quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

AÇÃO CONTRA DIOCESE

O jornalista Cícero da Hora ingressou com ação na Justiça contra a Diocese de Pinheiro, que recusa, irracionalmente, o acesso de pesquisadores aos arquivos da paróquia.

O jornalista há mais de ano pede ao bispo permissão para manusear o arquivo da igreja de Pinheiro, mas não consegue fazê-lo cumprir o Acordo Brasil-Vaticano, segundo o qual os documentos de casamentos, batizados e óbitos devem ser colocados à disposição de pesquisadores.

Depois de apelar para as autoridades católicas, sem conseguir êxito na sua empreitada, Cícero decidiu procurar o caminho jurídico, na tentativa de quebrar a inominável resistência do prelado.

HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS

O Governo da República enviou ao Congresso Nacional projeto de lei criando a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Essa empresa pública se encarregará da gestão dos 46 hospitais vinculados às universidades federais de todo o país.

Depois que o Senado e a Câmara dos Deputados aprovarem o projeto, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, não será mais administrado pela Fundação Josué Montello, mas pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

DECADÊNCIA DA FEIRA

O prefeito João Castelo se quiser que a próxima Feira do Livro não repita o fracasso deste ano, precisa urgentemente convocar a Fundação Cultural do Município e puxar as orelhas da coordenação do evento.

Se ano passado, a Feira, em matéria de organização, deixou muito a desejar, a deste ano foi um desastre.

Para se ter idéia da desorganização, basta dizer que o evento estava em fase terminal e ainda se providenciavam ações para arrumar o espaço destinado à Feira.

O prefeito parece que não gostou da Feira deste ano, pois sua ausência foi notada no dia a dia do evento.

RETORNO DE BANDEIRA

O engenheiro César Bandeira está convencido de que deve voltar à atividade político-partidária.

Como deseja reconquistar o mandato eletivo, vem desenvolvendo ações no interior do Estado, no sentido de reativar seus redutos eleitorais.

Na semana passada, visitou o senador José Sarney ao qual confessou o seu projeto de retornar à Câmara dos Deputados.

O fato de querer reaver o mandato popular, não fará Bandeira desprezar a FACAM, instituição universitária que instalou em São Luís e que vem se impondo no meio acadêmico.

HITLER NO MARANHÃO

Antes de acabar o ano, o escritor Joaquim Itapary pretende lançar sua mais nova produção literária.

São crônicas que abordam as peripécias do líder do nazismo, que segundo a lenda, teria pisado no litoral maranhense, por ocasião da II Guerra Mundial.

Título do livro: Hitler no Maranhão e terá o selo da Academia Maranhense de Letras.

CANDIDATURA DE RONALDO

Dois ficcionistas maranhenses encerraram de modo brilhante a temporada do Café Literário, evento realizado mensalmente no Centro de Criatividade Odilo Costa Filho, sob a responsabilidade de Ceres Costa Fernandes.

Frente a frente os escritores Ronaldo Costa Fernandes e José Ewerton discorreram e foram sabatinados sobre o processo de produção do romance.

O cronista José Ewerton deixou a timidez de lado e lançou a candidatura de Ronaldo, dono de rica obra romanesca, à Academia Brasileira de Letras, ideia aplaudida pelo auditório.

ESCRITORES DESENCANTADOS

Escritores de outras cidades que participaram da V Feira do Livro, não esconderam a decepção com o estado de abandono em que se encontra o Centro Histórico de São Luís.

A renomada poeta Roseana Murray, por exemplo, ao final de sua palestra, registrou o seu desencanto com relação à Praia Grande.

Em alto e bom som, revelou que São Luís, pelo patrimônio cultural e artístico que possui, merece melhor tratamento das autoridades públicas.

SINUCA DE BICO

O advogado Eliezer Moreira vive uma situação complicada.

Ele fez os dois primeiros anos do curso de Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito em São Luís.

O restante do curso completou na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro.

Em comemoração aos cinqüenta anos de formado, está sendo convidado a participar, no dia 10 de dezembro, de solenidades que vão ocorrer em São Luís e no Rio de Janeiro.

ACADEMIA ITAPECURUENSE

Marcada para esta quarta-feira, 7 de dezembro, a fundação da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes.

O evento, às 19 horas, ocorrerá no Henriques Eventos, e contará com a presença de intelectuais e convidados especiais.

Farão parte da Academia Itapecuruense figuras ilustres do nível de Benedito Buzar, Leomar Amorim, padre Raimundo Meireles, Socorro Nogueira, Josemar Lima, William Amorim e Tarcísio Coelho, todos nascidos na terra de Gomes de Sousa.

Por aclamação, os membros da nova instituição cultural escolheram o jornalista Benedito Buzar para presidi-la.

EMPREGADAS DOMÉSTICAS

Um fato novo vem ocorrendo em São Luís e constatado pelas donas de casa.

A mão de obra feminina dedicada às atividades domésticas não quer mais dormir no lugar em que trabalha.

As antigas domésticas, agora chamadas secretárias do lar, só aceitam trabalhar até o final da tarde.

Motivo: querem aproveitar a noite para estudar e já com o pensamento voltado para as faculdades.

DOENÇA DE MILITAR

O movimento subversivo desencadeado pelos militares causou o surgimento de epidemia na cidade.

Trata-se de uma doença que apenas serve para justificar a ausência dos grevistas dos quartéis.

Fala-se que médicos levianos estão fornecendo atestados falsos para militares que não cumprem as obrigações profissionais e ainda infringem a legislação.

A doença que ataca os militares está sendo chamada de insubordinose.

AUTOMÓVEL NO MARANHÃO

O colecionador de automóveis antigos, Fernando Silva, acaba de publicar o livro “Primórdios do Automóvel no Maranhão”.

Trata-se de um apanhado histórico do veículo, desde a chegada do primeiro a São Luís, em novembro de 1905, trazido por Nhozinho Santos, até os anos 60.

O autor, profundo conhecedor do assunto, fez pesquisa nos jornais que circularam no período de 1901-1960, bem como em livros, valendo-se também da própria vivência com automóveis desde a infância, para o registro de fatos, muitos dos quais presenciados ou vividos por ele.

Fernando ainda não decidiu se fará um lançamento formal do livro, que já pode ser encontrado em algumas livrarias da cidade.

PIANO E FOGÃO

Os que participaram do lançamento do livro “Do Piano ao Fogão”, de Zezé Cassas, na noite de quarta-feira, saíram do Ceuma encantados e emocionados.

Foi um evento iluminado tanto pelo conteúdo do livro, patrocinado pelo Ceuma, como pela surpresa proporcionada por Zezé Cassas, que brindou os convidados com um recital maravilhoso.

Pianista exímia, cujo valor artístico ninguém discute, Zezé, executou ao piano um selecionado repertório musical de renomados compositores clássicos, deixando Mauro Fecury e os convidados embevecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário