segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

MUDANÇA DA CAPITAL

O deputado estadual Doutor Pádua, promete apresentar em 2012 um projeto que deve gerar polêmica.

Quer transferir a capital de São Luís para Grajaú, inspirando-se no ex-presidente Juscelino Kubistchek, que mudou a capital do Rio de Janeiro para Brasília.

Antes que o parlamentar apresente o projeto, seria conveniente que consultasse os Anais da Assembléia Legislativa, onde certamente encontrará proposta semelhante.

Nos anos 1960, o então deputado Joaquim Mochel submeteu à consideração dos parlamentares um projeto de mudança da capital do Maranhão.

De acordo com estudos técnicos e pela posição geográfica, Barra do Corda era, para Mochel, a cidade adequada para a nova capital do Estado.

O projeto jamais chegou ao plenário. Morreu no nascedouro, como morrerá o do Doutor Pádua.

ESTILO DE VIEIRA

Personagem central da História e da literatura luso-brasileira, o padre Antônio Vieira continua a ser, sob muitos aspectos, uma figura polêmica.

As ações de Vieira, longe de diminuírem sua importância, só o tornam mais intrigante, como sugere o lançamento de dois novos livros, que procuram apresentar sua obra e vida a um público mais amplo.

A coletânea “Padre Antônio Vieira Essencial”, organizada pelo crítico Alfredo Bosi, traz alguns de seus textos mais conhecidos como o “Sermão da Sexagésima”, além de trechos de “A chave dos profetas”, inédito no Brasil.

O perfil biográfico “Antônio Vieira Jesuíta do Rei”, do historiador Ronaldo Vainfas, narra sua trajetória à luz do contexto histórico da época, marcado pelas turbulências políticas de Portugal.

IPTU DE SÃO LUÍS

O prefeito João Castelo termina o ano em estado de graça, no que se refere à arrecadação de impostos municipais.

Malgrado os problemas causados pelo aumento do IPTU, reajustado para cumprir decisão do Judiciário, os cofres da Prefeitura inflaram nos últimos meses de 2011.

Com a extraordinária receita do IPTU, São Luís foi, no Nordeste, a que apresentou o melhor desempenho no exercício ora findo.

Para 2012, a prefeitura deverá reajustar os impostos municipais em torno de 6,5 por cento, correção ditada pelo índice de Preços ao Consumidor.

ESCULTURA DE JOÃOZINHO TRINTA

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, bateu o martelo.

Mandou preparar uma escultura do carnavalesco Joãozinho Trinta, para ser colocada num dos lugares mais boêmios da Cidade Maravilhosa: a Lapa.

Quer inaugurar em pleno carnaval carioca.

PRESENTE DE GASTÃO

No jantar de congraçamento dos ministros de Estado com a presidente Dilma Roussef, ela recebeu do titular do Ministério do Turismo, Gastão Vieira, um presente que adorou.

O livro que conta a saga vivida na Amazônia pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt e o marechal Rondon.

A presidente prometeu ler o livro nos dias de descanso que passa numa praia da Bahia.

Ao se despedir de Gastão, a presidente da República disse-lhe: - Ministro, até agora não encontrei ninguém que falasse mal de você.

MARANHENSES EM COPACABANA

O Rio de Janeiro, como acontece todos os finais anos, fervilha de maranhense.

O motivo é um só: ver o espetáculo pirotécnico na praia de Copacabana.

Quem terá uma visão fantástica da festa carioca é o intelectual Lino Moreira, que, antecipadamente, alugou um apartamento, com vista para o mar.

Dali, em companhia da esposa Graça, dos filhos e netos assistirá a queima de fogos em Copacabana.

LIVRO DE MARA DE LOURDES

A professora e historiadora Maria de Lourdes Lacroix promete, neste ano em que São Luís completa 400 anos de fundação, um primoroso livro sobre a cidade.

Será uma obra de pesquisa e de denúncia, em que a autora trará a lume os fundamentos históricos de São Luís.

A preocupação de Maria de Lourdes é mostrar e provar o que esta cidade teve e o que perdeu ao longo do tempo, como resultado do tratamento inominável a ela dispensado pelas autoridades e pela comunidade, com respeito à sua preservação.

SILAS DE ITAPECURU

O jovem tenor itapecuruense Silas foi destaque na festa de confraternização da Universidade Federal do Maranhão.

O reitor Natalino Salgado ouviu Silas cantar na missa do centenário de Abdala Buzar, na igreja de Nossa Senhora das Dores, em Itapecuru, e ficou impressionado com o vozeirão do rapaz.

Através do jornalista Benedito Buzar, convidou o cantor para se apresentar no evento natalino (sem trocadilho) da UFMA, sendo aplaudido de pé pelos corpos docente, discente e administrativo da instituição.

SEMPRE GRANDE

São Luís já possui significativos shoppings e poderá contar com outros tantos, mas a Rua Grande não perderá sua hegemonia como o grande centro comercial da cidade.

Quem teve a oportunidade de transitar por ela neste período natalino, pode atestar a força atrativa que ela exerce sobre o povo maranhense.

No mês de dezembro, especialmente depois do pagamento do décimo terceiro salário pelo setor público e pela iniciativa privada, a Rua Grande esteve literalmente lotada e as lojas repletas de consumidores.

MOMENTO DE GLÓRIA

Quem recebeu o maior presente neste Natal foi o vereador à Câmara Municipal de São Luis, Ivaldo Rodrigues.

A revista Veja, na edição especial de fim de ano, fez com que o maranhense se tornasse uma figura nacionalmente conhecida.

Nas frases consideradas as melhores do ano, Veja apontou esta de Ivaldo Rodrigues: “Periguete é que nem Facebook. Primeiro, você curte, depois você cutuca e por último você compartilha com os amigos”.

MEMÓRIA DOS MUNICÍPIOS

Ontem, último dia do ano, em diferentes épocas, vários povoados do Estado do Maranhão ganharam autonomia político-administrativa e se transformaram em municípios.

Em 1948, foram criados os municípios de Matinha e de São Raimundo das Mangabeiras, desmembrados, respectivamente, dos de Viana e Loreto.

Em 1958, surgiu o município de Gonçalves Dias, desmembrado do de Caxias.

Em 1959, nasciam os municípios de Fortuna e de Palmeirândia, desmembrados, respectivamente, dos de Colinas e São Bento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário