segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

TEMPOS DE 400 ANOS

A Associação Nacional dos Professores Universitários de História e os Cursos de História das Universidades Federal e Estadual do Maranhão já escolheram o tema, o período e o local do V Encontro Estadual de História.
Tema: Em tempos de 400 anos-Comemorações, esquecimentos e contradições. Período: 21 a 24 de agosto. Local: auditório do curso de arquitetura da Uema, na Praia Grande.
Durante o evento serão realizados simpósios, mesas-redondas e conferências, nos quais se discutirão não apenas atos alusivos às comemorações da efeméride, mas as diferentes configurações temporais do Maranhão e do Brasil.
ENREDOS MARANHENSES
As escolas de samba de São Luis, no carnaval deste ano, pretendem se apresentar na passarela à altura das comemorações da fundação dos 400 anos da cidade.
Sem o luxo, a riqueza e o esplendor das escolas de samba do Rio de Janeiro vão se empenhar para cantar e louvar as belezas e as tradições de nossa terra e de nosso povo, a despeito das limitações financeiras.
Dentre as escolas que fazem parte da elite do carnaval de São Luís, estas já estão como enredo na ponta da língua: Favela do Samba (São Luís a menina dos olhos do mundo), Turma do Quinto (Upaon-Açu é São Luis, a ilha grande das festas), Turma de Mangueira ( Dom Luis, olhai teus filhos e veja como o tempo mudou), Marambaia ( São Luis, solo encantado que o nativo preservou) , Acadêmicos do Sacavém ( De caminho em caminho, a Rua Grande é meu destino), Flor do Samba ( São Luis a flor do Maranhão) e Império Serrano ( São Luis cidade de todos os ritmos).
DINHEIRO MARANHENSE
Como se sabe, a escola de samba Beija-Flor desfilará este ano na Marquês de Sapucaí com um enredo em homenagem aos quatro anos de fundação de São Luís.
Pelo que se comenta, a escola de Nilópolis reservou uma de suas alas para o pessoal do Maranhão. Há quem diga que nela estarão 400 brincantes de São Luis e que cada fantasia custará R$ 1.500,00. Serão, pois, R$ 600.000,00 que drenarão daqui para os cofres da Beija-Flor.
Sem falar na ajuda financeira do governo do Estado.
MARLY VEM AÍ
A guerreira Marly Abdala, a despeito de sua inesperada derrota nas últimas eleições, vai mostrar como sabe dar a volta por cima.
Por uma irrelevante quantidade de votos ficou de fora na relação dos eleitos para a Assembleia Legislativa.
Com a mesma determinação e arrojo, Marly está em plena campanha eleitoral, com vistas a conquistar um lugar na Câmara de Vereadores de São Luis, envergando a camisa do PMDB.
PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO
O Governo do Estado quer um nome de peso intelectual para dirigir a Fundação da Memória Republicana, que vai substituir a extinta Fundação José Sarney.
Assim pensando, o secretário de Educação, João Bernardo Bringel, convidou Luiz Phelipe Andrès para assumir a presidência da nova instituição cultural.
Lisonjeado com o convite, mas o competente arquiteto preferiu ficar no lugar onde está: no comando do Estaleiro-escola, localizado no Sítio do Tamancão, onde desenvolve um trabalho digno dos maiores encômios.
Luís Phelipe, no momento, só pensa num projeto: eleger-se para a Academia Maranhense de Letras e ocupar a vaga do saudoso José Joaquim Filgueiras.
CHIQUINHO EM PINHEIRO
O deputado federal Chiquinho Escórcio não passará o carnaval em Brasília e nem no Rio de Janeiro.
Atendendo ao convite de amigos irá para Pinheiro, onde ficará na temporada momesca.
Mas antecipadamente já avisou: não participará de brincadeiras de rua e em hipótese alguma sairá no “Patifas”,o bloco famoso que anima o carnaval pinheirense.
EMOÇÕES DE GASTÃO
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, participou da Feira Internacional de Turismo, realizada em Madri, no período de 18 a 20 deste mês.
No evento, viveu dois momentos de rara emoção.
Primeiro, a conversa amistosa que manteve, no estande do Brasil, com o Príncipe de Astúrias, Don Felipe de Borbon.
Segundo, a comprovação ao vivo do interesse das operadoras de turismo internacional pelos Lençóis Maranhenses.
AMÉRICO EM CENA
O poeta Américo Azevedo Neto acaba de escrever um texto teatral em homenagem a São Luis do Maranhão.
Agora, na condição de produtor e diretor, pensa transformá-lo em espetáculo e levá-lo aos palcos da cidade, em homenagem aos seus quatro séculos de vida.
A Universidade Federal do Maranhão quer patrocinar o espetáculo e apresentá-lo aos que virão participar da reunião da SBPC, em julho, em São Luís.
CENTENÁRIO DE BAHURY
Além de Henrique de La Rocque Almeida, outro político maranhense completa centenário em 2012.
Miguel Antônio Bahury nasceu em São Luís no dia 26 de dezembro de 1912.
Antes de ingressar na vida política, trabalhou como comerciário, transformando-se depois em sócio da firma Bessa e Companhia.
Aliado de Vitorino Freire foi eleito deputado federal em 1958. Rompido com o governador Newton Bello, mudou-se para as Oposições sendo reeleito para a Câmara Federal em 1962.
Queria ser candidato a governador no pleito de 1965, mas seu projeto não vingou, porque faleceu a 3 de maio de 1963, num desastre aéreo vindo de São Paulo para o Rio de Janeiro.
HOMEM DE BRONZE
Nenhum secretário de Educação do Maranhão chega a igualar-se ao atual, João Bernardo Brigel, no que se refere à resistência e disposição para o trabalho.
Dizem que o homem é uma máquina humana. Trabalha incessantemente ser dar sinais de exaustão ou irritação.
Costuma chegar à secretaria que comanda, aliás, com competência, por volta das 7: 30 horas e só deixa o prédio nas proximidades da meia-noite.
Ao longo da jornada de trabalho não almoça, fuma três maços de cigarro e bebe coca-cola em vez de água.
DISCO DE BALEIRO
O desenho da capa do novo CD de Zeca Baleiro será escolhido em votação pela internet.
O álbum do artista maranhense que se chamará “O disco do ano” será lançado em março pela Som Livre.
Baleiro torce para que o vencedor do concurso seja um artista plástico do Maranhão.
BLOG DE ELIÉZER
Eliézer Moreira aderiu à comunicação virtual e criou um blog por meio do qual manifesta opiniões sobre assuntos do Maranhão.
Em tempo: Eliézer e Lourdes depois de uma temporada em apartamento voltaram para a casa da Litorânea.
Estão extremamente arrependidos, pois perderam o sossego e a tranqüilidade, especialmente nos finais de semana, quando a movimentação nos bares e restaurantes aumenta de intensidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário