terça-feira, 24 de janeiro de 2012

MARANHENSES EM NAVIO

Em duas épocas, os maranhenses gostam de fazer turismo marítimo: no final do ano, por ocasião réveillon, e fevereiro, no período carnavalesco.
São numerosas as famílias que deixam São Luís e embarcam em navios luxuosos para se divertirem e viverem momentos de lazer em viagens que começam em Santos ou no Rio de Janeiro e alcançam Punta del Leste, Montevideo e Buenos Ayres.
Com o naufrágio do navio Costa Concórdia, no litoral da Itália, após chocar-se com uma rocha e encalhar num banco de areia, um grupo maranhense que se preparava para fazer um cruzeiro no carnaval, tirou o time do mar.
Ainda que um raio não caia duas vezes no mesmo lugar, o grupo não quer correr risco.
REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO
O Secretário de Educação, João Bernardo Bringel, anunciou para 2012 uma revolução no ensino público maranhense.
Com esse objetivo, acaba de tomar uma medida de impacto, que leva a crer que a mudança poderá acontecer.
Os prefeitos foram avisados de que o ensino fundamental, que de acordo com a Constituição Federal, compete aos municípios promover, a partir deste ano será da responsabilidade das prefeituras.
Com essa iniciativa, não executada pelos antecessores, o secretário de Educação dá um passo corajoso e firme para melhorar o nível de ensino médio no Maranhão.
PROGRAMA ESPACIAL
A presidente da República, Dilma Roussef, bateu o martelo em relação ao substituto de Aloísio Mercadante no Ministério de Ciência e Tecnologia.
Não será um político, mas um técnico respeitado e competente.
O cientista Marco Antônio Raupp, presidente licenciado da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, e gestor do Programa Espacial Brasileiro.
Graças ao cientista Raupp, o programa Cyclone, voltado para o lançamento do foguete ucraniano em Alcântara, tomou um vulto especial neste governo.
EDIFÍCIO METRÓPOLE
Nos anos 1950, a então Rádio Ribamar, cujo proprietário era o saudoso Gerson Tavares, tinha seus equipamentos radiofônicos instalados na Praça João Lisboa, num prédio vizinho ao Grêmio Lítero Recreativo Português.
O imóvel conhecido por Edifício Metrópole só possuía três pavimentos.
Os locutores da Rádio Ribamar, para impressionar os que não conheciam São Luís, costumavam anunciar que a emissora ficava localizada no último andar do prédio, como se fosse um espigão.
Este prédio, que já foi objeto de curiosidade popular e bem conhecido na cidade, por obra do esvaziamento do Centro Histórico, está à venda.
PRIMEIRO REGIMENTO
O Tribunal de Justiça do Maranhão tem fortes razões para festejar este ano uma efeméride especial.
Os 200 anos do primeiro Regimento do Tribunal de Relação, cujo ordenamento ocorreu no dia 5 de maio de 1812 e outorgado por Dom João VI.
Afirma o historiador Milson Coutinho que o Regimento do Maranhão foi copiado da Bahia e no seu contexto explica os tipos de recursos a serem interpostos e os alvarás que devem ser observados.
CENTENÁRIO DE PAULO MORAES
Este ano, além do bi-centenário do grande João Lisboa, que nasceu no dia 22 de março de 1812, em Pirapemas, então distrito de Itapecuru-Mirim, a Academia Maranhense de Letras, comemora o centenário de uma figura que ilustra o seu quadro.
O professor, jornalista e poeta Paulo Nascimento de Moraes, nascido em São Luís no dia 23 de novembro de 1912.
Orador vibrante, com participação ativa em lutas cívicas e campanhas políticas, deixou parte de sua produção literária no livro Aquarelas de luz.
Na AML, ocupou a Cadeira 16, patroneada e fundada por Raimundo Correia.
SUCESSOR NA BEIJA-FLOR
O maranhense Joãozinho Trinta deixou um substituto à altura na Escola de Samba Beija-Flor.
Hilton Castro, maranhense, também talentoso, responsável por alguns momentos que serão os mais importantes do desfile da escola de samba de Nilópolis.
Ele coordenará 1.700 componentes da azul e branco que cruzarão a Passarela do Samba com movimentos performáticos.
Aos 14 anos, Hilton trocou São Luís por São Paulo, onde se profissionalizou no teatro.
UNIVERSIDADE ESQUECIDA
A Universidade Federal do Maranhão e a Associação dos Amigos da UFMA promovem nesta sexta-feira um evento nos jardins do Palácio Cristo Rei, na Praça Gonçalves Dias.
O lançamento do livro A Universidade Esquecida, da autoria do professor e ex-reitor Aldy Melo.
Os convidados terão direito ao autógrafo do autor.
SOBRE JACKSON
Ainda este ano, o publico maranhense contará com um livro sobre a história de vida do médico e político Jackson Lago.
Quem escreve é o irmão do biografado, o advogado, Ricardo Wagner Lago.
A obra relata a trajetória profissional e política do ex-prefeito de São Luís e culmina com o julgamento do processo pelo Tribunal Superior Eleitoral, que levou Jackson a perder o cargo de governador.
OITENTA ANOS
O maranhense e oficial do Exército, José Alberto Tavares da Silva, completa amanhã 80 anos de vida, mas festejou a data ontem no Rio de Janeiro, cercado de familiares.
O local da comemoração foi um refinado restaurante da Barra da Tijuca, onde o aniversariante, a esposa Ana Maria, e o filho Alberto, que mora na Cidade Maravilhosa, receberam os parentes de outras cidades brasileiras.
De João Pessoa, vieram os três filhos; de Brasília, o irmão Murilo e a cunhada Clenir; de São Luís, os sobrinhos, Márcio e Márcia, ele, filho de Guivi e José Almir Tavares da Silva.
NOVOS MILIONÁRIOS
Segundo a revista Veja, existem hoje no Brasil 145 mil milionários, identificados como possuidores de mais de um milhão de dólares.
A revista mostra ainda os estados, por região, em que o número de milionários mais cresceu nos últimos oito anos.
Do Nordeste, apenas dois estados foram classificados como portadores de milionários: Alagoas e Rio Grande do Norte.
Se a classificação fosse pelo critério do enriquecimento ilícito, ou seja, à custa do dinheiro público, certamente o Maranhão dela faria parte.
SER OU NÃO SER
Fabiano Vieira da Silva vive um dilema shakespereano.
Ser ou não ser candidato a prefeito do município de Santa Rita.
Já conta com o apoio de vários partidos e de segmentos da população, mas só em maio decidirá se concorre às eleições majoritárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário