quarta-feira, 7 de março de 2012

DESABAFO DA EXPERIÊNCIA

Depois de Neiva Moreira, com quase cem anos, o jornalista Reginaldo Teles é o mais antigo dos fundadores do PDT no Maranhão.

Pela sua militância no partido e por ser aliado do médico Jackson Lago, desde que deu os primeiros passos na vida política, disputando eleições proporcionais e majoritárias, Reginaldo não aceita e repudia as maquinações armadas pelos pedetistas contra Clay e Igor, respectivamente, esposa e filho do ex-prefeito de São Luís.

Por não concordar com os atos praticados pelo grupo que tomou de assalto a direção do PDT do Maranhão, que considera ofensivos à memória de Jackson Lago, Reginaldo Teles requereu seu afastamento dos quadros do partido de Brizola.

ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO

Um dos primeiros atos de Roseana Sarney ao assumir o governo do Maranhão em janeiro de 2011 foi juntar as Secretarias de Administração e Planejamento.

Para comandar a nova e poderosa Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão ela trouxe de Brasília o técnico Fábio Gondim.

Com o passar do tempo, Roseana estaria convencida de que não foi um bom negócio fundir as duas secretarias, pela abrangência e amplitude de cada uma.

Há quem diga que a governadora poderá novamente separar as duas secretarias, ficando a de Administração com Fábio Gondim e a de Planejamento com João Bernardo Bringel, ora realizando um notável trabalho na Educação.

MORADORES CLANDESTINOS

Em abril, os contribuintes do IPTU de São Luís vão receber os carnês relativos ao exercício de 2012.

Como a questão do IPTU ainda está pendente de decisão judicial, os valores cobrados este ano só não serão os mesmos por causa do reajuste previsto pelo IPCA.

Mas os cofres da prefeitura, neste exercício, terão um ganho bem expressivo e que levará a receita do IPTU para as alturas.

A descoberta de 25 mil moradores clandestinos, que nunca contribuíram com um tostão para a municipalidade, mas já notificados de que terão de prestar contas com a Prefeitura.

A Secretaria da Fazenda, com as contribuições dos moradores clandestinos, espera incrementar a receita do IPTU com mais oito milhões de reais.

VIAGENS DE SARNEY

No calendário de compromissos oficiais, o senador José Sarney fará este ano três viagens ao exterior.

Em maio, viajará para a Itália.

Em junho, visitará China, país que o deixou encantado quando lá esteve no exercício do cargo de presidente da República.

Na volta da China, passará alguns dias em Nova York.

VIÚVA DO MARANHÃO

Na semana passada, quando a TV Globo levou ao ar o episódio A Viúva do Maranhão a audiência da TV Mirante, que já é grande, foi para a estratosfera.

A curiosidade girava em torno do enredo e se o autor do texto teria se inspirado em algum caso acontecido em São Luís.

Ao final, a decepção. Tudo não passava de ficção. De realidade, só mesmo o cenário maranhense.

CARNAVAL DAS VENCEDORAS

Depois de propiciar um bom carnaval à população de Itapecuru, o prefeito Junior Marreca não resistiu.

Partiu com a família para o Rio de Janeiro onde assistiu ao desfile das escolas de sambas vencedoras do carnaval carioca.

No retorno, ao chegar a Itapecuru foi homenageado pelos amigos e eleitores pelo seu aniversário transcorrido no dia 2 de março.

O BISSEXTO DE ZÉ JORGE

O engenheiro José Jorge nasceu em Pinheiro no dia 29 de fevereiro de 1952. Se tivesse comemorado o seu aniversário na última quarta-feira teria completado 15 anos.

Mas sua genitora teve o bom senso de registrá-lo no dia 1º de março.

Por falar em José Jorge, ele e a esposa Bete, este ano, trocaram o carnaval de São Luís por um evento especial em Paris.

A defesa da tese de doutorado da filha Júlia, psicóloga, que na Universidade de Sorbone, produziu um trabalho da maior envergadura intelectual e científico, na área do altismo, que lhe valeu os maiores louvores da banca julgadora.

AO SOM DE PARINTINS

Pelas emissoras de rádio e televisão está sendo divulgado um institucional turístico do Maranhão.

A peça promocional está bem elaborada quanto à mensagem.

Mas o fundo musical peca por trocar a toada do bumba boi do Maranhão pela de Parintins.

LUTA DE LINO

Acabou o carnaval, mas não terminou a luta do intelectual Lino Moreira contra a presença da banda Bandida na Península da Ponta D’Areia.

Ele não descansará enquanto não convencer o Ministério Público e os órgãos de Segurança do Estado da inconveniência das brincadeiras carnavalescas no conjunto habitacional onde moram centenas de pessoas.

Com as providências que está tomando Lino espera ver a Bandida, no carnaval de 2013, longe da Península.

LOJISTAS DO SHOPPING

A grande maioria dos lojistas do Shopping da Ilha, insatisfeita com a passividade da diretoria da Associação, levou os membros da entidade à renúncia coletiva.

Na noite da última terça-feira, os lojistas rebelados se reuniram e elegeram uma nova diretoria, que assumiu o compromisso de lutar efetivamente pelos seus direitos e estabelecer um diálogo transparente, permanente e democrático com os diretores do Shopping.

PALMAS PIAUIENSES

Não é só no Maranhão que o arquiteto Luiz Phelipe Andrès tem prestígio e é respeitado pelo trabalho que vem realizando pela valorização do nosso patrimônio histórico.

No Piauí, Luiz Phelipe passou também a ser alvo de admiração e de aplausos pelo brilhante parecer oferecido ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pela aprovação do tombamento do Centro Histórico de Oeiras, antiga capital dos piauienses.

DILMA GOSTOU

No seu último despacho com a presidente Dilma Roussef, no Palácio do Planalto, o ministro Gastão Vieira deu-lhe um livro de presente, para que lesse no recesso carnavalesco.

Nome e autor do livro: Antônio Vieira, jesuíta do Brasil, do historiador Ronaldo Vainfas.

A presidente da República disse ao ministro do Turismo que leu a obra num fôlego só.

AML EM ATIVIDADE

Na última quinta-feira, os membros da Academia Maranhense de Letras voltaram a se reunir.

Depois do recesso, trataram de assuntos importantes, dentre os quais a participação da Casa de Antônio Lobo nas comemorações dos 400 anos de São Luís.

Nesta quarta-feira, o acadêmico Lourival Serejo abre a programação com o lançamento do livro de contos “Entre Viana e Viena”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário