segunda-feira, 27 de agosto de 2012

MUDANÇAS NA CAMPANHA


Até antes de começar a propaganda eleitoral pelas emissoras de rádio e televisão, o eleitor de São Luís não demonstrava interesse nas eleições de 7 de outubro.
Com a presença dos candidatos no palanque eletrônico, a partir da semana passada, espera-se que o eleitor mude de comportamento e dê maior atenção ao pleito que se aproxima, quando estará em jogo o futuro desta cidade.
Mas para que isso aconteça há necessidade de que os candidatos à prefeitura debatam sobre os problemas da Capital  maranhense e discutam propostas para a solução dos numerosos estrangulamentos financeiros e administrativos que impedem São Luís a chegar à plenitude do progresso.
 FOTOGRAFIA DE LA RAVARDIÉRE
Nem na França, nem no Brasil, há registros de que Daniel de La Touche, Senhor de La Ravardiére, tenha deixado algum documento em que esteja estampada sua imagem.
Os franceses, que estudam a presença de seus antepassados no Maranhão e no Rio de Janeiro, onde tentaram a fundar a França Equinocial e a Antártica, não se cansam de pedir ao consulado e às instituições públicas de São Luís algo que possa identificar o Senhor de La Ravardiére.
A imagem do fundador da cidade que percorre o mundo foi extraída do busto colocado na entrada da prefeitura de São Luís.
BIOGRAFIA DE CAFETEIRA
O senador Epitácio Cafeteira não quer encerrar a sua carreira política sem um livro de memória.
Essa tarefa não foi confiada  a nenhum jornalista ou escritor de São Luís ou Brasília.
Ele próprio assumiu o encargo de escrever sua história de vida bancária e política, para que a posteridade possa conhecê-lo e julgá-lo.
Dizem que o livro está prestes a ser finalizado e o senador procura uma editora para publicá-lo, pois quer lançá-lo no começo de 2013.
 HOMENAGEM DA COCA-COLA
A empresa que produz e comercializa a Cola Jesus no Maranhão, vai dar a São Luís, por ocasião de seu quarto centenário, dois presentes.
A reedição do livro de Elir Gomes, sobre a história de vida do criador do guaraná Jesus, o saudoso empresário Jesus Norberto Gomes.
  E o lançamento das latinhas do guaraná Jesus,  com fotos e frases em homenagem à cidade.
MARY DEL PIORE
Começa esta semana, de 29 a 31 de agosto, o VIII Festival Geia de Literatura.
O bem-sucedido evento, que o Instituto Geia realiza em São José de Ribamar, nesta oitava edição, além da Gincana de Conhecimento, do Desafio de Literatura, da Olimpíada de Matemática, do Concurso Professor Pesquisador e do Prêmio de Monografia e das palestras de intelectuais, terá uma atração especial.
A escritora Mary Del Piore, autora de 29 livros sobre fatos marcantes da história brasileira, sendo os mais recentes A carne e o Sangue, O príncipe maldito e Uma breve história do Brasil.
Além de sua participação em São José de Ribamar,  fará palestra em São Luís no dia 28 de agosto, no Centro de Convenções, para professores e estudantes da rede pública e privada.
BLITZ URBANA
Uma das melhores iniciativas da gestão do prefeito João Castelo, não tem, até agora,  sido explorada nos programas de propaganda eleitoral.
Trata-se da Blitz Urbana, que a população recebeu com alegria e sendo  aplaudida pelos que gostam ou não do prefeito.
As ações da Blitz Urbana estão produzindo resultados positivos na cidade, quanto à fiscalização de terrenos baldios irregulares e do processo de desapropriação dos mesmos, caso os proprietários não cumpram a lei que rege a matéria.
IRLAHI VAI
Nas três últimas eleições de prefeito de Rosário, a administradora Irlahi Morais disputou todas, mas não se elegeu.
Ela foi derrotada por candidatos, que, na prefeitura,  não cumpriram o que prometeram, fizeram péssimas administrações e ainda deixaram rombos. 
Este ano, contudo, a população de Rosário, vai dar o troco: Irlahi deve ser eleger prefeita do município.
 Sua eleição parece tão evidente que a população mudou o seu nome de Irlhai para Irlavai.
LANÇAMENTO DE LIVROS
Há tempos não se via tanto lançamento de livros em São Luís como neste mês de agosto.
Salvo melhor juízo, “Crônicas, contos e poemas”, de Joaquim Haicckel, e “Memória dos porcos”, de Ronaldo Costa Fernandes, na Academia Maranhense de Letras; “Crônicas dos 400 anos”, de Antônio Augusto Brandão,  “O Encontro”, de Aldy Melo, e “França Equinocial”, de Antônio Norberto, no Palácio Cristo Rei; “Curacanga”, de José Jorge Leite, na Assembleia Legislativa, e “Histórias de São Luís”, de Maria de Lourdes Lauande, marcado para o dia 31, no Gran Hotel São Luís.
Não há como negar que é tudo por conta das comemorações do quarto centenário de São Luís.
PRÊMIO RECUSADO
Quem transitar ou andar na Rua do Oiteiro, onde há um empreendimento comercial com o nome de Central de Velório, vai se deparar com um anúncio, no mínimo, tétrico.
No frontispício do imóvel, uma placa chama a atenção pelo que nela está escrito:  “Quem comprar  um caixão terá um enterro de graça”.
Vade retro, satanás.         
FISCAL VOLUNTÁRIO
Mais um juiz maranhense tem tudo para ganhar o Prêmio Innovare, que objetiva estimular o desenvolvimento de projetos para pesquisa e modernização da Justiça.
O primeiro a conquistá-lo foi o juiz Marlon Reis.
O próximo deverá ser o magistrado Fernando Mendonça, que criou o projeto Fiscal Eleitoral Voluntário, para  capacitar cidadãos para atuarem como fiscais durante o processo eleitoral.
PREFEITO DE VITORINO FREIRE
Nas últimas eleições, o empresário da área da construção civil, Leandro Maciel, lançava-se candidato  à prefeitura de Vitorino Freire, mas, nas proximidades do pleito, não se registrava.
Este ano, porém, meteu os peitos e vai pagar pra ver: registrou-se candidato a prefeito da cidade em que nasceu.
Pelo andar da carruagem e da campanha eleitoral, Leandro Maciel poderá se eleger e transformar o acalentado sonho em realidade.
MEDALHA DOS 400 ANOS.
A  Mesa Diretora da Assembleia Legislativa aprovou e o deputado-presidente Arnaldo Melo, homenageará  diversas  personalidades que contribuíram para o progresso e o desenvolvimento de São Luís.
 Uma solenidade especial ocorrerá no dia 5 de setembro, no salão nobre do Poder Legislativo.
Quatrocentas pessoas receberão nesse dia a Medalha dos 400 anos de São Luís.     
EVANGÉLICOS E CATÓLICOS
Nestas eleições, para a Câmara Municipal de São Luis, concorrem numerosos candidatos.
Quantitativamente, os candidatos evangélicos superam os católicos, talvez, por isso, possam ter maior representação na edilidade sanluizense.
Na área do catolicismo, duas candidatas deverão receber o apoio e os  votos dos adeptos da santa madre igreja: Sônia Batista e Helena Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário