terça-feira, 17 de janeiro de 2012

HAITIANOS EM SÃO LUÍS

A atual onda de imigração no Brasil tem origem no terremoto que devastou o Haiti em janeiro de 2010 e que afetou a vida de três milhões de pessoas.
A escolha do Brasil como Eldorado pelos haitianos partiu dos chamados “coiotes” ou traficantes de pessoas, que passaram a trazê-los pelo Acre.
Há informações de que o Maranhão, especialmente São Luís, pode entrar na rota dos haitianos, que estão entrando ilegalmente na Amazônia.
O ingresso dos haitianos em São Luís deve-se à forte expansão imobiliária pelo qual passa a cidade, que necessita de mão de obra para trabalhar no setor da construção civil.
CENTENÁRIO DE EVANDRO LINS
A Ordem dos Advogados do Brasil comemora nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, o centenário do saudoso intelectual e advogado Evandro Lins e Silva, nascido em Parnaíba, Piauí.
O pai de Evandro, o juiz Raul Lins, exerceu a judicatura no Maranhão, com exercício em diversas cidades do interior do Estado, dentre as quais Itapecuru.
Nos anos de 1970, o senador Henrique de La Rocque Almeida, amigo fraternal de Evandro Lins e Silva, trouxe-o ao Maranhão e levou-o a Itapecuru, onde passou parte da infância e identificou a casa em que a sua família morou.
PRESENTE DE WASHINGTON
O vice-governador Washington Oliveira mantém uma amizade estreita e cordial com Luiz Dulci, ex-secretário-geral da Presidência da República, no governo Lula.
Sabendo que Dulci é um devorador de livros e interessado na história do Maranhão, Washington decidiu dar-lhe um valoroso presente no final do ano passado.
Uma coleção de livros, publicado pelo Instituto GEIA, que diz respeito ao Maranhão. O presente chegou às mãos do intelectual do PT e recebida com imensa alegria.
SALÁRIO MÍNIMO
A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão acha que o novo salário mínimo que passou a vigorar no Brasil terá um grande impacto na administração pública.
O aumento do salário mínimo, segundo a Famem, vai acarretar problemas nas prefeituras municipais, que ficarão inabilitadas de pagar o funcionalismo público em dia e demiti-lo em massa.
Há uma fórmula simples para evitar essa situação: que os prefeitos sejam mais criteriosos e responsáveis com os recursos públicos.
PLANO DE FLÁVIO
No evento em que Sandra e Nicolau Dino celebraram 25 anos de casamento, realizado sábado passado em São Luis, o presidente da Embratur, Flávio Dino, pontificava.
Nas rodas de conversa o assunto era um só: se ele seria candidato a prefeito de São Luís nas eleições deste ano.
Flávio sorria e respondia sem tergiversar: - Este ano, além de dirigir a Embratur, estarei totalmente voltado para ajudar os meus amigos que vão ser candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
PRESENÇA DO PROCURADOR
O procurador Nicolau Dino, na festa em que comemorou com a esposa Sandra as bodas de prata, mostrou que desfruta de prestígio nacional, com amigos e colegas fraternos em todos os estados brasileiros.
Além de procuradores, também marcaram presença magistrados de São Luís e de outras cidades brasileiras.
Mas quem chamou a atenção dos convidados foi o Procurador-Geral da República, Fernando Gurgel, figura simpática e descontraída, que fez questão de cumprimentar e conversar com os maranhenses aos quais era apresentado.
Do alto de sua exuberante massa corporal, o homem forte do Ministério Público Federal além do bom papo, sabe sorver com arte uma boa cerveja.
SILICONADA MARANHENSE
Já se sabe que algumas maranhenses realizaram implantes de mamas com silicones das marcas PIP (francesa) e Rofil (holandesa), que vêm apresentando problemas de saúde nas pacientes.
A maioria desses implantes foi realizada no Rio de Janeiro e São Paulo.
As siliconadas maranhenses estão agora mais tranqüilas com a decisão do Governo Federal que autorizou o Sistema único de Saúde a pagar pela retirada e troca de próteses do silicone adulterado.
CONDUTAS POLICIAIS
Recentemente os policiais de São Luís e de Fortaleza paralisaram suas atividades profissionais e deixaram as populações das duas cidades em pânico.
Cotejando-se o comportamento desses militares, chega-se à conclusão de que a greve dos policiais cearenses foi mais maléfica e causou mais transtornos do que a dos maranhenses.
Em Fortaleza, as lojas de todos os bairros fecharam as portas, os turistas fugiram da cidade, roubos, assaltos e arrastões foram praticados incessantemente por bandidos que se aproveitaram da ausência dos policiais nas ruas.
Em São Luís, a indisciplina dos militares foi monstruosa e correu solta, mas a paralisação não deixou a cidade tão sobressaltada e nem ocorreram atos que deixassem a população em polvorosa.
ORIENTAIS NA PRAÇA
Os orientais- chineses e coreanos - que, nos últimos tempos invadiram São Luis para comercializar produtos fabricados em seus países, estabeleceram-se primeiramente na Rua de Santana.
Depois, aboletaram-se na Rua Osvaldo Cruz, onde concorrem com as lojas que pagam impostos e não vendem artigos contrabandeados.
Agora, os orientais estão na Praça João Lisboa e passaram a ocupar as barracas dos vendedores de revistas e jornais, que estão deixando esse tipo de negócio por causa da internet.
DOCUMENTOS DE SARNEY
Com a extinção da Fundação José Sarney, o criador da instituição está pensando transferir para o Arquivo Público do Maranhão uma significativa documentação que guardou e conservou ao longo do tempo.
São documentos pessoais e políticos, gerados na época em que teve participação ativa na vida do Estado.
Os papéis fazem parte de seu arquivo particular e não foram publicados no Diário Oficial ou em jornais locais.
MUDANÇA PARA O RIO
Edna e Joaquim Itapary dão a entender aos amigos que vão trocar São Luís pelo Rio de Janeiro, cidade que sempre gostaram de passar temporadas.
As vilegiaturas do casal em terras cariocas giravam em torno de trinta dias.
Agora, alugaram um apartamento no Leblon, onde pretendem passar três meses.
POSSE DE LEOMAR
Na última sexta-feira, o desembargador federal Leomar Amorim esteve em Itapecuru, sua terra natal, para participar de um evento especial.
A Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes reuniu-se solenemente para empossá-lo como membro da instituição.
O patrono da cadeira de Leomar é o saudoso professor Leonel Amorim, seu genitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário