segunda-feira, 5 de agosto de 2013

APLICAÇÃO DO FUNDEB



Técnicos da Controladoria Geral da União estão inspecionando alguns municípios do Maranhão, para ver a situação das prefeituras, até antes das posses dos novos prefeitos, com relação à aplicação dos recursos do Fundeb. 
Pelo relatório da CGU, as irregularidades são evidentes e gritantes. Há municípios que, momentos antes de o novo prefeito assumir, houve três “saques na boca do caixa”, no valor de R$ 1,2 milhão.
A CGU comunicou à Secretária de Educação as irregularidades encontradas e de que teria havido o compromisso dos novos gestores de sanar os problemas.
Engana que eu gosto.
COMPROMISSO DE SARNEY
Antes da internação do senador José Sarney no Hospital UDI, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Antônio Guerreiro, visitou-o.
 Objetivo: convidá-lo a participar da solenidade que ocorrerá em novembro quando o Poder Judiciário comemora duzentos anos de fundação.
Sarney prometeu a Guerreiro fazer sobre o auspicioso evento dois pronunciamentos: um, em Brasília, no Senado; e outro em São Luís, na sessão especial comemorativa à efeméride.
AUSÊNCIAS NA JORNADA
A imprensa noticiou um fato inédito no país, por ocasião da visita do papa Francisco I na Jornada Mundial da Juventude.
A ausência de quatro figuras importantes da cena nacional nos eventos realizados no Rio de Janeiro.
Pela ordem: senador José Sarney, ex-presidente Lula, padre Marcelo Rossi e o cantor Roberto Carlos.
PIORES IDHMA
Dentre as 50 cidades brasileiras com os piores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal do Brasil, cinco estão no Maranhão.
Marajá do Sena, Jenipapo dos Vieira, Satubinha, Àgua Doce do Maranhão e Lagoa Grande do Maranhão.
Os cinco fazem parte da relação dos recentes municípios emancipados pela Assembleia Legislativa do Maranhão.  
E ainda há deputado querendo emancipar mais.
EMENDAS PARLAMENTARES
A melhor notícia chegada de Brasília este ano para os prefeitos do Maranhão foi anunciada na semana passada pelo Palácio do Planalto.
A presidente Dilma Roussef autorizou a liberação entre agosto e outubro de R$ 6 bilhões de emendas parlamentares do Orçamento da União.
Os gestores municipais já perturbam a vida dos deputados federais da bancada maranhense para saber quando poderão contar com recursos provenientes de suas emendas.
TORCEDOR DO ATLÉTICO MINEIRO
Afinal, sabe-se que em São Luis existe um fanático torcedor do Atlético Mineiro, que recentemente ganhou a Libertadores das Américas.
Desconhece-se o nome do torcedor atleticano que mora no mesmo prédio do prefeito de São Luis, Edivaldo Holanda Junior.
Uma vistosa bandeira do clube mineiro acha-se estendida em frente ao apartamento do incógnito torcedor.
ORAÇÕES PARA SARNEY
Impressionante o número de pessoas que dedicam ao senador José Sarney um carinho especial pelo que ele representa como político e figura humana.
Nesses momentos de doença e de sofrimento é que se pode avaliar o quanto Sarney é estimado e querido.
 Chegam diariamente e aos montes ao conhecimento dos familiares e dos amigos do senador as manifestações para o restabelecimento de sua saúde e das orações e promessas feitas pela sua imediata recuperação.
DE VIVA VOZ
Quem viu pelos jornais ou pelos blogs a fotografia do encontro do papa Francisco I com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, deve ter notado o semblante de alegria na face de ambos.
A foto mostra exatamente o momento em que Francisco I agradecia ao ministro do Turismo a Expó Católica realizada no Rio de Janeiro, pelo fortalecimento do turismo religioso no país.
O lamentável é que a Secretaria de Turismo do Maranhão não compareceu ao evento para apresentar as festas religiosas – São José de Ribamar, São Raimundo dos Mulundus, do Divino Espírito Santo, dentre outras, que catalisam milhares de romeiros e são fontes geradoras de fé e de renda.
PAI E FILHO
O deputado federal Sarney Filho aproveitou o recesso parlamentar para um périplo político às suas bases eleitorais.
Visitou quase vinte municípios e em todos reviu amigos e conversou sobre a situação política do Maranhão, especialmente com relação às eleições de 2014.
Sarney Filho se fazia acompanhar do nome que prepara para ser o seu herdeiro político: o filho José Adriano, candidato ano que vem a deputado estadual.
CACHORRO QUENTE
Impressionante a força da televisão e sobremodo das novelas veiculadas pela TV Globo no horário das 21 horas.
Aqui e alhures o efeito é o mesmo, quando se trata do lançamento de produto no mercado consumidor.    
  Bastou o cachorro quente ser levado à tela para o consumo do sanduíche aumentar acentuadamente.
Em São Luis, o cachorro quente preferido da população é à base de carne moída, na contra mão do vendido pelo personagem Marta, protagonizada pela atriz Elizabete Savalla, cujo ingrediente maior é a salsicha.
VISITA A POBRE
Ouvi ontem uma piada tão boa que não posso guardar só para mim.
E lá vai ela com toda a sua força de criatividade e oportunidade. Ao anunciar sua próxima visita ao Brasil, daqui a quatro anos, o papa Francisco I que já escolheu a casa do pobre que deseja visitar em 2017: a de Eike Batista.
FEIRA DO LIVRO
O poeta Celso Borges esteve presente à reunião da Academia Maranhense de Letras para falar sobre a próxima Feira do Livro.
Na condição de coordenador do evento, explicou os motivos, os mais nobres e lógicos, que levaram a Fundação de Cultura da Prefeitura a transferi-lo para a Praia Grande.
O projeto da Feira está plenamente concebido e só não será melhor por causa do IPHAN, que, às vezes, toma decisões incompreensíveis e contra a cidade.
Estranhamente o órgão comandado por Kátia Bogéa, que tantos e bons serviços presta a São Luis, não aprovou a montagem dos estandes de livros na Rua Portugal por motivos irrelevantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário