segunda-feira, 12 de agosto de 2013

FICHA LIMPA



Há momentos que a gente pensa que os poderes públicos no Maranhão aderiram à teoria preconizada por Montesquieu, segundo o qual para o Estado apresentar bons resultados em favor do povo, é fundamental o entendimento e a harmonia entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.
Ao sancionar o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa, que dispõe sobre novas regras para contratação e nomeação de funcionários para os cargos de confiança, a governadora Roseana Sarney parece marcar um novo convívio entre os três poderes.
Salvo melhor juízo, até pouco tempo não era assim que agia o Poder Executivo entre nós, que só em casos superficiais e esporádicos, sancionava projetos com origem na Assembleia Legislativa.
Mais ainda: se o projeto fosse bom, os governadores o vetavam para mais tarde apresentá-lo sob sua chancela.
MUNDO JURÍDICO
Os membros da Academia Maranhense de Letras ficaram imensamente satisfeitos quando, na noite de terça-feira, viram a presença marcante do mundo jurídico em seu auditório.
Desembargadores, juízes, promotores, advogados compareceram à Casa de Antônio Lobo para prestigiar o lançamento do livro Pescador de Memória, do intelectual Lourival Serejo.
O autor, conhecido por publicar livros de contos e crônicas, fez sua estréia no campo da poesia. Quem leu a obra afirma que o intelectual de Viana tem na veia sangue poético da melhor qualidade.
RICARDO NA CABEÇA
Três candidatos à vaga de desembargador, que faziam parte da lista sêxtupla da OAB, compareceram ao lançamento do livro da autoria do desembargador e intelectual Lourival Serejo, na Academia Maranhense de Letras.
Ricardo Duailibe, Riod Ayoub e José Claudio Pavão. Naquela noite, desenhou-se no auditório da AML, pela maneira como Ricardo foi cumprimentado pelo mundo jurídico, que seria ele o candidato da OAB mais votado pelo Pleno do Tribunal de Justiça.
Na sua humildade e com aquele sorriso de sinceridade, Ricardo mostrava que só depois da sessão do Tribunal de Justiça poderia comemorar a eleição.
COLÔNIA LIBANESA
A colônia libanesa que anos atrás era a mais poderosa e influente na sociedade maranhense, mostrou que ainda continua viva e apta a conquistar lugares de destaque no universo sanluizense.
Dois membros da terceira geração dos libaneses, Ricardo Duailibe e Ryod Ayoub, pelo conceito e competência nas esferas jurídicas foram eleitos para compor a lista sêxtupla da OAB.
Na preparação da lista tríplice, que o Pleno do Poder Judiciário escolheu para ser submetida à consideração da governadora Roseana Sarney, novamente Ricardo e Riod, marcaram presença como representantes da raça libanesa.
BARBUDOS EM SÃO LUÍS
Os menos avisados logo imaginaram que os barbudos de Fidel Castro haviam invadido São Luís na semana passada.
Mas não era nada disso. Os barbudos eram os capuchinhos de várias partes do Brasil que participaram das comemorações dos 400 anos da presença dos frades no Brasil e especialmente no Maranhão.
Em agosto de 1613, nas expedições que os franceses trouxeram para fundar São Luís, quatro capuchinhos integravam as tropas gaulesas e que celebraram a primeira missa nas terras que no futuro constituiriam o Maranhão.
REPERCUSSÃO NEGATIVA
Não foi nada boa a repercussão da frase do senador Lobão Filho, proferida na semana passada, no plenário do Senado Federal.
Disse ele que “a ética não é tão importante ou faça alguma diferença no exercício legítimo da atividade parlamentar”.
Lobão Filho não declarou a frase com a intenção que foi interpretada pela mídia, mas foi assim que foi vista e analisada por importantes setores da grande imprensa nacional.
AVISO DE JOÃO ALBERTO
O senador João Alberto foi escolhido presidente da Comissão do Congresso Nacional que analisa a Medida Provisória que estabelece regras para o programa Mais Médicos.
A Comissão tem o prazo de trinta dias para dar o parecer sobre a matéria.
O senador que vem todos os finais de semana a São Luis e daqui parte para visitar suas bases políticas no interior do Estado, já mandou avisar que só no mês de setembro botará os pés no Maranhão.
CASAMENTOS DE GAYS
Afinal, aconteceu o primeiro casamento gay no Maranhão.
O evento, com todo o ritual determinado pela lei, vai agora ter seus desdobramentos na sociedade maranhense.
Pelo menos, três novos casamentos gays deverão acontecer no mês de setembro entre nós.
 Com direito a convidados ilustres e a recepções festivas.
CACHÊ DE CELEBRIDADE
A atriz Vanessa Giácomo não era nenhuma celebridade artística até antes da novela “Amor à vida” ir ao ar pela TV Globo.
Bastou esse fato para exorbitar o cachê e participar de eventos festivos.
Uma empresa comercial de São Luis quis contratá-la para ser a atração na inauguração de sua loja, mas desistiu em face do cachê : R$ 15 mil para surgir, sorrir e sumir.  
ALUÍSIO AZEVEDO
Um dos maiores escritores da França chega a São Luis esta semana para um compromisso cultural importante.
Convidado da Academia Maranhense de Letras, o intelectual Jean-Ives Mérian, nesta sexta-feira, às 19 horas, fará palestra, seguida de lançamento do livro Aluísio Azevedo vida e obra, no auditório da AML.
O escritor francês, na época em que preparava o livro, considerado o mais completo e o melhor sobre o grande escritor maranhense, passou alguns dias em São Luis fazendo pesquisa, no que foi ajudado pelo intelectual Jomar Mores.  
CENTENÁRIO DE MILLET
Neste sábado, dia 17 de agosto, ocorre o centenário de nascimento do saudoso político maranhense Clodomir Teixeira Millet.
Nascido em Codó, formou-se em Medicina, mas foi por causa da atividade política, abraçada com entusiasmo e garra, que conquistou fama e prestígio.
Começou a vida política no Partido Republicano, ao lado de Lino Machado, transferindo-se, a convite do governador de São Paulo, Ademar de Barros, para o Partido Social Progressista, do qual foi o fundador no Maranhão.
Millet elegeu-se três vezes deputado federal e uma ao Senado. No Congresso Nacional destacou-se pelo conhecimento da legislação eleitoral, que lhe valeu, em 1965, a lutar pela extinção da fraude no processo eleitoral maranhense, fato que permitiu a vitória do candidato José Sarney a governador do Estado.
REGULAMENTAÇÃO DE HISTORIADOR
Uma proposta do engenheiro e acadêmico Louis Phelipe Andrès foi aprovada pela Academia Maranhense de Letras.
Diz respeito ao projeto de lei que dispõe sobre a regulamentação de historiador, já aprovado pelo Senado, mas em tramitação na Câmara de Deputados.
No bojo da regulamentação da profissão de historiador foram inseridos dispositivos que garantem aos diplomados em História direitos exclusivos.  
 Significa dizer que quem não possui diploma de historiador está desqualificado para fazer trabalhos, pesquisas e publicar obras que dizem respeito à matéria.
A manifestação da Academia Maranhense de Letras sobre tais dispositivos será agora encaminhada aos deputados federais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário