segunda-feira, 10 de setembro de 2012

FANTASMA DE UMA ELEIÇÃO -I



O fantasma da eleição de 1990, quando o candidato João Castelo, enfrentou o senador Edson Lobão na campanha para o governo do Estado do Maranhão, ainda assusta o prefeito de São Luís.
Naquele pleito, Castelo conquistou uma votação sensacional no primeiro turno, mas os votos computados a seu favor não foram suficientes para apontá-lo como vencedor.
Castelo partiu para o segundo turno, como favorito, mas a reviravolta operada na campanha de Lobão foi extremamente benéfica ao candidato do grupo Sarney.

FANTASMA DE UMA ELEIÇÃO -II
Por isso, Castelo, nas eleições deste ano, joga todas as suas fichas no primeiro turno, pretendendo  ganhá-lo de forma inexorável, não dando ensejo a uma nova eleição, que ele sabe ser complicada, pois pode reunir contra sua candidatura todos os perdedores.
Como quer apagar da sua memória o fantasma das eleições de 1990, para não assustá-lo novamente, a ordem nos arraiais castelistas é a de botar prá quebrar e sem pensar em segundo turno, para que o cargo de prefeito permaneça nas mãos do atual gestor.

NA BOCA DO POVO
Até pouco tempo, só quem sabia nominar os membros do Supremo Tribunal Federal eram pessoas que gravitavam em torno do Poder Judiciário.
Com o julgamento dos implicados no processo do mensalão, as coisas mudaram e boa parte da população já sabe os nomes dos ministros e que fazem no exercício da judicatura.
Nas mesas de bares, nas escolas, nas esquinas, personagens como Joaquim Barbosa, Ayres de Brito, Luiz Fux e Marco Aurélio Melo estão na boca do povo e viraram assunto recorrente para o bem ou para o mal.

NÃO SE LICENCIARAM
Dos 41 deputados que disputam as eleições de prefeitos, apenas seis se licenciaram para fazer a campanha eleitoral.
Os demais, desde julho, estão ausentes do Congresso Nacional e continuam recebendo o subsídio parlamentar e fazendo jus a todos os benefícios, como verbas de gabinete, que custeiam as despesas do mandato.
Da bancada federal maranhense, dois parlamentares disputam as eleições de prefeito: Zé Vieira e Ribamar Alves, em Bacabal e Pindaré.
Ambos estão em campanha, não se licenciaram e continuam recebendo sem pisar os pés em Brasília.

LADO A LADO
A Rede Globo deu um presente de grego a São Luís nas comemorações dos quatro séculos de sua fundação.
Amanhã, uma nova novela estará no ar: Lado a Lado.
A trama tem por cenário a cidade do Rio de Janeiro, no começo do século XX, mas boa parte do folhetim foi rodada no Centro Histórico de São Luís.

VENCEDOR DO CONCURSO
O Instituto Geia lançou no começo deste ano um concurso de pesquisa histórica e de âmbito nacional.
Para evitar sussurros e maledicências, foi nomeada uma comissão julgadora de alto nível e sem vinculação com o Maranhão.
No final deste mês, será dado conhecimento do vencedor do concurso,  que   embolsará um prêmio valioso, no valor de R$ 50.000,00.
O ganhador, segundo se comenta, não é maranhense. Vem do Rio de Janeiro.

A FELICIDADE DE SÔNIA
A escritora e pró-reitora da Universidade Federal do Maranhão, Sônia Almeida, passa férias na Áustria.
Foi lá que ela soube que o filho mais novo, Danilo Brume, ganhou a Medalha de Prata do Festival do Clube de Criação de São Paulo.
Pelo seu desempenho no concurso, Danilo ganhou o direito de cursar no Miami Ad School, uma das melhores escolas de publicidade dos Estados Unidos, e ainda de estagiar numa das maiores empresas de publicidade de São Paulo.    

FACULDADE DE DIREITO
Após a solenidade de abertura do curso de mestrado em Direito, que aconteceu semana passada na Academia Maranhense de Letras, os convidados rumaram para o prédio da antiga Faculdade de Direito, na Rua do Sol.
O imóvel, recuperado e adaptado ao desenvolvimento do curso, foi motivo para que os antigos alunos revissem a vetusta Faculdade de Direito.
Benedito Buzar, Fernando Belfort e José Carlos Sousa Silva, que estudaram e colaram grau em Ciências Jurídicas e Sociais naquele prédio, ficaram emocionados em revê-lo e relembraram momentos felizes que ali ocorreram ou foram protagonistas.

BOLA DIVIDIDA
A governadora Roseana Sarney não quer saber de bola dividida.
Por isso, nas eleições municipais, não pretende participar de campanha onde não for claro a embate entre os partidos que apóiam o seu governo.
Levando em conta que, na maioria dos municípios do Maranhão,  o pleito se dará entre candidatos de seu grupo político, a governadora, para não criar problemas políticos, marcará presença em poucas cidades.

PIAUÍ NA FRENTE
O Brasil se curva ao Piauí.
São de lá Sarah Menezes, medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres, Chayene, personagem de Claudia Abreu, na novela das 7 da TV Globo, o técnico da seleção de futebol society, campeão do mundo, no mês passado.     
Não esquecer também que uma estudante do Maranhão foi novamente  desclassificada do programa Soletrando, que Luciano Huck apresenta aos sábados na TV Globo, e a do Piauí está dando show.

SUCESSO DO SARAU
Quem não compareceu ao sarau realizado terça-feira à noite, no Centro de Criatividade Odilo Costa, filho, não sabe o que perdeu.
E os que marcaram presença, não se cansam de elogiar e enaltecer a Academia Maranhense de Letras e a Secretaria da Cultura pela maravilhosa promoção em homenagem aos quatrocentos anos de São Luis.
Foi uma noite inesquecível em que poetas, veteranos e jovens, declamadores e cantores exaltaram esta cidade rica pela beleza arquitetônica e magnífica pela cultura.
Ao final da noitada, o coro era um só: que eventos como aquele sejam repetidos.

SOLENIDADE ÍMPAR
Os homenageados, num total de quatrocentos, que pensavam ser obrigados a assistir uma solenidade longa e cansativa, proporcionada pela Assembleia Legislativa, na noite de quarta-feira, realizada no auditório do Sebrae, decepcionaram-se.
Ao contrário disso, participaram e viram uma sessão bem organizada por um cerimonial que se preocupou com os menores detalhes, para não deixar que homenageados e convidados saíssem do evento fatigados ou irritados com as delongas que ocorrem em solenidades daquela natureza.
Em menos de quarenta minutos, as 400 personalidades, vivas e mortas, que prestaram relevantes serviços a esta cidade, receberam a “Medalha dos Quatrocentos Anos”, da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
O deputado Arnaldo Melo merece os maiores elogios pelo ineditismo do memorável evento,  sob todos os aspectos,  impecável e inesquecível.

PROFESSOR RAFAEL MOREIRA
Atendendo ao convite do governo do Maranhão, o professor-doutor Rafael Moreira  veio participar das comemorações dos quatrocentos anos de São Luís.
O ilustre maranhense, que há anos reside em Portugal, faz parte do Departamento de História da Arte, da Universidade Nova de Lisboa, sendo também consultor da Fundação Caluste Gulbekian.
O respeitado mestre, a convite do presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, fará nesta quarta-feira, dia 12 de setembro, às 17 horas,  palestra sob o tema “O forte francês de São Luis e suas relações com a atualidade”, assunto que vem estudando e diz respeito ao Fort St. Louis, de La Ravardière, no contexto da arquitetura militar do tempo.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário