segunda-feira, 26 de março de 2012

SUSTENTABILIDADE MUNICIPAL

A Federação das Indústrias do Maranhão pedirá à Federação das Indústrias do Rio de Janeiro o estudo sobre os municípios brasileiros em situação de fragilidade financeira, portanto, sem condições de sustentação política e administrativa.

A Fiema, com base no documento, quer fazer, antes das eleições de outubro, um seminário e mostrar os índices usados pela Firjan, que apontaram a pouca capacidade de sustentabilidade dos municípios do Maranhão, detectados mediante gastos com pessoal, custo da dívida, geração de investimentos e uso de restos a pagar.

Pelo estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, 99,9 por cento dos municípios maranhenses estão em posição confortável, no que se refere à sustentabilidade.

MISSÃO DE ESPECIALISTAS

Um dos assuntos mais discutidos hoje no país é a necessidade de um novo pacto federativo.

Nesse particular, o presidente do Senado, José Sarney criou uma Comissão de Especialistas para rever questões prementes e urgentes na relação entre a União, Estados e Municípios.

Dessa Comissão de Especialistas fazem parte figuras do porte intelectual de Nelson Jobim, João Paulo dos Reis Veloso, Everardo Maciel e Adib Jatene.

RENATO ARCHER

O ex-deputado Renato Archer, figura humana de realce e político de renomado conceito no país, continua alvo de citações em livros e reportagens sobre fatos ocorridos no Brasil nos meados do século passado.

O jornal O Globo, do Rio de Janeiro, vem publicando reportagens, da autoria do jornalista Jorge Moreno. Na mais recente, o saudoso político maranhense foi elogiado pela amizade e lealdade que devotava a Ulisses Guimarães e por introduzi-lo no ambiente glamoroso do Rio de Janeiro e apresentado a pessoas influentes e poderosas da sociedade carioca.

E arremata: “Renato, de família abastada, pai governador, só ia a escola fazer provas, tinha professores particulares, ingressou na Marinha e quando desembarcava em São Luís, de uniforme branco, era um Don Juan, e as mulheres da cidade deliravam por ele”.

ESPAÇO CULTURAL

A Academia Maranhense de Letras, neste ano de celebração do VI Centenário de São Luís e do Bicentenário de João Lisboa, pretende investir conhecimento e recursos humanos num projeto sócio-cultural de grande relevância para o Maranhão.

Para permitir a materialização desse anseio, a AML solicitou ao Governo do Estado a cessão não-onerosa de uso do imóvel que compõe o chamado Espaço Cultural, instalado nas oficinas da antiga REFESA, na Praça Maria Aragão.

Trata-se de local público já consagrado, o que facilita em grande escala o acesso da população a eventos culturais e artísticos identificados e promovidos pelo criativo espírito maranhense.

ANIVERSÁRIO NOS STATES

Os familiares e amigos do ex-governador José Reinaldo não puderam este ano comemorar seu aniversário.

Motivo: dias antes do seu natalício, ocorrido em 19 de março, ele viajou em companhia da esposa para os Estados Unidos.

Zé Reinaldo ficou uma semana em Nova York, curtindo o frio americano e os shows da Broadway.

NA CASA DE SARNEY

A residência do senador José Sarney, em Brasília, na tarde de quarta-feira, foi transformada em estúdio de televisão.

Ali ocorreu a entrevista concedida pelo presidente do Senado à TV Guará, que irá ao ar nesta terça-feira, inaugurando um programa dirigido e comandado pelo escritor Américo Azevedo Neto.

Por quase uma hora, Sarney, paciente e brilhantemente, respondeu as perguntas e questões levantadas por Américo, sem deixar nenhuma dúvida com respeito à sua atuação nas áreas intelectual e política.

A entrevista foi assistida por dois privilegiados maranhenses: Roberto Albuquerque e Benedito Buzar.

JOÃOZINHO TRINTA

Enquanto a prefeitura do Rio de Janeiro se prepara para homenagear o saudoso Joãozinho Trinta, a de São Luís confirma a máxima de que santo de casa não faz milagre.

O prefeito carioca Eduardo Paes decidiu dar o nome do artista maranhense à clínica de família a ser inaugurada brevemente no bairro de Parada de Lucas.

A presidente Dilma Roussef prometeu marcar presença no evento.

MARLENE MATOS

A ex-tudo de Xuxa, Marlene Matos, que há anos vive no Rio de Janeiro, sempre atuou profissionalmente no meio artístico.

A maranhense, nascida em São José de Ribamar, ao deixar de trabalhar com Xuxa não conseguiu se firmar em lugar nenhum.

Mas agora vai experimentar outro tipo de atividade. Será diretora da Feira de São Cristovão, órgão exclusivamente voltado para a comercialização de produtos nordestinos.

LULA NO MARANHÃO

O reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, aguarda até o fim do mês de abril, prazo estabelecido pelos médicos, para a definição sobre a situação de saúde de Lula.

Se o tratamento do ex-presidente apresentar resultado satisfatório, o reitor o convidará para vir a São Luís, em julho e participar do encontro da SBPC.

No evento, Lula será homenageado com o título de Doutor Honoris Causa, a ele conferido pelo Conselho Universitário da UFMA.

GASTÃO NA ÍNDIA

Pela segunda vez o ministro do Turismo, Gastão Vieira, viaja na comitiva da presidente Dilma Roussef.

A primeira vez ocorreu em fevereiro, quando da realização da Festa da Uva, em Caxias do Sul.

Agora, a viagem é de caráter internacional. Acompanha a presidente da República na visita à índia, país que o Brasil quer estreitar o intercâmbio no setor turístico.

Na condição de maranhense, Gastão levará na bagagem material promocional de sua terra.

AZZOLINE NA FIEMA

O presidente da Federação das Indústrias do Maranhão, Edilson Baldez, não dorme no ponto.

Ao saber que José de Jesus Azzoline havia deixado a Secretaria da Fazenda da Prefeitura de São Luis, convidou-o imediatamente para trabalhar na Fiema, para ocupar importante cargo.

PLANO DE CULTURA

Nos meios culturais só se fala no evento que acontecerá amanhã, às 17 horas, no auditório Reis Perdigão, na Prefeitura de São Luís.

Na solenidade, presidida pelo prefeito João Castelo, será conhecido o Plano Municipal de Cultura de São Luís, feito em parceria com o Ministério da Cultura e a Universidade Federal da Bahia.

O plano prevê a construção de políticas na área cultural para os próximos dez anos.

NOVELA VIRA FILME

A novela “Ei, você Alexandre Guaracy, da autoria do intelectual José Ewerton Neto, premiada no concurso da Func, em 2008, vai virar filme, dirigido por Marcos Ponts e produzido pela Cantaria Filmes.

O lançamento está previsto para o segundo semestre de 2012, em homenagem aos 400 anos de São Luís.

Antes de virar longa-metragem , com 100 minutos de duração, está sendo produzido em trailer, com o objetivo de promoção e arrecadação de recursos. A equipe técnica e o elenco são genuinamente maranhenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário