segunda-feira, 17 de setembro de 2012

MÁQUINA PÚBLICA



O uso da máquina pública no interior do Maranhão se intensificou antes do inicio oficial da campanha eleitoral.
Candidatos à reeleição, os prefeitos investem de forma excessiva na propaganda institucional, promovendo assistencialismo, participando de inaugurações e visitando obras.
O Ministério Público deve abrir os olhos e denunciar os infratores da legislação,  para evitar que as eleições municipais não se transformem em farsa.
 Em alguns municípios, os prefeitos que disputam à reeleição, deixaram para inaugurar obras nesta época do ano, fazendo vista grossa à lei eleitoral.
UNIDADES DE ENSINO
A presidente da República, Dilma Roussef assinou um decreto que se encaixa como uma luva nas mãos dos agentes públicos do Maranhão
Pelo decreto, a implantação de novas unidades de ensino e o provimento dos respectivos cargos e funções gratificadas dependerá da existência de instalações adequadas e de recursos financeiros necessários ao funcionamento.
Esse decreto precisa ser urgentemente aplicado no Maranhão, para evitar que se criem unidades de ensino em cidades e povoados sem pessoal habilitado(professores e auxiliares administrativos), com instalações físicas impróprias e sem recursos para fazer face ao funcionamento dos colégios.
 VICE-REITOR DA UEMA
O vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, professor Gustavo Pereira da Costa, continua brilhando na vida acadêmica.
Acaba de ver aprovada, com louvor, pela Escola Brasileira de Administração, da Fundação Getúlio Vargas, a sua tese de doutorado.
Título do trabalho: “Heranças patrimonialistas, disfunções burocráticas, práticas gerenciais e os novos arranjos do Estado”, que tem como orientador o professor Paulo Emílio Martins.
CHICO NA POLÍTICA
Anos atrás, o empresário Chico Leal Mesquita ingressou na política e lançou-se candidato à Câmara Municipal de Vargem Grande, cidade onde tem negócios.
  Elegeu-se vereador e foi o mais votado no município. Ao final do mandato, desencantado, retirou-se da vida pública.
Passaram-se os anos e eis que Chico Mesquita Leal Mesquita foi assediado pelo mundo político de Vargem Grande para ser candidato a vice-prefeito.
Aceitou o desafio e, se eleito, pensa nas eleições de 2016,  para ser candidato a prefeito de Vargem Grande.
MENSAGEM DE CELSO
O advogado Celso Coutinho, anos atrás, elegeu-se prefeito de Guimarães, cidade onde nasceu.
Cumprido o mandato, abandonou a política.
 Uma caminhoneta que circula em São Luís, carrega um adesivo bem vistoso, no qual está escrito esta mensagem de Celso Coutinho: “Enquanto não soubermos distinguir a política da politicalha, a sociedade não mudará”.
 Assino em baixo.  
 CHICO CHOROU
Chico Gomes deixou a Secretaria de Desenvolvimento Social pelo mandato de deputado estadual e lançou-se candidato à prefeitura de Viana.
Na convenção dos partidos que o apóiam mostrou ao povo vianense que é  um cara essencialmente emotivo, portanto, com sensibilidade para ser prefeito de uma cidade que tem passado colonial e futuro turístico.
Chico não dominou a emoção e foi às lágrimas com o discurso do deputado Max Barros, que o saudou e realçou o seu perfil biográfico.
GRAVAÇÃO DE ALCIONE
Vários cantores foram escolhidos a dedo pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, candidato á reeleição, para gravar o jingle de sua campanha eleitoral.
A maranhense Alcione foi uma das primeiras a ser convidada.
O gestor, além de considerá-la uma sambista querida pelo povo carioca, reconhece  a sua condição de pé quente em matéria de política.
NOVENTA ANOS
Nesta terça-feira, 10 de julho, se Renato Archer não tivesse ido para o andar de cima,  completaria noventa anos.
Ao contrário do que muita gente pensa, não nasceu em Codó. Sua terra natal é São Luís.
Da geração política do século passado, Renato foi um dos mais eloqüentes representantes. Foi vice-governador, deputado federal por três mandatos, embaixador e ministro de Ciência e Tecnologia e da Previdência Social.
Levou para o túmulo uma amargura: não ter sido eleito governador do Maranhão, cargo que disputou duas vezes: em 1965 e 1982, perdendo para José Sarney e Luiz Rocha.
POSSE DE NEY FILHO
Quando o intelectual Ney Bello Filho tomou posse na Academia Maranhense de Letras, para ocupar a cadeira 40, fez um discurso  primoroso e louvado por todos que assistiram ao evento.
Na semana passada, empossou-se membro da Academia Sambetuense de Letras e os presentes à solenidade foram unânimes nos  elogios à peça produzida pelo novo acadêmico.
Ponto alto do discurso de Ney Bello Filho foi a exaltação à cidade de  São Bento, onde nasceu o avô, Newton de Barros Bello. 
 POEMAS DE GULLAR
Lançado no Rio de Janeiro o CD “Poemas de Gullar por Gullar”.
São 29 poesias preferidas do poeta maranhense declamadas pelo próprio autor.
Aos que acharam a voz de  Gullar ainda forte aos 82 anos, ele explicou: - Mantenho esta voz desde os 18 anos quando fui locutor da Rádio Timbira do Maranhão.        
ARTUR AZEVEDO
Há 157 anos, nascia em São Luís, Artur Azevedo, reconhecidamente uma das maiores figuras do teatro brasileiro.
Produziu numerosas comédias, operetas, dramas, revistas, paródias, burletas e monólogos.  Escreveu também poesias e contos.
O Maranhão deu-lhe o nome ao Teatro de São Luís. Foi fundador da Academia Brasileira de Letras e patrono das Academias de Letras do Maranhão e de São Paulo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário