quinta-feira, 8 de setembro de 2011

BEBIDA ALCOÓLICA

Foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal o projeto de lei que proíbe o transporte de bebida alcoólica na cabine de passageiros dos veículos.

Pela proposta, que ainda precisa passar pelo Senado, a infração é considerada gravíssima e punida com multa pesada, além de somar pontos na carteira do motorista.

O projeto, apresentado em 2002, pelo atual ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, já havia sido aprovado no Senado, mas terá de ser submetido novamente aos senadores, porque foi alterado na Câmara.

FESTA DA PADROEIRA

Dou um doce para o itapecuruense que souber o nome do vereador e quando foi apresentado à Câmara Municipal de Itapecuru o projeto de lei considerando feriado municipal o dia 15 de setembro, em homenagem a Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade.

Quem não sabe, anote o nome do vereador: Feliciano Lopes, músico e alfaiate renomado de Itapecuru, que, em sua oficina de trabalho, ensinou centenas de jovens da cidade a manusear a tesoura.

O projeto foi apresentado no final de agosto de 1949, sendo aprovado por unanimidade pelos vereadores.

DESAPROPRIAÇÃO NO OUTEIRO

O Ministério Público Federal do Maranhão obteve decisão favorável na Justiça em Ação Civil Pública, que pede a desocupação de imóvel na Gleba Entroncamento, localizado no município de Itapecuru-Mirim, cuja posse era reivindicada pela comunidade Outeiro dos Nogueiras.

A decisão determina que os particulares que ainda ocupam as terras, mesmo após a desapropriação do imóvel, deixem o local em, no máximo, 30 dias.

Se o meu pai, Abdala Buzar Neto não tivesse morrido, com toda a certeza, estaria soltando foguetes naquela comunidade, pois tinha pelo povoado de Outeiro dos Nogueiras uma atenção especial, enquanto ocupou cargo público em Itapecuru.

DESCENDENTE DE MARANHENSE

No dia 23 de setembro, a Academia Brasileira de Letras vai abrir o seu salão de honra para receber o mais novo membro.

O jornalista Merval Pereira, que ocupará a cadeira 31, cujos antecessores foram todos militantes do jornalismo: Pedro Luís, Guimarães Júnior, João Ribeiro, Paulo Setúbal, Cassiano Ricardo, José Cândido de Carvalho, Geraldo França de Lima e Moacyr Scliar.

O sangue maranhense corre nas veias do novo imortal, já que é neto do saudoso Clodomir Cardoso, jurista de renome nacional, membro da Academia Maranhense de Letras, ex-prefeito de São Luís, ex-deputado estadual e ex-senador da República.

O escritor José Sarney, amigo de Merval, confirmou presença na solenidade.

PONTO DE ENCONTRO

Até pouco tempo, para ver ou encontrar maranhense em São Paulo só havia uma estrada: a que leva aos shoppings, especialmente o Iguatemi.

Agora, a situação mudou, pois um novo ponto passou a concentrar os maranhenses que viajam para a capital paulista.

É o Hospital Sírio-Libanês, um dos mais conceituados da América Latina, referência no tratamento de doenças complicadas.

Basta ficar algumas horas nas dependências daquele estabelecimento hospitalar para se evidenciar a quantidade de maranhense que por lá passa em busca de consultas, exames e cirurgias.

DUPLO DESFILE

A cantora maranhense Rita Ribeiro, ano que vem, participará dos desfiles carnavalescos no Rio de Janeiro e São Paulo.

No sambódromo carioca, desfilará pela Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, cujo enredo homenageará os 400 anos de São Luís.

No sambódromo paulista, pela Escola de Samba Unidos de Santa Bárbara, que passou para o grupo de acesso, cujo enredo será Tecnomacumba, um estilo musical criado por Rita Ribeiro, que vem causando enorme sucesso no país.

NOTA DEZ

Dias atrás, o deputado Magno Bacelar, conhecido nas rodas políticas por Nota Dez, conseguiu seu momento de glória no cenário nacional.

Ele, em discurso oportuno, da tribuna da Assembleia Legislativa, defendendo o senador José Sarney, por usar o helicóptero do governo, fez em alto e bom som uma pergunta aos que atacavam o presidente do Senado: Queriam que ele fosse de jumento?”

Essa pergunta foi registrada nos principais jornais e revistas do país, em colunas intituladas “Frases da Semana”.

ENCONTRO DE AMIGOS

Na semana passada, o jornalista Benedito Buzar estava em São Paulo e fez questão de comparecer a um evento literário, na Livraria Saraiva, no Shopping Higienópolis.

O lançamento do mais novo livro do escritor Fernando Morais, intitulado “Os últimos soldados da guerra fria”, editado pela Companhia das Letras.

Buzar e Fernando são amigos desde a ocasião em que o escritor paulista preparava o livro “Chatô o Rei do Brasil” e veio a São Luís para recolher material, pesquisar e entrevistar políticos do Maranhão que participaram da eleição do jornalista Assis Chateaubriand ao Senado da República, em março de 1954.

Benedito Buzar se fazia acompanhar do irmão, Raimundo, que há anos reside em São Paulo. No evento, também, o empresário maranhense, Pedro Maranhão.

JESUS DO MARANHÃO

Na terça-feira última, no vôo da TAM, com destino a São Paulo, uma senhora perguntou à comissária se no avião tinha Jesus.

Minutos depois, a aeromoça, certa de que cumprira a missão, entregou-lhe um santinho de Jesus Cristo.

Para surpresa da comissária, a maranhense agradeceu e disse que o Jesus que desejava era o guaraná fabricado na sua terra.

GARÇONS NA PAULICÉIA

De vez em quando, jornais de São Paulo fazem pesquisa para saber de qual cidade brasileira procede a maioria de garçons que trabalha na capital paulista.

A mais recente investigação apontou a cidade piauiense de Dom Pedro.

Até bem pouco tempo, a cidade maranhense de Bacabal era a que fornecia, em maior quantidade, esse tipo de mão de obra para São Paulo.

GASTÃO ELOGIADO

Pela segunda vez, o deputado Gastão Vieira foi entrevistado pelos intrépidos jornalistas do programa CQC.

Como na vez anterior, o parlamentar maranhense saiu-se muito bem, respondendo com firmeza e convicção as respostas provocativas dos humoristas paulistas.

Ao ser questionado sobre quem era o melhor e o pior parlamentar do Congresso Nacional disse que sobre o pior era difícil responder, pois o elenco é numeroso. Quanto ao melhor, deixou a modéstia de lado e afirmou com segurança: eu. E explicou as razões.

Marcelo Tass, que comanda o CQC, não economizou palavras para elogiar a autenticidade e a coragem de Gastão, este, ainda teve tempo de criticar o PMDB, partido ao qual faz parte.

CANDIDATOS Á ACADEMIA

Encerrou-se no dia 31 de agosto, o prazo das inscrições aos candidatos que desejavam a cadeira nº 7, da Academia Maranhense de Letras, cujo último ocupante foi o historiador Carlos de Lima.

Na reunião de quinta-feira, o presidente Benedito Buzar levou ao conhecimento dos imortais a inscrição de três candidatos: Antônio Carlos Lima, Ana Luiza Ferro e José Neres, mas apenas dois estavam habilitados a concorrer, pois o último desistiu de participar da eleição, que deverá ocorrer em trinta dias, quando for apresentado o relatório da Comissão Especial, formada por Sebastião Duarte, Ceres Costa Fernandes e José Ewerton.

PATRIMÔNIO IMATERIAL

O bumba meu boi do Maranhão foi consagrado pelo Ministério da Cultura-IPHAN como Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil.

A cerimônia ocorreu dia 30, em Brasília, com a presença da ministra da Cultura, Ana de Holanda, sendo transmitida por vídeo-conferência, por iniciativa da governadora Roseana Sarney, que assistiu, no Palácio dos Leões, em companhia de boeiros, representantes da cultura popular, secretários e assessores.

O parecer, considerado excelente e aprovado pelo Conselho Consultivo do IPHAN, foi elaborado pelo conselheiro Luiz Phelipe Andrès, que integra o colegiado desde 2000.

Não é a primeira vez que um bem maranhense é elevado ao status de Patrimônio Cultural do Brasil, tendo Phelipe como relator.

Em 2001 a Casa das Minas, recebeu esta honraria e, em dezembro passado, foi a Dinamar, canoa costeira do Maranhão.

Seu parecer sobre o bumba meu boi foi uma extraordinária peça intelectual, com duração de mais de uma hora, ao longo da qual mostrou profundo conhecimento acerca do mundo cultural de nossa terra.

O escritor Benedito Buzar, presidente da Academia Maranhense de Letras, marcou presença no evento.

Um comentário:

  1. Gostei de saber que bumba-meu-boi foi reconhecido patrimônio imaterial do Brasil.

    ResponderExcluir