segunda-feira, 6 de agosto de 2012

PREFEITOS ITINERANTES


O Tribunal Superior Eleitoral posicionou-se contra a candidatura dos prefeitos itinerantes.
Em decisão unânime, condenou a prática de candidatos que já tendo cumprido dois mandatos em seus municípios, trocam de domicílio eleitoral para concorrer pela terceira vez consecutiva.
No Maranhão, a prática de prefeitos itinerante é abusiva. Por isso, o  Tribunal Regional Eleitoral, com base nessa decisão, está  recomendando aos juízes eleitorais o exame rigoroso do registro de candidaturas aos cargos de prefeitos.
LENÇÓIS MARANHENSES    
O  ministro do Turismo, Gastão Vieira, tem em mãos uma pesquisa que revela os locais preferidos dos turistas internacionais que pretendem vir para o Brasil, em 2014, por ocasião da Copa do Mundo.
São as cidades de Foz do Iguaçu e Barreirinhas.
A primeira, em função das cataratas. A segunda, de olho nos Lençóis Maranhenses.
Não é por outra razão que o ministro do Turismo vem desenvolvendo ingentes ações junto à prefeitura de Barreirinhas para dotar a cidade de condições adequadas para recepcionar os turistas que virão ao Brasil no ano da Copa.
HOMENAGEM À NETA
O ministro do Turismo fez uma ginástica, sábado passado, só para homenagear a neta, Sofia.
Às 5:30 horas da manhã, Gastão desembarca em Brasília, vindo de Londres, no avião que trouxe a comitiva da presidente, Dilma Roussef.
Foi ao seu apartamento, deixou a bagagem, tomou banho, mudou de roupa e seguiu para o aeroporto de Brasília, onde às 11:30 horas, embarca num avião de carreira com destino a São Luís.
Por volta das 13 horas sentava à mesa para almoçar com a neta querida.
Em tempo: a imprensa comentou a frieza no relacionamento de Gastão com o presidente da Embratur, Flávio Dino, em Londres. 
 EUFORIA DE NATALINO
O reitor Natalino Salgado tem todas as razões do mundo para sorrir à toa. Ao encerrar a 46ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, recebeu da comissão organizadora do evento um relatório que o deixou sumamente feliz e recompensado pelo esforço que ele e sua equipe fizeram.
O documento revela mais de dez itens que indicam ter sido a reunião de São Luís a mais concorrida e a melhor organizada já realizada ao longo da história da SBPC. 
LIVRO DE ELIÉZER
Cultor das artes, Eliézer Moreira, vinha há tempos coletando informações, documentos e dados sobre um artista plástico maranhense, de incomensurável valor, mas literalmente ignorado em sua terra.
Trata-se de Celso Antônio, escultor caxiense, que marcou presença nos grandes centros culturais do país na primeira metade do século passado.
 Eliézer ficou de tal modo impressionado com a produção artística e o talento do escultor maranhense, que decidiu pesquisá-lo, buscando em todo o país tudo que se relacionava a ele e a obra que deixou.       
Dessa exaustiva pesquisa, que demorou anos, resultou um livro de bom conteúdo e de qualidade gráfica, intitulado “Um gênio esquecido: Celso Antônio e o modernismo”, editado sob os auspícios da Universidade Federal do Maranhão, a ser lançado brevemente, em homenagem aos 400 anos de São Luís. 
CONTOS, CRÔNICAS E POEMAS
O intelectual Joaquim Haickel reuniu boa parte de sua produção cultural, construída nos últimos anos, e materializou-a num belo livro.
Quem leu a obra, a que deu o nome de “Contos, Crônicas, Poemas & Outras Palavras”, garante que ela será bem recebida pelo público.
  Por isso, terá lançamento marcante, nesta quinta-feira, 9 de agosto, às 19 horas, na Academia Maranhense de Letras.
CANDIDATOS EVANGÉLICOS
Se a fé remove montanhas, não custa garantir a multiplicação dos votos.
É de olho no eleitorado que candidatos ligados a igrejas evangélicas pentecostais, fazem dos templos religiosos uma extensão de seus comitês eleitorais.
Nesses locais, propaganda política e assistencialismo estão ganhando espaço e contornos de caridade ou ação social.
TIRIRICA MARANHENSE
Será que São Luís vai imitar São Paulo?
Não é à toa que um candidato à Câmara Municipal de São Luís, à imagem e semelhança do palhaço Tiririca, vem se apresentado e fazendo campanha nas ruas da cidade.
Nesse particular, o eleitorado de São Luís tem provado  que não se  sensibiliza com candidaturas pitorescas, caricatas ou extravagantes.
CANDIDATOS ANALFABETOS
Pelos dados do Tribunal Superior Eleitoral, no interior do Maranhão, há  bom número de candidatos analfabetos a prefeito e vereador.  
Por isso, deve ser exaltada a decisão do juiz de Esperantinópolis, Rômulo Lago, que determinou um teste de escolaridade para os candidatos registrados às eleições deste ano.
PIAUIENSES E MARANHENSES
As olimpíadas de Londres estão servindo para  estabelecer mais um paralelo entre o Piauí e o Maranhão.
Do Piauí, a atleta Sarah Menezes ganha medalha de ouro no judô feminino. Do Maranhão, a jogadora de basquete Iziane  é desligada da delegação brasileira de basquete, por indisciplina.  
CANDIDATOS Á ACADEMIA
Findou-se a 17 de julho, o prazo de inscrições de candidatos à cadeira 16, vaga com o falecimento do jornalista Neiva Moreira.
Inscreveram-se três candidatos: Natalino Salgado, Bento Moreira Lima e Paulo de Tarso Moraes.
José Carlos Sousa Silva, presidente, Jomar Moraes, relator, e José Ewerton, integram a comissão de acadêmicos, que, no prazo de trinta dias, apresentará  parecer informativo sobre os candidatos inscritos.
CRISE Á VISTA
Vendedores de picolé e sorvete de São Luís estão aceitando cartões de crédito na venda de seus produtos.
Conclusão: ou o dinheiro está curto na praça ou o setor aderiu à modernização tecnológica.  
CARREIRA POLÍTICA
O candidato do PMDB à prefeitura de Central do Maranhão chama-se Benedito Barros.
Vai começar a  carreira política aos 82 anos. Um futuro brilhante está à sua espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário