segunda-feira, 3 de setembro de 2012

PROFESSORES NA POLÍTICA


A Secretaria de Educação está de olho e preocupada com o grande número de professores do ensino fundamental e médio que se candidataram este ano às eleições de outubro.
Estima-se que  são mais de 500 em todo o Maranhão os que deixaram as salas de aula para tentarem um cargo de vereador ou de prefeito.
Algumas escolas, no interior do Estado, estão sem aulas, pela ausência de professores, fato que vem causando imensos prejuízos no processo ensino-aprendizagem.
Pelas informações que a Secretaria da Educação tem, uma parte do professorado se candidatou apenas com o objetivo de se beneficiar da legislação eleitoral, que lhes garante o direito de não trabalhar durante três meses.     
CONSELHO DE QUEM SABE
Antes de deixar o Ministério da Educação, para ser candidato a prefeito de São Paulo, o ministro Fernando Hadad recebeu do ex-presidente Fernando Henrique o conselho para não deixar o cargo, no pressuposto de que “esse negócio de prefeitura não é para intelectual”.
Anos atrás, o ex-prefeito de Pinheiro, Filuca Mendes, encontrou o jornalista Benedito Buzar, e sabendo que estava disposto a se candidatar à prefeitura de Itapecuru, deu-lhe este conselho: - Buzar, sai disso, prefeitura não é coisa para intelectual.
O conselho de Filuca foi cumprido literalmente.
ARTISTAS NO PLENÁRIO
Na corrida para a conquista de uma cadeira na Câmara Municipal de São Luís, concorrem três candidatos com nomes de artistas nacionalmente conhecidos.
São Agostinho Karrara, Tiririca e Ratinho.
Se eleitos, o plenário da Câmara de Vereadores pode se transformar em picadeiro.
RECORDISTA
Pela sétima vez, o engenheiro José Joaquim Ramos se candidata à Câmara Municipal de São Luís.
Pelo trabalho, seriedade e competência, José Joaquim conquistou um eleitorado cativo que, indiscutivelmente, o reconduzirá à edilidade.
Se eleito, como se espera, deverá se igualar ao ex-vereador Benedito Pires, que abandonou a política, mas cumpriu sete mandatos consecutivos na Câmara de São Luís.
ESQUECIDOS NA FESTA
Os artistas maranhenses Zeca Baleiro, Nonato Buzar e Chico Maranhão foram inexplicavelmente esquecidos na festa dos quatrocentos anos de São Luís, que começa amanhã.
São cantores e compositores que sempre tiveram presenças marcantes no Maranhão e, muitas de suas músicas, são inspiradas em nossa terra e nossa gente, por isso deveriam tomar parte nos shows a serem realizados na Lagoa.
Por falar em Chico Maranhão, no dia 18 de agosto passado, ele completou setenta anos, mas a data não foi comemorada e nem lembrada pela mídia.   
MOTEL RIBAMARENSE
Bem na entrada de São José de Ribamar, há um motel que, usando letras espalhafatosas, anuncia sua presença na cidade de modo tão inusitado,  que dá margem à interpretação maledicente.
Vejam:  “Motel Top Love. Aqui a entrada é por trás”.
Como diria o Macaco Simão: mais direto impossível.
BEBÊS QUATROCENTÕES
Todas as crianças que nascerem em São Luis a 8 de setembro deste ano, dia em que a cidade foi fundada pelos franceses,  vão receber prêmios da prefeitura.
Há uma estimativa de que nascem setenta bebês por mês na capital maranhense.
Os prêmios variam de enxovais, vale compras e bolsas de estudos.      
CANDIDATOS E CULTURA
O presidente da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes, Benedito Buzar, tomou uma providência altamente proveitosa para a sua cidade.
Expediu convites aos quatro candidatos à prefeitura de Itapecuru para comparecerem a uma reunião da instituição e exporem o que pensam sobre a cultura e que pretendem fazer por ela, caso sejam eleitos.
EVENTOS DA AML
A Academia Maranhense de Letras realiza esta semana três eventos culturais.
Na terça-feira, dia 4 de setembro, com a Secretaria da Cultura promove na Casa da Cultura Odilo Costa, filho um sarau com poetas e cantores de exaltação aos quatrocentos anos de São Luís.
Na  quinta-feira, dia 6 de setembro, duas solenidades:  às 17 horas, palestra do professor e acadêmico, Martins Araújo, sobre João Lisboa; às 19 horas, abertura da exposição de pintura “Um olhar sobre São Luís”, do artista plástico José Sérgio Pavão.
DIRETORIA DO BNB
A presidente da República, Dilma Roussef, ignorou os apelos dos políticos e nomeou um técnico para a presidência do Banco do Nordeste do Brasil.
Trata-se do funcionário de carreira do BNB, Aldemir Bendine.
A diretoria anterior, integrada por gente do PT e do PTB, foi desastrosa para instituição e para a região nordestina, sendo ainda considerada uma das piores que o BNB teve em toda a sua existência. Que o digam os empresários maranhenses.
CAVEIRA DE BURRO
Uma caveira de burro, de verdade, foi encontrada pelos arqueólogos nas escavações da futura refinaria Premium, que a Petrobrás vai construir entre as cidades de Rosário e Bacabeira.
A ossada devia estar ali desde o século XVII.
Livre da caveira de burro, dizem os arqueólogos, nada há que impeça a definitiva construção da refinaria em terras maranhenses.
O EFEITO DARKSON
A Rua Osvaldo Cruz, onde está concentrado o grande comércio lojista de São Luís,  sempre contou com a presença de locutores, que nas portas das lojas, anunciam seus produtos e promoções.
O efeito Darkson, que na novela Avenida Brasil,  grita e dança na loja em que trabalha, chegou à Rua Grande.
Os locutores passaram agora a imitá-lo e azucrinar ainda mais os ouvidos dos consumidores.
NAVIO FRANCÊS
O maior navio oceanográfico da França, “Le pour quoi pás”, ancora no Porto do Itaqui a 6 de setembro e aqui fica até o dia 9.
No dia 8 de setembro, o embaixador da França no Brasil, Yves Saint-Geons, recepcionará, com coquetel,  autoridades e convidados a bordo do navio, que poderá ser visitado por pesquisadores, professores e universitários.
O navio, em viagem de estudos no Pólo Sul, por interferência do cônsul da França no Maranhão, José Jorge Leite Soares, fez escala em São Luis para homenageá-la pelo seu quarto centenário.
NORA DE NHOZINHO SANTOS
Dona Helena Bombetti de Sousa, que reside no Rio de Janeiro, veio rever a terra natal de seu falecido esposo, José Sousa Santos, filho do nosso conterrâneo, Joaquim Moreira Alves dos Santos, mais conhecido por Nhozinho Santos, industrial, comerciante, cônsul honorário dos Estados Unidos, coronel da Guarda Nacional e introdutor do primeiro automóvel e do futebol em São Luís.
Dona Helena, em São Luís, foi recepcionada pela amiga Bernardete Lobato e os casais Madalena e Fernando Silva e Mirna e João Martins Neto.
LANÇAMENTO DO LIVRO DE LOURDINHA
A grande expectativa gerada em torno do lançamento do livro da professora Lourdinha Lauande Lacroix foi comprovada pela expressiva presença de convidados na noite de quinta-feira, no Gran Hotel São Luís.
Todos queriam adquirir o livro e alguns, ainda no local do lançamento, começaram a virar as páginas, ver as ilustrações e fazer comentários sobre São Luís, a antiga e a moderna.
  A sessão de autógrafos só foi interrompida para que a autora da obra agradecesse a presença dos convidados e das pessoas que colaboraram de forma significativa para que  “São Luís do Maranhão Corpo e Alma”, se materializasse, dentre os quais, Nilson Ferraz, José Jorge Leite, Lino Moreira e Edgar Rocha.
TOUR DOS QUATROCENTOS
Será realizado hoje o Tour dos Quatrocentos, competição ciclista em homenagem aos 400 anos de São Luis, numa promoção da Aliança Francesa em parceria com a Federação Maranhense de Ciclismo e a Secretaria de Esportes e Lazer
A largada será às 9 horas no Sambódromo, no Anel Viário, e a chegada na Avenida Litorânea, com a participação de atletas maranhenses e dos Estados do Nordeste.
Serão premiados os cinco primeiros colocados, na categoria Elite, e os três primeiros homens e mulheres, na categoria Master, que inclui atletas de 45 anos ou mais.  

Um comentário:

  1. Adorei vim ler o seu blogue. Estou lhe esperando lá no meu para agente seguirmos lendo. Me faça um visita, estarei lhe esperando por lá
    Abraços

    ResponderExcluir