segunda-feira, 13 de agosto de 2012

ASSUNTOS DO MOMENTO


Em qualquer lugar de São Luís, dois assuntos dominam as conversas: a novela Avenida Brasil e o julgamento do mensalão.
Quanto ao primeiro, a curiosidade em torno do final do folhetim e o que acontecerá com Nina e Carminha.
Com relação ao segundo,  a especulação sobre o desfecho que o Supremo Tribunal Federal dará ao processo do mensalão e o que estará reservado a José Dirceu, Roberto Jeferson, José Genuíno e Delúbio Soares.
CONVERSA DE PRESIDENTAS
Recentemente, as presidentas do Brasil, Dilma Roussef, e da Argentina, Cristina Kircher, tiveram um encontro em Brasília, quando discutiram assuntos do Mercosul.
Entre as amenidades que vieram à tona, destaque para a figura do ministro de Minas e Energia, Edson Lobão.
Enquanto a presidenta da Argentina achava Lobão com cara de padre, a do Brasil, em não concordando, disse que ele tem cara de ex-comunista.
CANDIDATURA DE SÉRGIO FROTA
Uma das surpresas desta campanha eleitoral corre por conta da candidatura de Sérgio Frota à Câmara Municipal de São Luís.
Ele já havia surpreendido quando se lançou à empreitada de dirigir os destinos do Sampaio Correia, time que vem passando por boa fase no cenário futebolístico depois que passou a comandá-lo.
Agora, Sérgio, novamente, surpreende ao se lançar candidato a vereador. Quem conhece a realidade eleitoral de São Luís, afirma que ele, com o apoio da torcida boliviana,  deverá ficar entre os eleitos.
FILHOS DE POLÍTICOS
Políticos que tem São Luís como reduto eleitoral, vão passar por uma prova de fogo nas eleições deste ano.
São eles: Pedro Fernandes, Alberto Franco, Roberto Rocha e Lourival Mendes.
Resolveram apresentar os filhos candidatos à Câmara Municipal de São Luís: Lucas Fernandes, Rômulo Franco, Roberto Rocha Filho e Luciana Mendes.
VELHA GUARDA
Este ano, os veteranos Hélcio Silva e Valdivino Castelo, que já representaram o povo de São Luís na Câmara de Vereadores, decidiram não disputar o pleito.
Na ausência de Hélcio e Waldivino, surge a candidatura de Carlos Guterres, que, em várias legislaturas, teve presença marcante na Câmara Municipal.        
Guterres, amigo do senador Epitácio Cafeteira, tenta trazê-lo a São Luís na campanha eleitoral, ao lado do qual pretende visitar os bairros onde o ex-prefeito era idolatrado.
ARQUIVOS DE VITORINO
Depois de sete anos de intenso trabalho, Luis Fernando Freire concluiu os originais de mil páginas, em dois volumes, da edição comentada do arquivo de seu pai, o ex-senador Vitorino Freire.
Entre os 1.500 documentos catalogados por Luis Fernando, boa parte diz respeito ao Maranhão.
São documentos que vão repercutir nos meios políticos pelas verdades neles contidos.
RÉUS DE BATINA
A Revista História, editada mensalmente pela Biblioteca Nacional, publica este mês um trabalho da professora da Universidade Federal do Maranhão, Polyanna  Gouveia Mendonça Muniz.
Trata-se de “Réus de Batina”, que aborda episódios de padres transgressores que escandalizaram o Maranhão na época colonial.
A professora maranhense mostra o comportamento dos sacerdotes, aos quais cabia a difícil tarefa de dar exemplos de boa conduta, mas que cometeram crimes de várias naturezas e, por isso, foram julgados pela Justiça Eclesiástica do Maranhão no século XVIII.
SOS CRUZ VERMELHA
Na revista Veja, da semana passada, uma reportagem relata um suspeito desvio de recursos da cúpula da Cruz Vermelha Brasileira.
A matéria revela que doações, inclusive internacionais, foram encaminhadas para contas bancárias da entidade no Banco do Brasil em São Luís do Maranhão.
Rastreadas as origens e os titulares das contas, foram detectados que os recursos estão depositados nas contas de dois maranhenses: do presidente nacional da Cruz Vermelha e  da presidente da filial maranhense da entidade. Os dois, coincidentemente, são irmãos.
VEREADOR DE CAXIAS
O slogan de um candidato à Câmara Municipal de Caxias, Batista Barros, do PC do B, vem repercutindo nacionalmente.
Nos cartazes espalhados na cidade, faz um apelo verdadeiro e sincero ao eleitorado: “Eu quero é me dar bem. Prefiro perder com a verdade de que ganhar com a mentira”.
Batista Barros vem sendo assediado para mudar o slogan, mas resiste e promete não alterá-lo.
CÁPSULA DO TEMPO
Um dos pontos altos da programação da prefeitura de São Luís, em comemoração aos 400 anos da cidade, acontecerá no dia 31 de dezembro deste ano.
Uma solenidade marcará  o enterro da cápsula do tempo, no interior da qual serão colocadas fotografias, vídeos, recortes de jornais digitalizados, depoimentos e mensagens de autoridades, artistas, intelectuais e populares,  mostrando como São Luís era em 2012.
A cápsula só deverá ser aberta daqui a 100 anos, quando São Luís completará 5 séculos de existência.
Em tempo: na cápsula estarão  também o resultado da eleição de prefeito e o nome dos candidatos que disputam o pleito para a prefeitura e Câmara de Vereadores.
LIVRO E POSSE
Dois eventos vão marcar a vida do engenheiro José Jorge Soares Leite neste ano.
O primeiro, dia 23 deste mês, quando em solenidade especial, ingressará no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.
O segundo, dia 15 de setembro, no lançamento de seu livro de crônicas, intitulado Curacanga.
MEMÓRIAS DOS PORCOS
Com o festivo lançamento do livro “Crônicas, Contos, Poemas & Outras Palavras”, de Joaquim Haickel, no dia 9 de agosto, mais um livro será lançado este mês, em comemoração aos 104 anos de fundação da Academia Maranhense de Letras, completados no dia 10 de agosto.
Nesta quinta-feira, às 19 horas, na sede da AML, o escritor Ronaldo Costa Fernandes autografará o livro de crônicas “Memória dos Porcos”.  
OFICINA LITERÁRIA
O Projeto Papoético e a Academia Maranhense de Letras vão realizar, no período de 17 a 21 de setembro,  a Oficina Literária “Fernando Hiper Pessoa”.
A oficina será ministrada pela professora, escritora, doutora Teresa Rita Lopes, da Universidade de Lisboa e do Instituto de Estudos Mordernistas de Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário