terça-feira, 18 de setembro de 2012

MÁQUINA NEBULOSA



Pesquisa feita pelo jornal O Globo mostra que as câmaras municipais, apesar de próximas fisicamente dos moradores das cidades, são as menos transparentes e as mais vulneráveis à corrupção.
A pesquisa ainda revela que os legislativos municipais são bastante onerosos aos cofres públicos e o custo para mantê-los nos 5.565 municípios brasileiros orça em torno de R$ 10 bilhões.
A partir do próximo ano, com o aumento de vereadores e dos subsídios dos deputados federais e estaduais, que repercutem nos salários dos legisladores municipais, o custeio das câmaras de vereadores alcançará valores estratosféricos.
POLUIÇÃO VISUAL
A sujeira causada pela propaganda eleitoral este ano foi alarmante.
A cidade foi invadida avassaladoramente pela publicidade dos  candidatos que passaram por cima da legislação eleitoral.
Na verdade, o abuso praticado pelos candidatos provoca poluição visual, mas é bom lembrar a frase do saudoso intelectual Alceu Amoroso Lima:  É preferível a poluição da democracia de que a assepsia da ditadura. 
ORQUESTRA SINFÔNICA
Roberto Carlos é Roberto Carlos e sua apresentação em São Luís, para um público calculado em mais de 100 mil pessoas, dificilmente será esquecida.
Mas o grande espetáculo, desta temporada de shows do quarto centenário de São Luís, foi da Orquestra Sinfônica Brasileira, na noite de 6 de setembro.
Os que assistiram não se cansam de elogiar o concerto da extraordinária orquestra, regida pelo jovem maestro Leandro Carvalho, que com arranjos maravilhosos, proporcionou um casamento maravilhoso e harmônico entre o erudito e popular, com destaque para as músicas de cantores maranhenses, apresentadas em versões sinfônicas.
Aquela fusão musical gerou um espetáculo divino e emocionante. Por conta disso,  a Vale, patrocinadora da Orquestra Sinfônica Brasileira, promete gravá-lo em DVD.    
ELEIÇÃO NA ACADEMIA
Nesta quinta-feira, às 17 horas, os membros da Academia Maranhense de Letras vão se reunir para o cumprimento de uma formalidade acadêmica: a eleição do sucessor do jornalista Neiva Moreira.
Três candidatos concorrem à Cadeira nº 16, patroneada pelo poeta Raimundo Correia: Natalino Salgado, Bento Moreira Lima e Paulo de Tarso Moraes.
LIVRO DE LOURDINHA
O ministro do Turismo Gastão Vieira ficou impressionado com o conteúdo, o formato gráfico  e as ilustrações do livro da autoria da historiadora Lourdinha Lauande, “São Luís do Maranhão Alma e Corpo”.
  Por isso, pediu a Alumar, que publicou a obra, exemplares do livro para distribuí-los em Brasília às autoridades da República, inclusive à presidente Dilma Rousseff,que receberá um devidamente autografado pela autora.
Em tempo: a livraria da Academia Maranhense de Letras ganhou a exclusividade para comercializar os  livros de Lourdinha.
PDT HISTÓRICO
O PDT maranhense, depois da morte de Jackson Lago, virou bagaço.
A ala fiel aos princípios do pedetismo ficou com a viúva, Cley, o filho,  Igor e o irmão, Ricardo Wagner, que marcaram presença na missa em ação de graças, celebrada domingo passado,  na Igreja da Sé.
 Os familiares de Jackson assistiram ao ato religioso ao lado do prefeito João Castelo, vale dizer que o apóiam nas eleições municipais de outubro.  
CINZAS NO RIO
Ontem, Itapecuru foi palco de uma cena rara e emocionante.
Familiares do  itapecuruense, José Fonseca, que morreu em Brasília, colocaram as cinzas do falecido no rio que banha a cidade.
Em vida, José Fonseca manifestou o desejo de seus restos mortais serem depositados nas águas do rio da sua terra.
LIVRO DE ELIÉZER
O grande evento cultural da semana é o lançamento do livro do pesquisador  Eliézer Moreira, nesta terça-feira, dia 18, às 18:30 horas, no Centro de Criatividade Odilo Costa, filho.
O autor, antes da sessão de autógrafos, falará sobre “Um gênio esquecido, Celso Antônio e o Modernismo”.
CAMPANHA DESTOANTE
Estamos praticamente na reta final das eleições municipais, mas a campanha dos candidatos a prefeito e a vereador no interior do Estado continua fria, destoante e desmotivada.
A diferença entre a campanha de agora e as passadas deve-se a  esses fatores: os empresários fecharam os bolsos; os políticos estão desacreditados e desmoralizados;  as prefeituras encontram-se  quebradas e falidas; os  gestores municipais realizaram administrações desastrosas; os agiotas, financiadores de campanhas e de candidatos acham-se presos; o fantasma do julgamento do mensalão paira sobre a cabeça dos políticos.
MINISTRA E LOBÃO
Terminou o mandato da ministra Eliana Calmon no cargo de corregedora do Conselho Nacional de Justiça, onde teve desempenho exemplar pela luta travada contra os desmandos dos juízes.
Ela concedeu magnífica entrevista à revista Veja, na qual discorre sobre sua atuação e as polêmicas geradas pela moralização do Poder Judiciário.
A ministra, disse, sem constrangimento, que o processo de sua nomeação ao Supremo Tribunal de Justiça, sobre o qual fez severas críticas, passou pela ajuda de quatro senadores, entre eles o maranhense Edison Lobão.
FILHA DE LULA
Nem blogueiros e nem jornalistas noticiaram a presença da filha de Lula, Lurian, no Maranhão, no final da semana passada.
Ela fez um périplo, usando um helicóptero, por vários municípios onde o PT disputa as eleições de prefeitos.
Em Itapecuru, participou de carreata em favor do candidato petista, Rogério Baiano. Em São Luís, almoçou com o candidato Washigton Oliveira e não tomou conhecimento do deputado Domingo Dutra. 
FUNDAÇÃO DA CIDADE
Em palestra feita na Academia Maranhense de Letras, o historiador maranhense, Rafael Moreira, professor da Universidade Nova de Lisboa, colocou mais fogo na discussão em torno da fundação da cidade de São Luís.
Ele não precisou de meias palavras para dizer enfaticamente, baseado em documentos trazidos de Lisboa, que cabe aos portugueses e não aos franceses a glória da fundação de São Luís.
Disse isso na presença dos professores Antônio Norberto e Lourdinha Lauande, que defendem pontos de vistas opostos acerca da questão. O primeiro, esposa a tese francesa; a segunda defende a tese portuguesa.
HOMENAGEM DE MURILO
O cantor Murilo Oliveira, que embalou as noitadas festivas de São Luís, em épocas passadas, prestou significativa homenagem aos 4 séculos de São Luís.
Com a sua voz,  ainda forte e melodiosa, gravou um DVD, com músicas que falam sobre a beleza e os encantos de sua cidade.
O disco foi produzido pela maranhense Beatriz Faria, que mora no Rio de Janeiro, mas cuja alma continua nesta ilha magnética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário