiz Phelipe Andrès, membro do Conselho Consultivo Nacional do Iphan, autor do parecer favorável ao registro do bumba-meu-boi do Maranhão como patrimônio imaterial brasileiro, recebeu auspiciosa comunicação da Fapema.

O seu trabalho “Estaleiro-Escola, uma estratégia de salvaguarda dos conhecimentos tradicionais dos mestres carpinteiros navais maranhenses”, venceu, na categoria Desenvolvimento Humano, o Prêmio Fapema 2011.

A cerimônia de premiação será no dia 5 de dezembro, no Hotel Luzeiros. A comissão julgadora foi composta por mestres e doutores de importantes universidades de todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário