segunda-feira, 20 de agosto de 2012

POLÍTICOS RENOMADOS -I


Os candidatos a prefeito de São Luís, especialmente os mais cotados eleitoralmente, acham proveitosas a presença de renomadas figuras políticas da vida nacional, a exemplo de Lula, Marina Silva e Aécio Neves, em suas campanhas políticas.
Elas  podem até emprestar prestígio aos candidatos, mas nada contribuem para melhorar a posição dos mesmos na corrida eleitoral.
Basta olhar o passado recente e remoto para se comprovar a veracidade dessa assertiva.
POLÍTICOS RENOMADOS - II
A propósito do assunto, no livro do jornalista Benedito Buzar, “Politiqueiros, politicalha, politicagem e politiquice no Maranhão”, há um registro  bem esclarecedor.
Numa eleição de vereador à Câmara Municipal de São Luís, o então candidato Ezir Spíndola, numa roda de políticos, anunciava a vinda do presidente João Figueiredo a São Luís, para reforçar sua candidatura.
Carlos Guterres, então deputado estadual, com a experiência e o conhecimento da política maranhense, deu este conselho a Ezir: - Se você quer ter votos em São Luís troque o João Figueiredo por José Sarney.
EXÉRCITO E BALAIADA
O 24º Batalhão de Caçadores, sob o comando do coronel Flávio Peregrino, vem de fazer uma bem-sucedida “Marcha Barão de Caxias”.
No começo deste mês, contingentes do Exército deixaram  São Luís e cumpriram um roteiro até a Caxias, passando por Rosário, Itapecuru, Coroatá e Codó, cidades em que o coronel Luis Alves de Lima, presidente da província do Maranhão e comandante das Armas, executou as operações de combate aos insurretos da Balaiada.
O coronel Peregrino merece elogios pela iniciativa e pelo novo entendimento que o Exército brasileiro vem dando à Balaiada,  até pouco tempo  vista como um movimento de facínoras, bandoleiros e bandidos. Agora, no entanto, é focada  como uma “revolta das classes menos favorecidas contra a opressão e as arbitrariedades dos donos do poder das províncias”.  
 A FORÇA DA TELEVISÃO
Não resta a menor dúvida quanto à força que a televisão tem hoje na sociedade brasileira.
Com base nesse truísmo, dois candidatos à Câmara Municipal de São Luís querem testar a força da televisão: Bruno Mezenga e Nina, homônimos de personagens de duas novelas globais..
Um foi  personagem da novela “Reio do Gado”, interpretado pelo excelente ator Antônio Fagundes.
A outra é personagem da novela “Avenida Brasil”, cujo papel é interpretado pela notável atriz Débora Falabela.
A FORÇA DA NOVELA
“Avenida Brasil”, novela das 21 horas da Rede Globo, veiculada pela TV Mirante, está puxando picos de demanda de energia em São Luís, quando está no ar.
Quem atesta isso é a Cemar que mapeou a variação do consumo em São Luís, comparando as medições dos meses de junho e julho de 2011 e 2012.
O gráfico mostra o crescimento orgânico da demanda na comparação de um ano para outro, em que se verifica o aumento do consumo a partir das 18 horas, quando as famílias voltam para casa e crescem às 21 horas quando a novela começa.
LIVRO DE LOURDINHA
Um dos livros mais esperados do ano, da autoria da professora Maria de Lourdes Lacroix  Lauande, será lançado no dia 30 de agosto, às 19:30 horas, no Gran São Luis Hotel.
A obra, publicada sob os auspícios da Alumar, que a considerou importante e oportuna para comemorar os 400 anos de São Luís, foi editada em São Paulo e com formatação gráfica de primeiro mundo.   
 Título do livro: “São Luis do Maranhão Alma e Corpo”.
SOLUÇÃO SALOMÔNICA
A presidente Dilma Roussef cancelou a viagem a Fortaleza nesta quinta-feira para inaugurar obras do governador e da prefeita.
Desistiu de ir para evitar confrontos políticos entre o governador do Ceará Cid Gomes e a prefeita de Fortaleza Luiziane Lins, que estão em pé de guerra.
Em não comparecendo, adotou uma solução salomônica: designou dois  ministros para representá-la: Gastão Vieira, na inauguração do Centro de Eventos do Ceará, e Alexandre Padilha no Hospital das Mulheres de Fortaleza.
ESPETÁCULO ACROBÁTICO
Na relação dos eventos que a prefeitura de São Luís prepara para oferecer à população, por ocasião das festividades dos quatro séculos da cidade, um se destacará pela grandiosidade.
A apresentação da ópera Sonhos do Futuro, Glória do Passado.
Trata-se de um espetáculo acrobático, apresentado pelo Studio Fest, empresa italiana, com 35 anos de experiência, que já realizou mais mil eventos no mundo inteiro, sendo responsável pela abertura das Olimpíadas de Londres.
O espetáculo será dividido em quatro atos, que contará  toda a história de São Luís, com a duração de duas horas e participação de atores italianos e maranhenses, tendo por cenários as praças Maria Aragão e Gonçalves Dias.
ANTES E DEPOIS
Um fato novo vem sendo observado no Maranhão neste período eleitoral.
Antes da Lei da Ficha Limpa, os candidatos se arregimentavam para gastar em contratações de marqueteiros, com a responsabilidade de produzir propaganda e  orientar a campanha eleitoral.
Agora, os gastos maiores estão voltados para a contratação de advogados, em face da impugnação da grande quantidade de candidatos pelo Ministério Público.            
AULA INAUGURAL
No dia 31 de agosto corrente, a Academia Maranhense de Letras será palco de uma solenidade marcante e presidida pelo reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado.
Às 19 horas, será realizada a aula inaugural do curso de Mestrado em Direito.
Após a solenidade, os convidados participarão de um coquetel, na antiga Faculdade de Direito de São Luís, localizada na Rua do Sol, recuperada pela Ufma, onde serão ministradas as aulas do curso.
DELEGAÇÃO FRANCESA
Uma delegação francesa, presidida pelo embaixador da França e pelo prefeito de Saint Mailo, virá a São Luís em setembro próximo.
Os prefeitos de São Luis e de Saint Mailo assinarão convênio para permitir que cidadãos de ambas as cidades possam fazer intercâmbio nas áreas da cultura e da educação.
Nas comemorações dos 300 e dos 350 anos de São Luis, os embaixadores da França também marcaram presença em São Luís.
ELEIÇÃO ACADÊMICA
Está marcada a data da eleição do candidato que ocupará a vaga do jornalista Neiva Moreira, na Academia Maranhense de Letras.
Dia 20 de setembro, os acadêmicos se reunirão para escolher entre os três candidatos inscritos o que fará parte da Casa de Antônio Lobo.
A Comissão Especial da AML considerou que  Natalino Salgado, Bento Moreira Lima e Paulo de Tarso Silva Moraes estão habilitados ao pleito.
HOMENAGEM A SÃO LUIS
A Academia Maranhense promoverá dois eventos em homenagem aos quatrocentos anos de São Luis.
Na noite de 4 de setembro, em parceira com a Secretaria da Cultura, no Centro de Criatividade Odilo Costa Filho, realizará um sarau de exaltação à cidade, com poetas e cantores.
No período de 6 a 15 de setembro, serão expostos na Casa de Antônio Lobo trabalhos do pintor maranhense José Sérgio Pavão.
O artista, também médico, reside em Fortaleza, neto do saudoso Newton Pavão, homenageia a cidade em que nasceu com a temática “Um olhar sobre São Luís”.
 A PONTE DE HAICKEL
O intelectual Joaquim Haickel está com tudo e não está não prosa. O seu filme “A Ponte” foi selecionado para participar de mais um festival internacional de cinema.
Trata-se do Festival da Ribeira Grande, nos Açores, que acontecerá em setembro vindouro.
O filme de JH foi selecionado pelo curador da mostra, no Festival de Avanca, realizado em julho passado, que não teve dúvidas em incluí-lo no evento açoriano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário