segunda-feira, 19 de março de 2012

DESENTENDIMENTO AMIGÁVEL

Dois executivos da mais alta linhagem técnica, ambos com cargos de relevância no primeiro escalão da Prefeitura de São Luís, desentenderam-se: José Mário Bittencourt e José de Jesus Azzoline, titular e adjunto da Secretaria da Fazenda Municipal.

São gestores competentes, honestos e civilizados, por isso as divergências ficaram meramente no plano administrativo.

Para não criar problema ao funcionamento da Fazenda do Município, Azzoline decidiu exonerar-se do cargo.

Terá como substituto outro competente técnico: Antônio José Brito.

CONCURSO DA ASSEMBLEIA

Até o final deste mês, o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, divulgará as normas de um concurso público.

Não será para preenchimento de cargos, mas voltado para alunos e professores da rede pública e privada.

Objetivo: estimular os estudantes do ensino médio e universitário, bem como professores de nível superior, para o estudo e pesquisa de fatos relacionados ao Poder Legislativo do Maranhão.

Os premiados receberão valores monetários, ainda não definidos.

ZEZÉ NA TV APARECIDA

O livro de Zezé Cassas Gomes, intitulado “Do Piano ao Fogão”, lançado no ano passado pelo Ceuma, começa a ter repercussão nacional.

A emissora paulista, TV Aparecida, em fevereiro, procurou a autora, que estava em Guaratinguetá, para entrevistá-la.

A entrevista, em nível nacional, foi ao ar na última quarta-feira, no programa Sabor da Vida, onde Zezé deitou e rolou sobre os pratos e receitas da culinária maranhense.

SAMIRA NA CNBB

Por falar em Zezé, convém lembrar a filha Samira, médica radiologista, que mora e trabalha na cidade paulista de Guaratinguetá, onde desfruta de prestígio pelo seu profissionalismo.

Samira, sem saber que estava sendo filmada em plena atividade médica, foi selecionada para fazer parte da mídia televisiva Campanha da Fraternidade, promovida pela CNBB.

Este ano, o lema da Campanha da CNBB é Fraternidade e Saúde Pública.

REFORÇO MÉDICO

A UDI Hospital e o Hospital Carlos Macieira ganharam um extraordinário reforço médico, com a contratação de dois profissionais competentes.

O cardiologista Marco Túlio Juliano e a neurologista Aline Borges Juliano.

Ele, com especialidade em estimulação cardíaca, veio do Instituto do Coração de São Paulo; ela, em comportamento e síndrome demencial, procede da Unicef da Universidade Federal de São Paulo.

Aline é maranhense e filha de Vera e Claudionor Borges. Ao diplomar-se médica pela Universidade Federal do Maranhão, especializou-se em São Paulo, onde conheceu, namorou, noivou e casou com o médico paulista Marco Túlio, com quem tem uma filha.

ELEIÇÃO DE SARNEY

No dia 19 de março de 1952, portanto, há sessenta anos, o jovem intelectual José Sarney era eleito membro da Academia Maranhense de Letras.

Aos 22 anos, em pleno viço da mocidade, decidiu ser candidato à Casa de Antônio Lobo. Eleição tranqüila, pois não teve concorrente.

Três meses depois do pleito, em 19 de junho, empossou-se na cadeira 22, patroneada por Humberto de Campos, fundada por Ribamar Pinheiro, sendo sucessor do poeta Corrêa da Silva. Foi saudado pelo emérito professor Mata Roma.

CANDIDATO A VICE

Bomba na política de Paço do Lumiar.

José Adriano, filho do deputado Sarney Filho, pode, este ano, debutar na vida política, disputando o cargo de vice-prefeito, na chapa encabeçada por Bia Venâncio, que concorre à reeleição.

José Adriano transferiu o título eleitoral para Paço Lumiar, estando, portanto, habilitado a concorrer ao pleito municipal.

PRÉDIO DO BEM

Uma das primeiras ações do prefeito João Castelo na prefeitura foi a negociação com o Bradesco para compra do edifício de 15 pavimentos, que pertenceu ao Banco do Estado do Maranhão, localizado na Rua do Egito.

A operação foi um sucesso, especialmente depois que o prefeito anunciou que a obra de recuperação e adaptação do imóvel seria realizada pelo Banco do Brasil, que teria como contrapartida o controle das contas dos servidores públicos do município.

Para o prédio do extinto Bem, seriam transferidos algumas secretarias municipais, inclusive o gabinete do prefeito. Mas pelo andar da carruagem e com as obras em processo de tartaruga, o mandato de Castelo acaba sem ele administrar a cidade do alto do Edifício Matos Carvalho.

CIDADE UNIVERSITÁRIA

O volume de construções no campus da Universidade Federal do Maranhão é tão grande que virou um canteiro permanente de obras.

Como o reitor Natalino Salgado sabe fazer projetos e mais ainda arregimentar recursos, a previsão é de que, neste segundo mandato, as obras na área do Bacanga se multiplicarão.

Por isso, o Conselho Universitário deverá aprovar uma proposta transformando o campus em cidade universitária.

60 ANOS DE CADETE

O general Murilo Tavares, em companhia da esposa Clenir, esteve, semana passada em Fortaleza, para participar de importante evento.

Com os colegas de farda, comemorou sessenta anos de ingresso na Escola Preparatória de Cadetes.

De Fortaleza, esticou viagem a São Luís, para rever familiares e amigos.

Murilo e esposa retornam a Brasília dia 23; em São Luís, são hóspedes de Cléa e Alberto Duailibe.

SAUDADE DE JOSUÉ

O escritor Josué Montello completou dia 15 de março seis anos de falecimento, óbito ocorrido no Rio de Janeiro.

A esposa Ivone, as filhas Lenka e Lília, genros, netos e bisnetos tomaram a iniciativa de homenageá-lo.

Divulgaram esta mensagem na mídia impressa carioca: “A saudade de hoje é igual a de ontem. A tristeza de hoje é presença de cada dia”.

FENÔMENOS ATMOSFÉRICOS

No Maranhão, há alguma coisa no ar e não apenas os urubus e os aviões de carreira.

Em tempos correntes, fenômenos atmosféricos imprevisíveis e não comuns entre nós passaram a ser vistos em diversos pontos do território maranhense.

Há poucos dias, um tufão estremeceu os moradores de Raposa, fazendo barcos virarem e telhados de casas balançarem.

Mais recentemente, um vendaval ocorreu em São José de Ribamar, causando estragos materiais e apavorando os habitantes.

Agora, sabe-se que em alguns bairros, em função das chuvas que desabaram sobre São Luis, uma onda de frio vem atacando a população, que passou a usar roupa mais aconchegante para se proteger de temperaturas baixas.

MESTRADO EM HISTÓRIA

As aulas do Mestrado em História no 1º semestre deste ano, na Universidade Federal do Maranhão, vão começar nesta terça-feira, dia 20 de março, com atrações especiais.

Às 16 horas, o professor Luiz Carlos Soares, da UFF, profere palestra “A Comercialização do Lazer e a Emergência dos Espaços Públicos na Inglaterra do Século XVIII”, no Auditório Ribamar Caldeira; às 18 horas, lançamento da coletânea “Saberes e Fazeres em Construção: Maranhão, séculos XIX-XXI, organizada pelas professoras Regina Faria e Elizabeth Coelho.

LIVRO DE SEREJO

A temporada de lançamentos de livros, referente a 2012, em comemoração aos 400 anos de São Luís e bicentenário de nascimento de João Lisboa, começou auspiciosamente.

Por iniciativa do presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, na noite de 7 de março, o desembargador e intelectual Lourival Serejo lançou o seu mais novo livro de contos intitulado Entre Viana e Viena, em que autor revela a sua faceta de cronista talentoso e atento aos fatos que giram na sociedade.

O evento foi plenamente exitoso, não apenas pela expressiva quantidade de convidados que compareceram à AML, na sua grande maioria constituída de magistrados, promotores e advogados, mas também pela saudável confraternização reinante no ambiente, onde intelectuais e amigos de Lourival trocaram figurinhas no correr da festiva noite.

O autor, ao final do evento, mostrava-se feliz com o sucesso do livro: quase duzentos exemplares foram adquiridos pelos convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário