segunda-feira, 24 de setembro de 2012

COLEÇÃO SÃO LUÍS



No ano em que São Luis completa o seu quarto século de vida, a Universidade Estadual do Maranhão homenageará a cidade com um ato de caráter cultural.
Trata-se do programa “Coleção São Luís”, através do qual selecionou onze trabalhos de autoria de professores e de pessoas da comunidade.
Nesta terça-feira, 25 de setembro, às 19 horas, na Academia Maranhense de Letras, o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, José Augusto Oliveira, em solenidade especial, fará o lançamento dos trabalhos premiados e editados.
BENEDITO PRIMEIRO
Em Rosário, viveu um cidadão que tinha devoção ilimitada a São Benedito. Por isso, contemplou os três filhos com os nomes de Benedito Primeiro, Benedito Segundo e Benedito Terceiro.
Nesta terça-feira, o primogênito, Benedito Pires Primeiro, completa 80 anos de vida. Trata-se de uma figura humana que está acima do bem e do mal, por isso, querida e estimada pelos amigos.
O ex-vereador de São Luís certamente será parabenizado e receberá votos de continuar ser o que é: bom pai de família, correto empresário e cidadão digno e de vida ilibada.
PROMESSAS ELEITORAIS
Em um mar de promessas apresentadas pelos candidatos a prefeito há um pouco de tudo para o futuro de São Luís: projetos de combate à pobreza, tarifas de ônibus, água para o povo, programas de saúde e metas para educação.
Pelo modo como as propostas são apresentadas nos programas eleitorais, chega-se à conclusão de que não são factíveis.
Há candidatos com propostas que vão além da esfera municipal, enquanto outros investem em assuntos gerais e prometem resolvê-los com soluções inviáveis, o que torna mais difícil, por parte dos eleitores, a escolha em quem vai votar.
JESUS GOMES
Nesta sexta-feira, dia 28 de setembro, às 19 horas, o restaurante do Senac, na Rua Joaquim Távora, será palco de evento especial.
Alí, Elir Gomes lançará o livro, que escreveu com emoção e ternura, sobre a figura humana e empresarial de seu saudoso pai - Jesus Norberto Gomes.
O livro, reeditado pela Coca-Cola, traz novas informações e ilustrações a respeito de um homem que marcou a vida de São Luis,  pelas iniciativas construídas e todas com as marcas do pioneirismo e do sucesso.
IRREVERÊNCIA POPULAR
Num dos banheiros químicos, instalados na Lagoa, para as pessoas assistirem aos shows artísticos em comemoração aos 400 anos de São Luís e livres das aperturas fisiológicas, alguém deixou gravada uma mensagem pertinente ao momento político em que vivemos.
A mensagem traz no seu bojo a verve e a irreverência popular: Deposite o seu voto aqui.
OPERAÇÃO DE JEFFERSON
O ex-deputado Roberto Jefferson, que delatou e foi um dos beneficiados dos recursos do mensalão, submeteu-se a uma cirurgia delicada  no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, mas já teve alta.
A operação, para extração de um tumor no pâncreas, foi realizada pelo médico maranhense José Ribamar Sabóia Azevedo, filho de dona Adelinha e do saudoso oftalmologista, Crisanto Azvedo.
HORÁRIO POLÍTICO
O colégio Presidente Getúlio Vargas, de Maceió, fez um concurso para  que os alunos dessem vazão à imaginação.
A frase vencedora foi esta: O horário político é o único momento em que os políticos ficam em cadeia nacional.
PERDAS IRREPARÁVEIS
Na semana passada, São Luís perdeu quatro pessoas, que gozavam de muita estima e desfrutavam de relevante projeção social.
 O empresário Jurandir Santos, o professor Antônio Beckman, o médico Gabriel Cunha e o funcionário aposentado da Caixa Econômica Federal, Antoninho Saldanha.
A cidade, sem elas, ficou mais pobre e triste.
O OITENTÃO LOUZEIRO
Mais um membro da Academia Maranhense de Letras acaba de entrar no grupo seleto dos oitentões.
O consagrado escritor José Louzeiro  completou oitenta anos e, no dia de seu aniversário, 15 de setembro, recebeu alta do hospital em que se encontrava internado.
Louzeiro deverá vir a São Luís no final de outubro para lançar, na Academia Maranhense de Letras, o livro sobre a professora Maria Freitas.
COMEMORAÇÕES CONTINUAM
Pela programação da prefeitura, as comemorações dos quatrocentos anos de São Luís, não vão ficar restritas ao mês de setembro.
Outros eventos importantes deverão ser realizados até o dia 7 de dezembro, comemorativo dos 15 anos da declaração da ONU, que considerou São Luís Patrimônio Cultural da Humanidade. 
Nessa data, acontecerá a solenidade de enterramento de uma cápsula, dentro da qual serão colocadas fotografias, reportagens, discos, vídeos, moedas, produções artísticas e depoimentos de pessoas a respeito da cidade.
Essa cápsula só será aberta quando São Luís completar 500 anos. Nessa data, nenhum de nós estará vivo para contar a história.
BULCÃO E OLGA
Os que trabalham na Secretaria da Cultura já perceberam numerosas diferenças entre as ações de Luis Bulcão e Olga Simão.
Na gestão de Bulcão, por exemplo, o bem-sucedido evento cultural, Café Literário, nunca contou com a sua presença.
Na gestão de  Olga, a participação dela é marcante, presencial e vibrante.
ORQUESTRA SINFÔNICA
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, não se conforma de ver o Maranhão sem uma orquestra sinfônica.
A revolta ainda é maior quando verifica em que em todas as capitais, inclusive Teresina, a presença da orquestra sinfônica é uma realidade.
Com o pensamento e o sentimento de dotar São Luís de uma sinfônica, Gastão começa a trabalhar no sentido de arregimentar recursos dos ministérios do Turismo e da Cultura.  
VILA DO CHOPE
O mineiro Adriano Almeida, considerado o melhor tirador de chope do Brasil, anos atrás, veio a São Luís, encantou-se com a cidade e daqui não mais saiu.
Resolveu montar um negócio à base de chope e petiscos. Aos  sábados, a partir do meio-dia, o Buteko da Lagoa recebe uma clientela cativa, que se reúne para bater papo e sorver o melhor chope do Norte e Nordeste, premiado com o Colarinho de Ouro, pela Real Academia do Chope.
Para alegria dos apreciadores do Buteko da Lagoa, Natalino Salgado, Joaquim Itapary, Gastão Vieira, Benedito Buzar, José Jorge Soares, Ney Bello Filho, Joaquim Haickel, Américo Azevedo Neto, Jesus Santos, Eliezer Moreira, Mauro Fonseca, Cléon Furtado, Evandro Carvalho, Nelson Almada Lima, Rômulo Barbosa e outros, o mineiro Adriano Almeida ampliou seus negócios, com a instalação de um Bar Mercearia, que acoplado ao Buteko da Lagoa, formou a Vila do Chope.
ELEIÇÃO E POSSE
Após a apuração dos votos, que fez o reitor Natalino Salgado ser eleito para a Academia Maranhense de Letras, os acadêmicos rumaram para a sua residência.
O presidente da AML, Benedito Buzar, fez a comunicação ao eleito e disse-lhe que tinha o prazo de 180 dias para tomar posse e escolher o acadêmico para saudá-lo.
Natalino Salgado, sem perda de tempo, anunciou que pretende ainda este ano ser empossado e escolheu o poeta Américo Azevedo Neto para recepcioná-lo.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário