terça-feira, 13 de dezembro de 2011

GOVERNANÇA CORPORATIVA

Nos meios políticos e administrativos reina grande expectativa com relação à adoção pela Secretaria de Educação de um novo modelo educacional no Estado do Maranhão.

Trata-se da Governança Corporativa, a ser introduzido no sistema educacional no ano que vem.

O modelo pretende melhorar os índices da educação, tendo como foco o desenvolvimento de valores e metas compartilhadas de desempenho.

Se o secretário de Educação, João Bernardo Bringel, que já vem obtendo algumas conquistas na sua área de atuação, reverter a triste realidade educacional maranhense, com o modelo da Governança Corporativa, pode ser um potencial candidato a ministro da Educação.

PALMAS PARA IGOR

Os pedetistas ligados ao ex-ministro do Trabalho, Carlos Lupi, querem tomar o PDT do Maranhão das mãos de Igor Lago, não porque esteja fazendo maracutaia ou procedendo de modo incorreto.

Querem defenestrar o filho do ex-governador Jackson Lago do partido por haver prestado informações verdadeiras sobre o episódio em que, para livrar a pele do ex-ministro, foi atribuído ao diretório regional do Maranhão, o pagamento duvidoso do fretamento de uma aeronave.

A posição de Igor Lago só merece dos maranhenses, independentemente de qualquer coloração partidária, aplausos e louvações, pela maneira retilínea como se conduziu na escandalosa questão.

GASTÃO E LOBÃO

Sempre, no final do ano, os jornalistas políticos de Brasília procuram mostrar à opinião pública os ministros mais eficientes e que desfrutam de prestígio no Palácio do Planalto.

Esse prestígio é traduzido pelas audiências dos ministros com a presidente Dilma Roussef e como seus pleitos são apreciados e aprovados.

Nesse particular, as estrelas dos ministros maranhenses, Edson Lobão e Gastão Vieira, brilham no firmamento de Brasília.

Além de serem bem vistos no Palácio do Planalto, ainda gozam da amizade pessoal da Presidente da República.

SESSENTA ANOS

O senador José Sarney tem motivos a mais para comemorar o ano de 2012.

Além do quarto centenário de São Luís, duas datas são marcantes na vida do presidente do Senado, no ano que se aproxima.

No dia 19 de março, comemora sessenta anos de sua posse na Academia Maranhense de Letras, e no dia 12 de junho festeja sessenta anos de casado com dona Marly.

DOIS CANDIDATOS

Na semana passada, dois candidatos inscreveram-se na Academia Maranhense de Letras, para concorrer à eleição da Cadeira ocupada pelo saudoso intelectual e magistrado José Joaquim Filgueiras.

Luís Felipe Andrés e José Neres.

Os membros da Casa de Antônio Lobo ficaram impressionados com a bagagem cultural de Luis Felipe, que justificou seu desejo de fazer parte da AML, com a apresentação de uma vasta produção intelectual e da melhor qualidade.

CAFÉ DA MANHÃ

O senador João Alberto amanheceu quarta-feira na cidade de Itapecuru, para participar de um evento especial.

Um café da manhã promovido pelo diretório municipal do PMDB, que tomou a iniciativa inédita de convidar os membros do partido e de outras agremiações partidárias locais para uma confraternização.

Além de João Alberto, participaram Remy Ribeiro, o deputado José Carlos, e jornalista Benedito Buzar, que elogiaram o evento que, também, marcou as primeiras ações do PMDB itapecuruense com vistas à campanha política de 2012, quando deve lançar o empresário José Machado candidato a prefeito do município.

PRESIDENTE DA AICLA

NA noite de quarta-feira, no Henrique’s Eventos, em Itapecuru, ocorreu a solenidade de fundação da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes.

O ato aguardado ansiosamente pelos intelectuais e produtores culturais da cidade, revestiu-se de brilhantismo e entusiasmo e contou com a participação de autoridades e figuras representativas da sociedade local.

O ápice do evento deu-se com o discurso do jornalista Benedito Buzar, após ser aclamado pelos confrades presidente da nova instituição.

POSSE NA AML

A Academia Maranhense de Letras encerra o ano de 2011 com uma solenidade marcante e cheia de pompa.

A posse de seu mais novo membro, o professor Agostinho Ramalho Marques Neto, eleito para a Cadeira 5, cujo último ocupante foi o jornalista Clovis Sena.

O novo membro da AML será recepcionado pelo romancista Waldemiro Viana.

Dois dias depois, em 15 de novembro, á tarde, será realizada a última reunião do ano, com a eleição da nova diretoria da Casa, que a dirigirá no biênio 2012- 2014.

Após a eleição, às 20 horas, no restaurante Quintas do Calhau, os acadêmicos se reunirão em festa de confraternização.

BACALHAU E CAMARÃO

Nesta temporada de festas natalinas e de réveillon, um dos artigos de consumo mais procurado no mercado é o bacalhau, vendido a preço elevado.

Com todo incremento embutido no preço do produto, porque vem de fora do país, nem assim consegue suplantar o preço do camarão maranhense.

O nosso principal fruto do mar chega à mesa maranhense, mercê dos atravessadores que atuam no processo de comercialização, a custo mais alto do que o bacalhau português ou norueguês.

HOMENAGEM A GASTÃO

AS homenagens a Gastão Vieira, pela nomeação a ministro do Turismo, ainda continuam e realizadas com mais entusiasmo.

Na semana passada, ele esteve na cidade de São Bernardo a convite do ex-prefeito do município e grande líder político do baixo Parnaíba, Coriolano Almeida.

Ao ministro, além de um lauto banquete, com a presença dos influentes políticos da região, uma grandiosa manifestação popular, na principal praça da cidade, com direito a foguetório e banda de música.

EXTINÇÃO DA FUNDAÇÃO

O presidente da Fundação José Sarney, Joaquim Itapary, realiza, amanhã, a última reunião do Conselho Curador da Instituição.

Assunto em pauta: deliberação sobre a extinção da Fundação.

Após este ato, a Instituição estará habilitada a passar para o domínio do Estado, que recentemente, por lei, criou uma Fundação para receber o Convento das Mercês e o extraordinário acervo que o fundador, José Sarney, a ela doará.

HINO DO ITAPECURU

Antes mesmo da fundação da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes, a instituição já estava prestando serviços relevantes à terra de Mariana Luz.

Um grupo de acadêmicos da AICLA, sob o comando de José Paulo, se mobilizou com vistas à gravação do hino itapecuruense, com letra de Luiz Bandeira, música de Sebastião Pinto e arranjos de Joaquim Araújo.

Com nova roupagem musical e interpretação do cantor Silas, o hino de Itapecuru, gravado em CD, foi ouvido pelos convidados que marcaram presença na solenidade de fundação da AICLA.

A última gravação do hino itapecuruense foi feita, em disco vinil, na administração do ex-prefeito Miguel Fiquene, nos 70.

DONA SANTINHA

A veterana professora Anozilda Santos Fonseca, que durante anos exerceu o magistério em Itapecuru, sendo inclusive diretora do Grupo Escolar Gomes de Sousa, tornou-se a grande figura da solenidade que marcou a fundação da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes.

Do alto de seus 96 anos, mas lúcida e ativa, Dona Santinha, como é conhecida, marcou presença no Henrique’s Eventos, e mostrou que continua disposta a trabalhar na área cultural.

Recentemente publicou um livro de poemas e agora como membro da AICLA pretende produzir outras obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário